Alphaspirit/Shutterstock Um bom planejamento estratégico pessoal ajuda os profissionais a definirem seus objetivos e alinhá-los ao seu trabalho e às suas projeções de futuro  na empresa

Colaborador, como, quando e onde você pretende estar, pessoal e profissionalmente, daqui a 10, 15 ou 30 anos? Já parou para definir seus objetivos de curto, médio e longo prazo? Seus anseios de futuro estão alinhados com o plano de carreira da empresa ou não?

Pois bem, começo fazendo estes questionamentos porque sei que nem todos os profissionais têm uma visão clara de seu futuro, em longo prazo e que, por isso, baseiam suas realizações em fatores externos. Pode não parecer, mas na maioria das vezes, esta falta de objetivo é exatamente um dos elementos que mais limitam os resultados na carreira e na vida da pessoa.

Imagino que você esteja me perguntando – por quê? Porque construir um planejamento estratégico pessoal é muito importante para não se deixar levar pelas circunstâncias e ser surpreendido, negativamente, por eventos como: demissões, fechamento de empresa e crise econômica, como a que vivemos atualmente.

Como o RH Pode Ajudar os Profissionais

Em se tratando de planejamento de pessoal RH tem todos os mecanismos necessários para ajudar os colaboradores a definir suas metas e objetivos pessoais em longo prazo. Este alinhamento é fundamental para que os profissionais trabalhem mais motivados e, com a certeza, de que não estão deixando sua vida pessoal de lado em função da empresa.

O setor de Recursos Humanos se apresenta como um aliado dos funcionários porque os conhece desde os seus processos de seleção e contratação e também por estar sempre em contato direto com os profissionais.

Isso permite conhecer o perfil comportamental de cada um, a forma de se relacionar com os colegas, gestores e o mundo, bem como utilizar ferramentas e dinâmicas para ajudá-los a identificar os seus objetivos de vida e traçar planos que o ajudem, com seu trabalho na organização, a tornar estas metas realidade.

PSC

Este acompanhamento mostra o comprometimento da empresa com seus funcionários, seu interesse em reter os talentos e caminhar juntos rumo ao futuro. Quanto mais plenos, mais equilibrados em âmbito pessoal e na carreira, mais realizados também os profissionais tendem a se tornar.

O departamento de Recursos Humanos auxilia nesta parte importante da gestão de pessoas quando ajuda no alinhamento da visão e busca a integração de valores, missão, metas e objetivos dos profissionais com os da instituição onde trabalham.

Coaching Para a Definição de Metas e Objetivos

Aqui, entre o Coaching; uma poderosa metodologia que além de desenvolver as habilidades técnicas, emocionais e comportamentais dos profissionais também ajuda em seu autoconhecimento. Com isso, este processo apoia estes indivíduos a potencializar seus dons e talentos, vencer crenças e comportamentos limitantes e, a definir, com mais assertividade, seus planos de ação e alvos futuros.

Por isso RH, eu finalizo este artigo deixando esta extraordinária dica de ferramenta de desenvolvimento humano e comportamental: o Professional & Self Coaching – PSC. Ofereça programas de Coaching aos seus profissionais, ajudem-nos a definir suas prioridades e a alinhá-las à missão da empresa.

Essa ação é positiva para todo mundo, pois permite que empresa e colaborador cresçam e caminhem juntos. Esta parceria traz resultados extraordinários, potencializa o planejamento estratégico pessoal dos funcionários e cria relações duradouras e positivas. Pense nisso!