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Como reduzir o absenteísmo nas empresas?

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© Depositphotos.com / kikkerdirk Existem várias formas de combater o absenteísmo, mas o primeiro passo é identificar o que está acarretando tal comportamento no colaborador.

O absenteísmo é um dos principais desafios de uma organização, pois a ocorrência de faltas dos profissionais afeta diretamente a empresa em vários aspectos, como queda de produtividade, aumento de custos, clientes insatisfeitos e impacto negativo no faturamento.

Alguns fatores que contribuem para ausência dos colaboradores são a insatisfação com salários e benefícios; falta de estrutura, oportunidade e meritocracia; cobranças excessivas e problemas relacionais; falta de maturidade profissional e emocional, entre outros.

Compreende-se que, indiferente das causas, sempre há ligação com a motivação do indivíduo, seja consigo próprio ou com o meio em que está inserido.

Redução do absenteísmo

Existem várias formas de combater o absenteísmo, mas o primeiro passo é identificar o que está acarretando tal comportamento no colaborador. Confira abaixo as principais questões:

Clima organizacional

A competitividade do mercado exige que os profissionais se doem cada vez mais ao trabalho para entregar resultados maiores e melhores continuamente.

De fato, o indivíduo se sente motivado a partir de estímulos, mas cobranças excessivas geram o efeito contrário, uma vez que pode causar danos físicos e psicológicos por conta do trabalho em excesso.

Atingir resultados extraordinários sem prejudicar a qualidade de vida dos colaboradores é, portanto, uma necessidade para que se trabalhe com assertividade nas estratégias de otimização e integralização de pessoas e processos.

Comunicação

Uma comunicação eficiente é aquela que se faz compreender claramente por todos os envolvidos no diálogo.

No ambiente organizacional, a comunicação acontece predominantemente por telefone e e-mail, devido à facilidade e a preocupação com a produtividade. Esse fator exige atenção redobrada das pessoas, uma vez que a margem para dupla interpretação é maior quando não se está conversando frente a frente.

Outra questão que estes meios de comunicação acarretam é o afastamento entre os colaboradores da empresa, que não têm a oportunidade de se relacionar de forma mais próxima e acabam sentindo-se isolados, afetando assim sua motivação.

O fator comunicacional é extremamente relevante, pois a partir dele é possível construir um ambiente colaborativo por meiodas relações saudáveis estimuladas por um diálogo claro entre as partes.

Plano de carreira

Todo profissional almeja evolução e, naturalmente, oferece o melhor de si para conquistar seu espaço na empresa em que trabalha. Para alcançar esse objetivo, é indispensável compreender como é possível atingir seu estado desejado e saber onde deverá direcionar suas energias.

Uma organização que não oferece um plano de carreira definido possui um grande número de absenteísmo e rotatividade, pois ninguém está disposto a se doar por algo incerto. Por isso, há a importância de deixar claro quais são as possibilidades de crescimento na empresa para que não haja futuras frustrações de ambas as partes.

Feedback

O feedback é um ato simples que gera grande impacto na diminuição do absenteísmo e na desmotivação do indivíduo, pois tem como objetivo contribuição contínua no avanço do profissional e da empresa.

O feedback é uma necessidade básica para o colaborador, pois é uma forma de conduzir seu desenvolvimento a partir de observações pontuais de seu líder. Seu objetivo é advertir quando necessário, mas também reconhecer e parabenizar os resultados.

E você, como combate o absenteísmo? Comente e compartilhe com seus amigos em suas redes sociais!

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