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Como Saber Conversar Como Líder

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MaximP/Shutterstock Uma liderança efetiva está diretamente ligada à uma comunicação verbal e não verbal assertiva

Como saber conversar como líder! Esta é uma questão muito abordada no universo da liderança, pois se relaciona diretamente com os resultados do gestor. Neste sentido, segundo a ex-primeira ministra inglesa, Margaret Thatcher – Um líder é alguém que sabe o que quer alcançar e consegue comunicá-lo.

Em teoria deveria ser mesmo assim, mas na prática, vemos muitos líderes se perderem devido à sua inabilidade de comunicação e pelo seu jeito falho de conversar com sua equipe. O diálogo, dentro e fora do ambiente corporativo é essencial para uma delegação assertiva, qualidade do ambiente e das relações interpessoais.

O líder que tem assertividade e sabe como conversar, é aquele que sabe usar sua comunicação verbal e não verbal, do jeito certo, no momento certo e com as pessoas certas para obter os alvos esperados. Quando isso não acontece vemos os exemplos de gestores que gritam, falam alto e por meio de suas palavras e ações acabam oprimindo os membros da sua equipe.

5 Dicas Para o Líder Saber Conversar

Treine – Se você tem dificuldades em expressar suas ideias invista em treinamentos e cursos que ajudem a melhorar sua forma de comunicação interpessoal, de delegar e a se comunicar de modo assertivo dentro e fora do ambiente de trabalho.

Observe – Observe o modo como os seus liderados e superiores se comunicam; a forma de falar, pensar e agir e alinhe sua comunicação para conseguir acessá-los de modo assertivo e obter os resultados esperados.

Desenvolva seu método – De acordo com suas experiências e conhecimentos procure unir estas habilidades e convertê-las numa forma de comunicação original e efetiva, ou seja, junte o seu melhor com os bons exemplos de comunicadores exímios e crie uma forma de comunicação eficaz.

Comunique-se – Não tenha medo de falar em público, com sua equipe ou de delegar as tarefas, mesmo que você não tenha muita experiência como líder, é praticando a conversa com seus liderados, colegas e superiores que você aprenderá as melhores maneiras de expor suas ideias e se comunicar com eles.

Respeito – Sempre seja respeitoso ao direcionar sua comunicação para outra pessoa, nunca fale alto, gritando e de maneira insegura e agressiva. Busque saber o que você quer e comunicar isso de forma clara. Esta atitude permite delegar tarefas com assertividade, desenvolver bons relacionamentos e criar uma dinâmica de liderança positiva, onde os liderados sentem-se seguros para se relacionar com seu líder.

Como podemos perceber, estas atitudes simples podem ser o melhor caminho para um gestor saber conversar com seus liderados e conquistar resultados importantes em sua gestão. Outra ferramenta importante para potencializar a liderança são os cursos de Coaching com foco no desenvolvimento dos líderes.

Neste contexto, se destaca a formação Leader Coach Training; que entre muitos aspectos também trabalha a expansão da comunicação verbal e não verbal. O LCT tem sempre com base nos modelos mais efetivos e que podem ser imediatamente aplicados no ambiente organizacional para gerar resultados extraordinários na comunicação das lideranças.

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