Confira dicas importantes para manter a sua equipe de vendas motivada e conquistar ainda mais resultados em sua empresa! | photography33 |DepositPhotos.com

E quem disse que organizar uma equipe de vendas é fácil? Para ser um líder de vendedores tem que ter pulso firme, mas acima de tudo isso, compreensão e empatia. Você não vai ganhar resultados com pressão psicológica, porque eu tenho certeza que o que você quer é ver seus funcionários crescendo profissionalmente e a cada dia ultrapassando seus próprios limites com os desafios que você mesmo propõe. Engana-se quem pensa que isso só pode ser adquirido caso você seja um líder que pressione sempre, que não alivie e que é temido.

Há outros caminhos a serem seguidos. Observe!

Mantendo a motivação da equipe de vendas

A falta de motivação é um dos maiores causadores de demissões entre equipes de vendas e também da própria desistência do profissional que não aguenta viver com as metas intangíveis, acelerando a 300 km/h enquanto consegue correr apenas 50km/h. A vida de vendedores é complicada e tudo isso pode piorar caso não haja alguém qualificado o suficiente para entender questões básicas que toda equipe de vendas tem como inerentes ao trabalho.

Por exemplo, quando os meses passam e consecutivamente os funcionários não conseguem bater a meta. O que fazer, demitir? Não! Isso é o que os profissionais que trabalham para você esperam, afinal, o mercado muitas vezes é dessa forma. Você não se adequou? Cai fora! É assim que as coisas são, mas a cada dia que se passa, aumentam os números de líderes mais humanos e que entendem que cada profissional pode ser um diamante a ser lapidado.

Por isso, invista em ferramentas pontuais, como o Coaching, por exemplo. O psicodrama organizacional é outro método que pode desarmar os profissionais mais problemáticos emocionalmente e fazer com que eles encarem suas atividades de uma forma mais objetiva e não pressionadora como antes.

Manter a motivação é um trabalho do dia a dia, porque tanto faz nessa sexta-feira o funcionário estar super confiante, como na segunda-feira ele começar o trabalho cheio de dúvidas a respeito de si mesmo e sem aquela confiança que todo vendedor deve ter.

Dicas básicas para seus vendedores

PSC

Trabalhar com equipe de vendas implica em coisas muito importantes: padronização, sistematização e segmentação. O que isso significa? Que todo o processo de organização da equipe de vendas é feito com muito cuidado, paciência, compreensão dos funcionários e entendimento a respeito de cada fase que esse procedimento tem.

Por isso, sempre tenha em mente que você vai precisar selecionar diferentes perfis de vendedores. Nada de escolher profissionais parecidos. O que você mais precisa é diversidade, pois por mais que o seu público-alvo seja um, você precisará de várias formas de abordagem e diferentes competências para que consiga cada vez mais um número maior de consumidores dispostos a comprarem. Então, vá separando esses vendedores cada um de acordo com o seu papel específico e deixe o trabalho funcionar.

Como o processo de vendas é bastante mecânico às vezes, é bom criar um padrão. Até porque às vezes o seu vendedor pode se sentir nervoso ou inseguro e esse padrão vai ajudá-lo a se manter na linha. Mas, é importante que você deixe claro que para vender, às vezes, é necessário improvisar.

Outras dificuldades

Um grande clichê a respeito dos vendedores, mas que pode sim ser verdadeiro é a falta de organização. Claro que é apenas uma parcela que se esquece de certos clientes, que chega atrasado às reuniões, que não faz as devidas anotações. Tudo isso acaba desabando e num belo dia o vendedor se prejudica.

Por isso que deve existir um líder que além de parabenizar, passar feedbacks e organizar a equipe de forma inteligente, também chega todos os dias, antes de começar o expediente, e faz uma reunião rápida de 15 minutos. Que estabelece metas objetivas e faz com que todo o trabalho do dia a dia faça sentido. Que disponibiliza um software de gestão de equipes para que todos se integrem e possam se organizar com a facilidade que a tecnologia proporciona.

Aliás, essa última dica é muito importante. Hoje em dia todo gestor de uma equipe de vendas deve trabalhar com um software do tipo. É prático, te ajuda a acompanhar a evolução de cada um e permite a você manejar a equipe com mais sabedoria e intuição.

Aproveite essa facilidade e boas vendas!