Você sabe como responder a um elogio? Aliás, gosta de ser elogiado e reconhece quando as pessoas estão fazendo isso para reconhecer seus méritos? Começo trazendo estas perguntas, pois eu sei que muitas pessoas, por “N” motivos têm muitas dificuldades em aceitar elogios e acabam se fechando para eles por não aceitarem que realmente merecem recebê-los.

Mas por que isso acontece? Bem, muitos indivíduos não possuem um autoconhecimento que lhes permita reconhecer quais são seus pontos fortes, qualidades, competências, dons e talentos. Por isso mesmo, não têm nem uma autoestima nem uma autoconfiança elevada que lhes permita se reconhecerem como pessoas merecedoras de sucesso e reconhecimento pessoal e profissional.

Logo, se não acreditam em si mesmas e se não se valorizam, acabam também tendo muitas dificuldades em receberem esta valorização de terceiros, por meio dos elogios. Em outros casos, por conta da timidez, algumas pessoas se recusam também a serem elogiadas e, quando os recebem, ficam envergonhadas e até ruborizadas quando apontam suas qualidades.

Há ainda as pessoas que acreditam que os elogios apenas alimentam a vaidade humana, que são perigosos e, por isso, acabam combatendo qualquer tipo de enaltecimento que possa ir contra sua filosofia de vida.

Quer descobrir como você pode desenvolver suas habilidades?
Clique aqui e Mergulhe no maravilhoso “Mundo do Coaching”!

Como Responder a Um Elogio de Forma Assertiva

Se olharmos pelo lado positivo, os elogios, quando sinceros e verdadeiros, são uma forma poderosa e legítima de recebermos não apenas reconhecimento por nossos feitos, mas um patrocínio positivo que nos motiva a sermos pessoas e profissionais cada vez melhores.

PSC

Digo isso porque o ato de sermos reconhecidos é uma das principais fontes de motivação do ser humano. Logo, antes de refutar uma congratulação por seu trabalho, por exemplo, é importante ser inteligente, avaliar o que foi dito e guardar o que é bom para você e para seu crescimento. Isso quer dizer que não precisa se negar; sentir-se culpado por receber um elogio ou ficar envergonhado com as manifestações dos outros em relação ao que você é, e faz.

9 Dicas de Como Receber Bem Um Elogio

  1. Aprenda a dizer obrigado

Uma regra geral quando se recebe um elogio é dizer “obrigado” agradecendo as amáveis palavras do interlocutor. Ao aceitar o elogio, demonstre gratidão pelas palavras e elogios gentis da outra pessoa e não demonstre vaidade, timidez ou orgulho. 

  1. Compartilhe o elogio

Se alguém elogiar você e sua equipe, reconheça e agradeça o elogio e diga que você irá repassá-lo à toda a sua equipe que contribuíram para a realização do trabalho ou conclusão do projeto. Isso irá fazer com que todos fiquem bem e felizes. 

  1. Receber um brinde

Quando alguém levanta um copo em um brinde para você, o protocolo correto é acenar com a cabeça e sorrir. Não pegue seu copo e beba junto com os outros após o brinde. É como se estive elogiando você mesmo. Quando todos tiverem tomado um gole, fique à vontade para ficar em pé e oferecer um brinde em troca.

  1. Esteja atento ao seu comportamento não-verbal

Assista sua linguagem corporal ao aceitar o elogio. Evite braços cruzados, olhos baixos ou posturas excessivamente casuais que possam enviar uma mensagem errada ou indicar desinteresse. Incline-se levemente para a frente, olhe para a pessoa que o elogiou e sorria ao dizer obrigado. 

  1. Não entre em uma batalha de elogios

Às vezes, você pode se sentir inclinado a elogiar ou subestimar seu trabalho, especialmente quando um elogio vem de alguém que você respeita e admira. Lute contra o desejo de elogiar alguém com sinceridade. Não subestime seu trabalho. Receba o elogio. Você é digno disso. Aceito esse momento e tenha gratidão. 

  1. Não negue ou subestime o elogio

Uma das piores coisas que você pode fazer é negar um elogio. Isso é como se fosso uma bofetada para a pessoa que fez o elogio. Isso nega as opiniões e sentimento de quem o faz. Ao invés disso, seja grato e se quiser fazer alguma observação sobre o elogio, que não seja de negação. 

  1. Não questione ou ofenda a pessoa que fez o elogio

Quando alguém oferece um elogio, saiba que pode estar vindo de seu coração. Quando você nega o elogio, pode parecer que você questiona seu gosto ou insulta seu julgamento. 

Preparamos um teste para VOCÊ descobrir o quanto é FELIZ!
Clique aqui e conheça nosso”Termômetro da Felicidade” !

  1. Seja receptivo

Para receber graciosamente um elogio, tente não dar respostas que tentem extrair confiança, seja receptivo. Sempre que receber algum elogio, seja receptivo e você poderá se ver recebendo ainda mais, já que sua aceitação graciosa dá a você e ao doador grande prazer.

  1. Minha dica

    mesmo que você não faça seu trabalho à espera de elogios e seja uma pessoa excelente, por sua própria natureza, se alguém espontaneamente nota isso e, deseja reconhecê-lo, por meio de uma exaltação, ouça o que ela tem a dizer e, sem desculpar-se, apenas agradeça. Esta é a melhor forma de receber um elogio em mostrar constrangimento.

Portanto, como sempre digo, aproveite o que for positivo, observe a verdade nas palavras da pessoa, a congruência no que ela diz e fique com aquilo que for de bom.  Você não precisa mudar se for elogiado ou mesmo sentir vergonha disso. Quando os elogios são espontâneos, eles são conferidos sem que você a peça, pois ocorrem de forma natural.

Entretanto, como nada acontece por acaso, se você foi reconhecido e se alguém quis te elogiar, é porque seu trabalho e seus comportamentos estão sendo vistos e foram considerados dignos de elogios. Ou seja, você tem merecimento. Portanto, se for bom, deixe que fique. Se for ruim, deixe que vá!

Copyright: 88studio/Shutterstock