Voltar

Como Realizar Ações de Endomarketing nas Empresas

Publicado em | 0 comentários

Rawpixel.com/Shutterstock As ações de Endomarketing aumentam a motivação, o engajamento, produtividade e a qualidade de vida no trabalho e devem ser constantes

Quando falamos em Gestão de Pessoas, as ações de endomarketing nas empresas se destacam como poderosas aliadas para motivar, engajar, reter, valorizar e melhorar a relação da organização com os seus colaboradores.  Empresas como Google, Apple e Citibank também investem neste mecanismo como forma de potencializar ainda mais os resultados dos seus profissionais.

Entretanto, muitos ainda acreditam que esta ferramenta serve apenas como um fator motivacional e não estratégico, como também é. O endomarketing quando bem planejado, vai muito além, pois fomenta boas práticas, cria um canal de comunicação direto entre a instituição e seus funcionários, um ambiente de trabalho mais positivo e torna as ações mais transparentes.

Exemplos de Ações de Endomarketing nas Empresas

O endomarketing não deve ser visto de maneira isolada ou apenas como uma forma de motivar os profissionais quando algo de negativo acontece no ambiente de trabalho. Pelo contrário, suas ações devem fazer parte do planejamento anual da empresa e serem incorporadas as ações do departamento de Gestão de Pessoas, visando à melhoria continua do ambiente organizacional e da qualidade de vida no trabalho.

Pensando nisso, vamos conhecer alguns exemplos práticos de ações de endomarketing aplicadas por grandes empresas e que podem inspirar você a fazer o mesmo em seu negócio, independente de seu tamanho. Continue lendo e confira!

Citibank – Campanha “Sou mais Citi” – Os bancos são conhecidos por ter um dos ambientes mais estressantes e hostis para se trabalhar.  Pensando em mudar esta imagem negativa, o Citibank Brasil, em 2009, criou uma campanha intitulada “Sou mais Citi” em que buscou incorporar em seus funcionários o orgulho de pertencer ao grupo.

Para isso, convidou os colaboradores a fazerem fotos com a mão no peito, mostrando sua satisfação em trabalhar no Citi. Posteriormente, os profissionais foram surpreendidos, pois suas fotos foram usadas como material de divulgação interna, mostrando o seu valor a todos. A campanha recebeu prêmios e foi tão bem-sucedida, que foi levada para sedes do Citibank em outros países como: Honduras, Colômbia e Peru.

Best Buy – Rede Social Interna – Se as redes sociais são consideradas, por muitos, como um dos principais inimigos da produtividade nas empresas; na Best Buy, empresa americana dedicada à venda e eletrônicos, foi decisiva para a redução do turnover, que chegava a 60%.  Para isso, fez estudos internos e verificou os motivos que faziam seus funcionários buscarem o desligamento.

Para diminuir a rotatividade, a ideia foi criar de um canal de comunicação exclusivo, chamado Blue Shirt Nation. Nele, seus profissionais: a maioria composta por jovens; poderia interagir e se relacionar direta e livremente com seus colegas e ter acesso a todos os funcionários, independente da posição hierárquica.

Além disso, a rede social da Best se tornou um canal fantástico de informações, integração e troca de ideias. E o que é mais extraordinário: a medida fez aumentar consideravelmente a motivação dos colaboradores, a produtividade e reduzir drasticamente o turnover de 60% para uma média de 8 a 12%. Sensacional!

Coaching e Endomarketing

E ai, ainda dúvida no poder das ações de endomarketing nas empresas? Pelos exemplos, podemos perceber como na prática surtem efeitos extraordinários e podem levar os colaboradores e as empresas a irem além. Outra dica maravilhosa é implementar programas de treinamento e desenvolvimento por meio do Coaching.

Para isso, invista na formação Professional & Self Coaching – PSC e leve todos os benefícios da cultura de Coaching para sua empresa e para seus profissionais. Com certeza, seus resultados serão extraordinários!

Comments

comments

O que é coaching

Baixe o
e-book
gratuito

Conheça a metodologia que vai mudar sua vida. Acelere o seu sucesso!