Amigas abraçadas mostrando como perdoar alguém é importante

Stuart Jenner/Shutterstock Saber como perdoar alguém é importante para não levar ressentimentos adiante!

Aprender como perdoar alguém por uma bronca ou por um puxão de orelha exagerados pode ser realmente um grande desafio. Isso acontece porque quando somos pegos de surpresa por feedbacks inesperados e, que nos ofendem de algum modo, fica ainda mais difícil compreender e aceitar que existe uma intenção positiva por trás daquela ação.

Neste sentido, dependendo das palavras e do tom de voz usados pela outra pessoa, colega de trabalho ou mesmo líder, do lugar e, especialmente, do momento em que recebemos estes retornos; o que poderia nos ajudar em nosso crescimento, acaba sendo motivo para mágoas e frustrações.

No dia a dia, esta falta de entendimento na hora de dar e receber um feedback de melhoria transforma o que poderia ser uma oportunidade de aprendizado e evolução em motivo de ressentimento. Na prática, isso leva ao desenvolvimento de conflitos pessoais e profissionais, fecha as pessoas e torna bem mais complicado suas relações interpessoais em todos os âmbitos.

Mas Como Perdoar Alguém?

O primeiro passo para aprender como perdoar alguém é tirar da sua mente que a pessoa fez aquilo por mal ou simplesmente para te ofender ou magoar. Se você deseja realmente zerar a questão, pense na intenção positiva que ela teve ao lhe dar aquele feedback mesmo que de forma torta e inadequada e tente eliminar os ressentimentos a partir dai.

Se o jeito do indivíduo não foi lá o dos melhores, busque conversar com seu amigo, colega, parente ou gestor e dar o seu retorno também sobre o acontecimento. Fale com respeito, tenha maturidade emocional e mostre que você está aberto a receber os feedbacks, mas que não gosta de ser agredido, exposto, constrangido, ou seja, que falem com você de forma agressiva ou como se fosse uma criança malcriada.

Estabeleça uma forma de comunicação não violeta e positiva de modo que os feedbacks possam ser dados sempre de forma congruente, educada e dentro dos limites do bom senso. Feedbacks de melhoria devem ser dados de forma reservada e, quando é necessário chamar a atenção da pessoa para determinados erros ou comportamentos, isso se faz ainda mais importante.

PSC

Todos estes cuidados evitam que uma ferramenta que poderia ser usada em favor do crescimento da pessoa, se torne motivo de medo, vergonha ou ainda de raiva e ressentimento. Portanto, melhor do que ter que perdoar alguém por uma bronca, é não receber nenhum puxão de orelha e não ficar ressentido!

Estar atento às próprias atitudes, pensamentos e comportamentos, tanto no âmbito profissional como pessoal é essencial, pois facilita a convivência entre pessoas diferentes e lhes ajuda a desenvolver uma comunicação clara e, acima de tudo, mais respeitosa e eficiente, onde as pessoas podem ser corrigidas e orientadas sem que para isso seja necessário dar broncas, afinal, somos todos adultos. Aproveite estas reflexões e evite mágoas!