Saiba como pedir um aumento salarial sem ficar constrangido! | Depositphotos pressmaster

O profissional deve fazer uma análise profunda da situação, de suas expectativas profissionais e pessoais, do papel que está desenvolvendo dentro da organização e qual suas responsabilidades dentro dos projetos propostos. Analisar ainda no que mais ele poderá oferecer em curto e longo prazo para a empresa. Dependendo do tempo que este tem dentro da empresa, ele pode mostrar tudo o que já fez para colaborar com o crescimento da empresa e se disponibilizar a continuar contribuindo.

O ideal é ter bom senso no momento da conversa, levar em consideração todo o seu histórico dentro da empresa, pois assim haverá grandes possibilidades de obter sucesso no que deseja. Mostrar o quanto está motivado e como isso, o deixará ainda mais motivado para continuar contribuindo. Destaque sempre seus pontos fortes, suas habilidades e o profissional dedicado que você é.

O que levar em consideração?

Cada empresa escolhe modelo a seguir em relação a aumentos de salários, como: tempo na empresa ou meritocracia, por exemplo. Muitas se baseiam ainda nos pisos salariais de cada profissão. Mas tudo depende do acordo que o profissional fez com a empresa, e de fatores como: a política de carreira, os programas de retenção de talentos e cargos e salários e especialmente da cultura organizacional que a empresa segue.

Esses são alguns fatores tangíveis que geralmente são levados em conta para calcular o valor do aumento.

Faça uma comparação salarial

Esta é uma forma de acompanhar o mercado, e uma boa alternativa para saber o quanto as empresas do mesmo segmento pagam. Mas nunca fale apenas do quanto o mercado paga por um profissional como você. Busque sempre, em primeiro plano, apresentar os seus resultados, suas ações de sucesso, mostre suas competências, seu desenvolvimento profissional, suas habilidades e use seu potencial como argumento para um possível aumento.

Dica: Não fique reclamando do salário e fazendo comparações com a concorrência. Muitos chefes não gostam desta postura, pois acreditam que o colaborador pode ir embora por qualquer oferta maior de remuneração, e mesmo querendo permanecer na empresa pode deflagrar uma incoerência profissional.

Como levar o tema a gestor?

PSC

De forma clara, objetiva e respeitosa. Não seja grosseiro e não use a conversa para desabafos e para falar o quanto fulano x ganha mais e quanto você trabalha e ganha menos. Solicite uma conversa com seu superior, exponha sua situação, mostre os projetos que já desenvolveu na empresa, seus resultados e o que mais tem a oferecer, e o quanto mais pode colaborar para o crescimento da empresa.

Dessa maneira, você aumenta não só as chances de conseguir um aumento salarial, mas também uma futura ascensão de cargo.