Voltar

Como organizar sua vida financeira?

Publicado em | 0 comentários
moedas empilhadas sobre papel

Denis Vrublevski / Shutterstock O primeiro passo para organizar a vida financeira consiste em definir objetivos para seu dinheiro.

A forma mais fácil de ter uma conta bancária “no azul” é mantendo uma vida financeira organizada e equilibrada. Esse é o sonho de muitas pessoas, que almejam manter as contas em dia e ter algum dinheiro sobrando para investir.

Independentemente de quanto você ganha de salário, saiba que é possível organizar sua vida financeira de forma eficiente e sem complicações. Confira algumas dicas abaixo:

Dicas para organizar sua vida financeira

Elabore objetivos financeiros

O primeiro passo para organizar suas finanças é definir aonde você quer chegar. Ao definir seus objetivos financeiros, você transforma seus sonhos em valores monetários, facilitando a visualização da quantia necessária para alcançá-los.

Faça uma avaliação

Identifique como seu dinheiro está sendo gasto. Em seguida, descreva os gastos e defina as metas de despesas, levando em consideração seus objetivos financeiros em longo prazo. Por fim, controle suas despesas para que elas não saiam do planejado.

Controle as dívidas

Existem dívidas boas, como o financiamento da casa própria, e dívidas ruins — como o cartão de crédito ou cheque especial. É preciso saber avaliar cada uma delas e se livrar das ruins o mais rápido possível.

Poupe para uma emergência

É preciso estar preparado para possíveis imprevistos. Monte um fundo de emergência para se adiantar para eventualidades financeiras, tais como problemas de saúde, consertos no automóvel ou até mesmo um momento de desemprego.

Seja disciplinado

Sem disciplina, é impossível alcançar a organização financeira. Muitas vezes, acabamos não conseguimos controlar os gastos e deixamos de investir nas coisas que foram planejadas. A indisciplina, portanto, faz com que você sabote seu próprio sucesso.

Seja equilibrado

O principal objetivo de organizar a vida financeira é viver bem, tanto no presente como no futuro. Por isso, é preciso manter um equilíbrio entre o que se gasta hoje e o que é guardado para amanhã.

Livros para ajudar na sua organização financeira

Para te ajudar a alcançar o objetivo de organizar sua vida financeira, mudar/melhorar seus ganhos e construir resultados que proporcionem uma vida tranquila e equilibrada, vale ler os seguintes livros:

Separe uma verba para ser feliz;

Pai Rico Pai Pobre;

Bolsa Blindada – Dicas E Passos Para Tornar Sua Vida Financeira À Prova De Fracassos.

Esse artigo foi útil para você? Comente e compartilhe com seus amigos nas suas redes.

Comments

comments