Wakebreakmedia/Shutterstock O Planejamento Tático coloca em prática as ações definidas no Planejamento Estratégico e sua realização é essencial para as empresas  alcançarem suas metas e objetivos plenamente

Quando falamos em Administração de Empresas, existem três tipos distintos e interligados de planejamentos. Estamos falando dos planos – Estratégico; Operacional e Tático. Hoje iremos abordar a fase tática e entender um pouco melhor como esta funciona.

No dia a dia de uma empresa é extremamente necessário organizar todos seus processos, internos e externos, no que tange a gestão organizacional e de pessoas. Isso possibilita que as estratégias sejam seguidas e executadas, de acordo com o planejado, e que suas metas e objetivos sejam alcançados plenamente.

Neste sentido, o Planejamento Tático é o que permite colocar em prática as ações, em médio prazo, visando superar os desafios estratégicos e melhorar o desempenho da empresa. Para que tenha êxito, cada departamento deve trabalhar para eliminar suas lacunas e evoluir, contribuindo assim, para o crescimento de todos.

Quer descobrir como você pode desenvolver suas habilidades?
Clique aqui e Mergulhe no maravilhoso
“Mundo do Coaching”!

Para ilustrar melhor, imagine que sua empresa define determinados objetivos para o período de um ano em seu planejamento estratégico (objetivos gerais), visando conquistar melhorias específicas para a organização. Estas ações podem ser relativas: aos custos de produção; captação de recursos; distribuição dos produtos; atendimento ao cliente e gestão de pessoas, por exemplo.

A fase tática é esta que distribuiu as responsabilidades para cada um dos departamentos e apresenta-lhes as metas a serem alcançadas em determinado período. Assim, o engajamento, comprometimento e bom desempenho dos líderes e demais colaboradores é fundamental para que todos os resultados pleiteados sejam conquistados efetivamente. Sem isso, todo o planejamento é minado e corre o risco de não dar certo.

Como A Metodologia 5W2H ajuda no Planejamento Tático

PSC

Uma das melhores formas de colocar em prática o Planejamento Tático é utilizar a metodologia 5W2H. Esta, por sua vez, ajuda a definir o plano de ações, com mais assertividade, e também as melhores formas de inserir estas definições nas demandas diárias dos profissionais.

A sigla 5W2H, em inglês, designa os seguintes questionamentos e direcionamentos que, traduzidos para português, podem ser entendidos assim:

5 W: What (O que será feito?) – Quais ações e processos deverão ser realizados para que a empresa alcance seus objetivos?;

Why (Por que será feito?) – Qual a intenção ao fazer isso – aumentar a produtividade, os lucros, melhorar os produtos ou a comunicação interna?;

Where (Onde será feito?) – Quais departamentos ficarão responsáveis por atingir cada uma das metas determinadas?;

When (Quando?) – Qual o período e prazo para que estas ações sejam aplicadas em cada setor?;

 Who (Por quem será feito?) – Quais os gestores, colaboradores e áreas que ficarão incumbidos deste trabalho?;

Preparamos um teste para VOCÊ descobrir o quanto
é FELIZ! Clique aqui e conheça nosso
“Termômetro da Felicidade” !

2H: How (Como será feito?) – De que modo as tarefas e ações devem ser realizadas para surtir o efeito esperado?;

How Much (Quanto vai custar?) – Quanto à empresa precisará dispor financeiramente para que as mudanças desejadas sejam implementadas?.

Como podemos perceber, o método 5W2H é bastante instrutivo, pois ajuda a organização a visualizar, com mais clareza, as melhores formas de colocar em prática seu Planejamento Tático. Isso ajuda a fazer uma melhor divisão do trabalho e a conquistar, em médio prazo, os resultados extraordinários que a empresa deseja. Invista nesta ideia e boa sorte!