Como líder, é fundamental saber como preparar a equipe e compreender a importância de saber identificar os níveis de maturidade dos próprios colaboradores. O ato de delegar está diretamente relacionado ao grau de conhecimento e às experiências práticas dos funcionários.

Quanto mais experientes e mais habilidosos são os profissionais, menos será necessário o gestor intervir tão diretamente na execução do seu trabalho. Na prática, isso permitirá sair do operacional e ter mais tempo para focar nas ações estratégicas de que a sua empresa precisa para crescer.

Neste artigo, você vai conferir 5 dicas práticas para que os líderes das equipes possam preparar os seus liderados adequadamente para o trabalho. Para saber mais, é só continuar a leitura a seguir!

5 passos práticos para preparar a equipe de forma eficaz

Tudo está diretamente ligado a um dos fatores determinantes no universo da delegação, que é a preparação da equipe para a tarefa. Preparar a equipe significa que, antes de delegar, você, como um bom líder, deve planejar o resultado que deseja alcançar, ter claro quais são as suas metas e objetivos e, não necessariamente, parar o seu tempo para fazer tudo junto.

1. Defina objetivos

Os objetivos são os resultados desejados, ou seja, o estado a ser conquistado pela equipe. É essencial defini-lo de forma realista, específica, relevante e mensurável. É a partir da definição do objetivo que a equipe poderá estabelecer as tarefas, ou seja, os meios estratégicos para alcançar a meta em questão.

Para isso, você deve estar atento a elementos importantes e responder a algumas perguntas-chave, que são:

  1. O que?(Qual tarefa deverá ser executada?);
  2. Quem?(Qual colaborador ou equipe deverá realizá-la?);
  3. Como fazer?(Passo a passo, método ou ferramenta a ser utilizada);
  4. Quando fazer?(Qual será o prazo de execução e entrega);
  5. Por que fazer?(Propósito da ação/objetivo da empresa).
PSC

Esclarecer esses dados em cada etapa/atividade do projeto é importante não apenas para a organização, mas também para a motivação e para o senso de utilidade dos indivíduos envolvidos. Por isso, uma reunião inicial de projeto deve definir e comunicar todos esses itens.

2. Delegue funções estrategicamente

Sendo o líder de uma equipe, cabe a você ter um conhecimento profundo acerca de cada um dos seus colaboradores. Esse conhecimento deve incluir a confiabilidade, a formação acadêmica, a sabedoria, as forças e os pontos de desenvolvimento de cada um — considerando tanto as competências técnicas como as comportamentais.

Tendo tudo isso em mente, você será capaz de atribuir as tarefas que precisam ser feitas ao colaborador mais indicado para elas. Isso elevará a motivação da equipe em trabalhar e também o potencial de alcançar bons resultados, já que cada um estará nas funções apropriadas.

3. Tire todas as dúvidas e explique as tarefas

Após fazer as delegações das tarefas, é importante que o líder dê explicações aos colaboradores acerca de como cada um deve proceder. Ordem de tarefas, prazos, ferramentas utilizadas, técnicas e métodos deverão ser esclarecidos antes de iniciar o projeto.

Após a explicação, o líder também deve abrir um espaço para tirar todas as dúvidas sobre a execução das atividades. Isso amenizará as inseguranças e gerará mais motivação e precisão aos colaboradores na hora de agir. É um trabalho prévio que demanda tempo, mas que, lá na frente, valerá a pena, pois os esclarecimentos iniciais previnem erros e evitam retrabalhos.

4. Preste assistência contínua

Uma vez tendo iniciado as atividades, é importante que o líder esteja presente. Isso não significa microgerenciar, mas apenas prestar um auxílio sempre que necessário. Especialmente no começo de uma atividade, é comum que os colaboradores ainda tenham dúvidas e dificuldades.

Na medida em que o projeto avançar, o líder poderá ter um grau de interferência menor, mas deverá sempre supervisionar a equipe e acompanhar os resultados que estiverem sendo obtidos. Assim, ele poderá dar feedbacks, corrigir erros, recompensar acertos e motivar os colaboradores durante a realização das tarefas.

5. Invista na capacitação da equipe

Por fim, não podemos falar em preparação da equipe sem falarmos em capacitação. A capacitação profissional consiste em avaliar o desempenho dos colaboradores e recomendar a cada um deles meios adequados para desenvolver os seus conhecimentos e lapidar as suas habilidades.

Estamos falando de cursos, treinamentos, workshops, sessões de mentoria, coaching, leituras enriquecedoras, participação em eventos sobre temas específicos, e por aí vai. Todos esses elementos contribuem com o desenvolvimento das competências técnicas e comportamentais dos liderados, de modo que estejam ainda mais preparados para o trabalho que precisam executar.

Conclusão

Estas são informações básicas e imprescindíveis, que aumentarão drasticamente o poder da sua delegação junto dos seus funcionários e também o grau do seu engajamento. Ao visualizar cada etapa do processo, tanto você como os seus colaboradores vão saber claramente o que precisam fazer, por que fazer e, especialmente, como fazer o seu trabalho do modo adequado, seguindo o direcionamento dado e respeitando o cronograma estabelecido.

Preparar vai além de compartilhar os seus conhecimentos e experiências ou acompanhar o trabalho. Consiste em definir os alvos e direcionar os profissionais certos, do jeito certo, no tempo certo. Envolve também motivá-los a darem o seu melhor em prol dos resultados que a empresa deseja alcançar. Também representa dar aos seus colaboradores oportunidades reais para mostrar o seu melhor, desenvolver o seu potencial e crescer na carreira e na empresa continuamente.

Isso tudo é a soma da sua visão empreendedora e permitirá a você — líder, empresário ou empreendedor — ter mais liberdade para focar nas áreas mais importantes e mais estratégicas do seu negócio. Pense nisso e procure preparar a sua equipe antes de delegar as tarefas. Assim, você obterá extraordinários com os seus profissionais e o seu empreendimento!

E você, ser de luz, como prepara a sua equipe para o trabalho? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!