Quem está sempre se perguntando “como organizar a minha vida?” neste momento não pode deixar de ler as sete dicas que separamos a seguir. Saiba que tirar um tempo para colocar em ordem a sua empresa, as suas metas, sonhos, pendências ou mesmo as tarefas que você tem para realizar em casa é essencial para ter um desempenho melhor em todos os aspectos de sua existência pessoal e profissional.

A organização consiste em colocar cada coisa no seu devido lugar e em planejar as tarefas que precisam ser feitas. Assim, você economiza tempo e energia, pois sabe onde guardou cada objeto e sabe também o que precisa fazer ao longo do dia, agindo com mais precisão e objetividade. Por isso, pessoas organizadas alcançam os seus objetivos, muitas vezes antes do que imaginavam.

E como tempo investido na organização da estrutura da sua vida nunca é tempo perdido, é hora de aprender como colocar as suas coisas em ordem. Continue lendo e confira algumas dicas de organização em todos os sentidos!

O Coaching é uma poderosa ferramenta de desenvolvimento humano! Conheça mais sobre essa metodologia,
acesse “Tudo Sobre Coaching”!

Dica 1: tire 10 minutos diários para se organizar

Para que uma pessoa consiga realizar todas as tarefas importantes do seu dia, é importante que ela tenha pleno conhecimento de todas elas. Portanto, organize-se de modo a gerenciar o seu tempo melhor. Para que isso seja possível, separe 10 minutos no começo do seu dia para fazer uma lista do que precisa ser feito, ou então, planeje-se no dia anterior.

Uma dica muito bacana nesse sentido é comprar uma agenda para registrar todas as suas tarefas e compromissos. Além de evitar que você se esqueça de alguma coisa, a agenda também ameniza a sua ansiedade, pois evita que você tenha que contar sempre com a memória. Além do mais, ela também permite que você distribua melhor as suas obrigações ao longo da semana, de modo que você não fique sobrecarregado em alguns dias e ocioso em outros.

Dica 2: estabeleça as suas prioridades

PSC

O principal erro das pessoas que não conseguem organizar as suas vidas está em achar que todas as tarefas têm o mesmo nível de prioridade. Algumas coisas se mostram mais essenciais do que outras e devem ser passadas à frente. Analise as suas atividades de acordo com os seguintes critérios: importância, urgência e necessidade real de que essa tarefa seja realizada.

Ao avaliar esses critérios, você saberá qual tarefa deve ser realizada primeiro e quais podem ser deixadas para depois. Adquirir essa habilidade é fundamental, pois nós não podemos fazer várias coisas ao mesmo tempo, ao contrário do que alguns insistem em defender. Se começarmos a agir dessa maneira, certamente a qualidade daquilo que fazemos (e a própria produtividade!) começará a cair.

Dica 3: desenvolva um sistema adequado

Muitos chegam até aqui se perguntando o que podem fazer para organizar as suas vidas de uma vez por todas porque já tentaram vários sistemas que não se mostraram adequados. Quem está sempre conectado e tem o hábito de usar aplicativos pode contar com uma agenda digital. Já quem não se adapta à tecnologia pode apostar na boa e velha agenda de papel. O importante é que o sistema funcione dentro da sua rotina e das suas necessidades.

Cada indivíduo é único, de modo que o que funciona para um não necessariamente funciona para o outro. Dessa forma, experimente todos os aplicativos, planilhas, programas, planners e agendas que conhecer. Só assim você será capaz de descobrir a solução mais adequada ao seu estilo de vida.

Dica 4: organize as suas gavetas, os seus armários e a sua mente

Sabe quando dizem que, para emagrecer, é necessário mudar o estilo de vida? Para ser organizado também. Dessa forma, é primordial tirar alguns dias para organizar as suas gavetas, armários, arquivos, lembranças, sentimentos, emoções, metas e desejos, a fim de colocar a sua cabeça no lugar.

Jogue fora o que não tem mais serventia. O que ainda tiver deve ser etiquetado e guardado em um lugar que você saiba onde fica e de que não se esquecerá depois. Uma regra de ouro na organização é deixar em acesso mais fácil aquilo que você provavelmente usará com mais regularidade e nos locais menos acessíveis aqueles itens de que você não precisa com tanta frequência.

Dica 5: mantenha a organização

Tão importante quanto organizar as suas coisas é manter esse sistema prático em ordem. Toda vez que estiver com pressa e tentado a guardar algo fora do lugar, lembre-se do quanto é bom estar organizado interna e externamente. Não “relaxe” na organização. Sim, isso é difícil, mas esforce-se para não corromper o seu próprio sistema.

Persista para continuar a guardar as coisas nos seus devidos lugares, para etiquetar os seus papéis, para nomear as pastas do seu computador, para monitorar o seu desempenho no alcance das suas metas, e por aí vai. É preciso ser um pouco “chato consigo mesmo”, mas lembre-se de que isso vale a pena, pois é uma etapa necessária para que você alcance os seus objetivos e realize os seus sonhos.

Dica 6: guarde os seus arquivos importantes na nuvem

O recurso de guardar arquivos digitais na nuvem para acessá-los de qualquer lugar é excelente. Para que a sua vida pessoal e profissional seja mais organizada, concentre os arquivos mais relevantes em pastas online. Esta é uma forma de garantir que nada vai se perder.

Por falar em arquivos digitais, seja cuidadoso com eles. Não “jogue” todos eles na área de trabalho, sem qualquer critério. Crie pastas e mais pastas. Isso dá algum trabalho na hora, mas, quando estiver com pressa à procura de um arquivo específico, você agradecerá a si mesmo por ter sido tão organizado. Sem pastas adequadamente nomeadas, você pode demorar muito tempo para encontrar o que deseja, sem falar que uma área de trabalho desorganizada é estressante e incomoda o olhar.

Dica 7: tenha horários definidos

Algumas pessoas são avessas a estabelecer horários para realizar as suas tarefas, mas essa é a maneira mais apropriada de realizar tudo sem se estressar demais com os prazos apertados e com as demandas pessoais e profissionais. Assim, tenha um tempo para enviar e responder e-mails, relaxar tomando um cafezinho e começar/terminar as suas atividades.

Isso o ajudará, inclusive, a planejar as suas atividades da vida pessoal e a adotar uma rotina regular, com horários para dormir, acordar, fazer refeições etc. É claro que exceções podem ser abertas, especialmente aos fins de semana, mas evite sair muito desse ritmo, pois o cérebro gasta muita energia quando percebe que os dias são completamente diferentes uns dos outros.

Aplique essas dicas práticas e descubra que responder à pergunta “como organizar a vida?” é mais fácil do que parece. Um dos caminhos para isso é investir em coaching, que é um poderoso processo de desenvolvimento e aceleração de resultados — e que também ajuda muito na organização pessoal!

E você, ser de luz, se considera alguém organizado? Em quais dos aspectos acima você precisa se dedicar mais? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!