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Como problemas pessoais podem afetar o trabalho

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homem com problemas no trabalho

© Depositphotos.com / baranq Todo ser humano é integral e, por isso, é normal que os problemas pessoais afetem o trabalho.

Todo ser humano é integral e, como tal, indivisível. Isso significa que, mesmo quando está no trabalho, o indivíduo é influenciado pela vida pessoal. O contrário também acontece e, fora do ambiente corporativo, é normal que o “eu profissional” afete as vivências pessoais.

Por isso, quando alguém passa por problemas pessoais, estes conflitos acabam afetando diretamente o desempenho profissional, diminuindo a motivação e comprometendo produtividade. Como consequência, o profissional assume uma postura pessimista, passando a reclamar de tudo e não entregar suas demandas nos prazos. O colaborador pode, ainda, se isolar, parar de se relacionar com os colegas e, nos casos mais sérios, ter crises de choro durante o expediente.

Como o Coaching pode ajudar

Todas as pessoas têm problemas pessoais, em maior ou menor escala. Muitas vezes, esses problemas mexem com os sentimentos mais íntimos e repercutem negativamente em todos os setores da vida, inclusive na vida profissional.

O Coaching, com suas técnicas e ferramentas poderosas, colabora diretamente para que o profissional consiga lidar melhor com seus problemas pessoais. O processo apoia o cliente, estimulando-o a desenvolva inteligência emocional e competências necessárias para crescer pessoal e profissionalmente.

Para isso, o primeiro passo é identificar as causas da crise, as oportunidades de crescimento e aprendizado, bem como as situações e comportamentos que estão limitando a evolução.

Caso o problema não dependa diretamente da interferência do indivíduo — como a cura de uma doença —, o processo auxilia o cliente a se manter positivo durante o tratamento. A intenção é que, deste modo, o profissional consiga conciliar seus papéis sem que haja prejuízos mútuos.

 Dicas para evitar que problemas pessoais interfiram na carreira

– Mantenha-se focado em atender suas demandas corretamente;

– Seja resiliente e acredite que existe uma solução para seus dilemas;

– Evitar fazer comentários negativos sobre sua vida pessoal;

– Não contamine seus colegas com seu pessimismo. Lembre-se que eles não têm nada a ver com seus problemas;

– Quando estiver ficando desmotivado, lembre de seus objetivos de vida e no quanto este trabalho é importante para você;

– Se sentir que a barra está muito pesada, tenha uma conversa franca com seu gestor e exponha a situação. Informado, ele terá maior condições de ajudar.

E você, também deseja desenvolver sua inteligência emocional, resiliência e aprender a lidar melhor com os seus problemas pessoais? Faça a Formação Professional & Self Coaching – PSC e desenvolva estas e muitas outras habilidades!

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