Como saber se você é um empreendedor? - JRM Coaching

Como saber se você é um empreendedor?

Por: José Roberto Marques | Blog | 28 de julho de 2014

O empreendedorismo cresce rapidamente no Brasil, e muitos querem aproveitar essa oportunidade. Mas se engana quem pensa que, para ser um empreendedor, basta ter um negócio próprio. Na verdade, ser empreendedor é um comportamento e um estilo de vida.

© Depositphotos.com / aletia Ser empreendedor vai muito além de simplesmente possuir um negócio próprio.

Afinal, como saber se você é um empreendedor? Descubra abaixo se você possui as características de um!

– Problemas existem para ser resolvidos
Um empreendedor encara os problemas como desafios, com muita motivação e persistência. Além disso, os enxerga como oportunidades de aprendizado, utilizando o que aprendeu em situações semelhantes no futuro!

– Metas ousadas
Empreendedores sabem que o aprimoramento pessoal e profissional só vem quando seus limites são testados. Isso pode ser feito com ajuda de metas progressivamente ousadas, se desafiando a ir além a cada dia.

– Observador
Seja como cliente ou consumidor, o empreendedor procura detectar o que mais lhe agrada e desagrada nos estabelecimentos que visita, identificando pontos fortes e o que precisa ser melhorado. Essa observação permite o aprimoramento de seus próprios negócios.

– Conectado com o mundo
Um empreendedor fica conectado com o que acontece no mundo, em seu país, cidade e ao seu redor. Estar atualizado nos faz ter a capacidade de analisar fatos com clareza, formando opiniões coerentes e consistentes.

– Planejamento
Estar ciente de que todo empreendimento envolve riscos é essencial. Empreendedores possuem o hábito de planejar com antecedência. Dessa maneira, é possível prever e identificar os gaps de seu negócio e sua postura, e as possíveis soluções. O planejamento é tanto para o sucesso quanto para as falhas.

– Inovador
Ideias novas, funcionais e viáveis. Um empreendedor é capaz de identificar necessidades em diferentes âmbitos, e possui garra para encontrar uma maneira de viabilizar o que planejou.