Voltar

Como Perder o Medo de Viajar?

Publicado em | 0 comentários
Medo de Viajar

Maridav/Shutterstock O medo de viajar de avião é disparado um dos piores para quem tem hodofobia

Sabemos que existem muitas pessoas com fobia de aranha, cobra, água, altura, elevador, mas você sabia que também existem aqueles com medo de viajar? Pois é, também chamada de hodofobia, este transtorno acomete indivíduos que tem grande temor de embarcar num carro, navio, ônibus ou avião.

O medo é um instinto natural do ser humano e uma forma de autopreservação, pois é o alerta que impede de nos arriscarmos em determinadas situações e colocar nossa vida em cheque. Entretanto, quando ele paralisa a pessoa e delimita suas ações, podemos dizer que já está ultrapassando as fronteiras do bom senso e que precisa ser repensando.

Pensando nisso, quando falamos em medo de viajar, o transporte que mais causa tensão e desconforto, com certeza, é o avião. Por mais seguro que seja; a pessoa com esta fobia não consegue racionalizar estas informações, mentalmente cria situações que só aumentam seu desespero e que também lhe fazem sofrer fisicamente com: suores, calafrios, dores de barriga, insônia e enjoos e ataques de pânico, por exemplo.

Dicas Para Perder o Medo de Viajar

Tenha pensamentos positivos – para cada pensamento negativo e sabotador, pense em dois ou três pensamentos positivos (Minha viagem vai ser maravilhosa. Vou realizar meu sonho! Eu mereço esta viagem de férias…) e foque neles. Isso vai ajudar a acalmar seus ânimos antes de fazer uma viagem e a treinar sua mente para entender que seu medo não é algo racional, mas uma projeção da sua cabeça.

Cuide do seu sono – se é difícil dormir antes de uma viagem, saiba que pior é manter-se acordado e pensando em coisas que só aumentam seu nervosismo e ansiedade. Tome um bom banho relaxante, tome um chá, leia um livro com mensagens de otimismo e busque dormir bem.

Cuide de sua alimentação – antes de viajar nada de consumir alimentos pesados, pois eles vão apenas ajudar a desestruturar seu corpo e desregular seu intestino, que tenso, têm mais chances de sair do normal. Ingira também bastante água, sucos naturais e evite desidratação.

Procure companhia – se é muito difícil para você viajar sozinho, procure se valer da companhia de um amigo ou parente mais próximo e embarque mais seguro ao lado destas pessoas. Entretanto, como nem sempre isso é possível, ao entrar num avião ou qualquer tipo de condução que lhe traga medo, lembre-se que você precisa superar esta fobia. Por isso, busque das próximas vezes fazer sua viagem sem precisar da companhia de ninguém além de si mesmo.

Busque Ajuda especializada – se mesmo fazendo tudo isso, a sensação de pânico ainda for frequente e incontrolável, busque ajuda de um especialista nestes tipos de fobias e recorra a um tratamento psicológico específico para entender e vencer seu medo de viajar definitivamente.

Certamente, isso vai aumentar e, muito, sua qualidade de vida e lhe ajudar a aproveitar muito melhor todas as suas viagens. Siha estas dicas  e permita-se fazer uma boa viagem!

Comments

comments

O que é coaching

Baixe o
e-book
gratuito

Conheça a metodologia que vai mudar sua vida. Acelere o seu sucesso!