Coaching para família

Monkey Business Images/Shutterstock Com o apoio do Coaching, as relações familiares também pode ser beneficiadas e tornarem-se mais positivas e harmônicas

Família, família. Papai, mamãe, titia…”. Esta música da banda Titãs mostra as diferentes facetas familiares e como nem sempre os parentes chegam a um consenso sobre suas visões e vontades. Por isso mesmo, o Coaching para Família se apresenta como uma forma poderosa de alinhar seus interesses, conhecer as diferentes formas de pensar e sentir de seus membros e também como um auxílio importante para vencer seus conflitos e problemáticas.

O certo é que nem sempre temos um espaço familiar que nos permita mostrar quem nós somos na essência, o que queremos e buscamos, sem julgamentos. De um lado, os pais sentem-se muito cobrados e exigidos. De outro, os filhos têm a sensação de que não são ouvidos e compreendidos. Estas diferenças criam bloqueios, afastamentos e mágoas que vão acompanhando as pessoas ao longo de suas vidas, e se refletindo em relacionamentos ruins e cheios de questões mal resolvidas.

Benefícios do Coaching Para Família

O Coaching traz um ambiente seguro, onde todos os familiares têm condições de expressar suas opiniões e sentimentos sobre as questões conflituosas, sem que isso gere mais brigas. Mediado por um coach, todos os participantes são convidados a ouvir-se, se colocar-se no lugar do outro e abrir-se para verdadeiramente compreender o seu modo de ser.

Esta troca de papéis é importantíssima para que os coachees (clientes) vejam o outro lado da moeda, possam conhecer melhor seus pais, filhos, irmãos, maridos e esposas, percebê-los de uma nova forma e reavaliar as questões mal resolvidas. Por meio das técnicas e metodologias, o Coaching para Família abrange, com respeito e profissionalismo, todos os dilemas que os parentes desejam abordar, de modo que assim, todos possam falar sobre seus problemas e, juntos, construir soluções para eles.

Este processo de entendimento é poderoso porque é um convite à ressignificação e ao perdão, pois assim como nós, nossos familiares também possuem luz e sombra, erram e acertam, têm seus medos, dramas e são falíveis. O essencial para combater os julgamentos e conflitos, é buscar sempre uma intenção positiva em suas ações, pois assim como nós, cada ser humano só pode oferecer aquilo que tem e é reflexo de suas experiências.

Portanto, se, por exemplo, seus pais são ou já foram muito rígidos com você, isso pode ser reflexo da educação rígida que eles receberam de seus avós e, não puramente uma mania de “pegar no seu pé”. Na sessão de Coaching isso fica mais claro quando cada um pode se ouvir e compreender melhor a história e o modo de ser um do outro. Pense nisso, invista na sua qualidade de vida e dos seus familiares e tenha uma vida familiar mais positiva e harmônica.

PSC

E se além do ambiente familiar, você quer desenvolver outros aspectos de sua vida e potencializar sua carreira, use o Coaching para isso também. Faça a formação Professional & Self Coaching- PSC e ouse ir além em todos os sentidos.