homem entrevistando candidata a emprego

© Depositphotos.com / photography33 Por meio das entrevistas de emprego, é possível identificar os profissionais mais adequados para a empresa.

As entrevistas de emprego são fundamentais para o sucesso da organização. Isso porque, é por meio delas que as empresas identificam os profissionais mais adequados para levá-la a alcançar os resultados desejados. Por isso, é fundamental contar um setor de Recursos Humanos qualificado para que, assim, os processos de recrutamento e seleção sejam realizados de maneira adequada às necessidades organizacionais.

Uma contratação de sucesso deve suprir as expectativas da empresa e do novo colaborador. Naturalmente, quando ambas as partes estão atendidas, os resultados tendem a ser crescentes e satisfatórios para todos.

Dicas para preparar uma entrevista eficiente

Confira, abaixo, alguns pilares fundamentais na hora de se preparar para os diversos tipos de entrevista de emprego que auxiliará a selecionar o candidato ideal às necessidades da empresa:

Identificação da necessidade

O primeiro passo é compreender claramente que tipo de profissional a empresa necessita. É preciso ser minucioso quanto às características e habilidades que se encaixam com as expectativas da organização.

Além do cargo e função, é preciso especificar demais competências que serão adequadas aos processos da empresa, por exemplo: se o profissional precisa ser flexível, se deve saber falar com fornecedores, ser bom de relacionamento interpessoal, se precisa de dinamismo dinâmico, etc.

PSC

Quanto mais específicos forem os requisitos, mais fácil será de preparar uma entrevista bem elaborada e que levará à contratação do profissional ideal.

Neutralidade

Elabore um questionário que estimule o candidato a expressar sua opinião sem nenhum tipo de interferência. Não faça perguntas sugestivas, que acabem induzindo-o de alguma forma. Tente deixá-lo à vontade para que, assim, você possa percebê-lo na essência.

Objetividade

Perguntas curtas ou compridas demais podem prejudicar o desempenho da entrevista. Seja objetivo, claro e conciso nas questões aplicadas, de modo que o candidato entenda bem o que está sendo questionado e desenvolva suas respostas com riqueza.

Foco na vaga

É importante conhecer o candidato de maneira completa. Por isso, algumas perguntas de cunho pessoal podem ser feitas para conhecer a personalidade do candidato, bem como seus hábitos e valores. Vale ressaltar, entretanto, que a prioridade é manter o foco na vaga a ser preenchida e, para isso, você deve para captar o máximo de informações pertinentes a ela.

Avaliação comportamental

Além de conhecimento e aptidão técnica, é primordial que o candidato tenha as habilidades comportamentais adequadas. Atualmente a estratégia de maior impacto e assertividade de avaliação e contratação de talentos é o Coaching Assessment, uma ferramenta amplamente utilizada por profissionais de RH de potências organizacionais como Embrapa, Volkswagen, Correios, ANAC, Unimed, Heinz, Faber Castel, entre muitas outras.

O Coaching Assessment é baseado no DISC, foi desenvolvido em parceria com a UFMG e adaptado especificamente para o perfil do brasileiro. O software chancelado pelo Ministério da Ciência e Tecnologia.

Entenda seu impacto no aumento de performance e resultados nas empresas.

Confira o vídeo abaixo:

Torne-se Analista Comportamental pela maior referência em Coaching do país e conquiste resultados ainda mais extraordinários!

Gostou deste artigo? Comente e compartilhe as dicas em suas redes sociais.