Voltar

Como Realizar a Gestão de Pessoas por Competências

Publicado em | 0 comentários

Pressmaster/Shutterstock A Gestão de Pessoas por Competências ajuda a desenvolver os profissionais e a valorizar os seus talentos

Gestão de Pessoas por Competência é mais um mecanismo de gerenciamento profissional essencial a todas as empresas. Compreende identificar, valorizar e treinar e promover aqueles profissionais de alto desempenho, diferenciados, comprometidos e que trazem resultados extraordinários para a organização.

Este modelo de gestão valida toda dedicação dos colaboradores e oportuniza um sistema meritocrático, onde as pessoas são valorizadas pelo que sabem, fazem, pelo seu potencial e reconhecidas por isso. No dia a dia, isso traz ao ambiente organizacional uma competição saudável, pois ao verem que são reconhecidos os profissionais buscam dar seu melhor e evoluir cada vez mais.

Como Fazer a Gestão de Pessoas por Competências

Para fazer uma gestão por competências efetiva é importante definir quais são as ferramentas e métodos a serem utilizados pela empresa nesta avaliação de habilidades e resultados e mensuração do desempenho. Este direcionamento permite realizar uma avaliação mais justas dos colaboradores e definir com mais assertividade quais serão os recursos usados para desenvolvê-los.

Uma dos meios para isso é a Avaliação de Desempenho, ferramenta extraordinária e que ajuda os gestores de recursos humanos a identificar os pontos fortes dos seus colaboradores e também os gaps que precisam ser trabalhados e eliminados.  Além disso, este tipo de apreciação dos resultados e conhecimentos dos funcionários também é essencial para que a empresa possa fazer a gestão do conhecimento e potencializar a atuação dos seus profissionais.

Uma forma mais convencional de fazer a gestão por competências é por meio da avaliação direta do líder, que estando junto à sua equipe tem mais condições de identificar os talentos e trabalhar em seu desenvolvimento contínuo. Isso depende não apenas da proximidade, mas também da maturidade e da visão de negócios do gestor, que deve ter um feeling para reconhecer seus melhores funcionários e dar-lhes chances reais de crescimento.

A partir daí a empresa pode envolver seus profissionais em programas de treinamento e desenvolvimento como forma de reter e aprimorar seu capital humano e, através da maestria em seu trabalho, fazer a empresa crescer também. Para isso, a melhor alternativa, com certeza, são os treinamentos que trabalham com a metodologia Coaching.

O Coaching fortalece e acelera o desenvolvimento técnico, emocional e comportamental dos líderes. Trabalha na expansão de habilidades e competências, para identificar e eliminar crenças e comportamentos limitantes e na promoção dos talentos dos profissionais de forma contínua.

Não espere mais. Conheça agora a formação Professional & Self Coaching – PSC; e impulsione os resultados dos seus colaboradores. Invista na gestão de pessoas por competências com Coaching!

Comments

comments

O que é coaching

Baixe o
e-book
gratuito

Conheça a metodologia que vai mudar sua vida. Acelere o seu sucesso!