Voltar

Como São os Estilos de Liderança Chiavenato

Publicado em | 0 comentários

Rawpixel.com/Shutterstock Conheça os três diferentes tipos de liderança de acordo com Chiavenato

Os estilos de liderança Chiavenato são conhecidos dentro de fora do meio acadêmico e se tornaram referência quando precisamos identificar e classificar diferentes tipos de gestores. Seus modelos de liderança que descrevem três perfis distintos de líderes no universo das empresas, suas características, comportamentos e sua forma de se relacionar com os seus liderados.

As teorias de Idalberto Chiavenato são importantes fontes de estudo quando o assunto é Administração de Empresas e Liderança, por exemplo, porque trazem teorias e conceitos aprofundados, mas de fácil compreensão. Isso permite que qualquer leitor consiga ter um entendimento mais claro dos diferentes conceitos apresentados pelo autor, ainda que sejam teóricos, pois sua linguagem é acessível.

Pensando nisso, vamos conhecer os estilos de liderança Chiavenato e entender os perfis e os atributos e particularidades de cada um. Continue lendo e saiba mais!

Os 3 Estilos de Liderança Chiavenato

Segundo o pesquisador, existem três formas diferentes do líder fazer sua gestão e estas se referem diretamente à sua forma de conduzir sua liderança e os liderados. Vejamos quais são elas:

Liderança Autocrática – É aquele modelo onde o líder centraliza todo o poder e dá ordens aos seus funcionários sem permitir que façam contestações ou mesmo que tomem decisões sem o seu consentimento. O trabalho só pode ser feito com a sua autorização e na sua presença. Neste regime fechado, os liderados sentem-se oprimidos e desvalorizados o tempo inteiro, pois na liderança autocrática o gestor faz uma gestão agressiva, que amedronta as pessoas, cria um ambiente tenso na empresa. Este tipo de líder é aquele que não gosta que sua equipe tenha relacionamento interpessoal e quer só permite que se comunique para falar de coisas do trabalho.

Liderança Democrática – Este modelo é totalmente diferente do anterior, pois o líder autocrático reconhece, orienta e instrui os seus liderados, dando liberdade par que compartilhe suas sugestões, ideias e opiniões e façam parte do processo de tomada de decisão. A comunicação é direta e produtiva, ninguém se sente oprimido, mas sim encorajado a dar o seu melhor e colaborar com suas habilidades e conhecimentos para o alcance dos resultados.

Liderança Liberal (Laissez-faire) – Neste modelo de liderança a delegação é a palavra de ordem, pois o líder delega todas as tarefas e demandas para seus liderados. Entretanto, este tipo não se mostra muito efetivo, uma vez que, o líder não tem respeito de sua equipe e ainda acaba gerando uma competitividade agressiva e que gera resultados pouco expressivos.

Ao conhecermos estes três tipos, mesmo que possuam características diferentes, podemos concluir que o líder, dependendo da situação, acaba assumindo um ou outro tipo de liderança, sem, necessariamente, deixar sua essência e perfil principal.

E se você deseja desenvolver uma liderança diferenciada e se tornar o melhor líder que você pode ser, invista em Coaching. Conheça a formação Leader Coach Training – LCT; e aprenda na prática a utilizar os métodos, técnicas e ferramentas do Coaching para você ir além e conquistar com sua equipe resultados extraordinários.

Comments

comments

O que é coaching

Baixe o
e-book
gratuito

Conheça a metodologia que vai mudar sua vida. Acelere o seu sucesso!