VGstockstudio/Shutterstock Quando entramos em estado de Flow em nosso trabalho é porque verdadeiramente estamos concentrados no que estamos fazendo

Um estudo feito com 100 profissionais de várias áreas, respondendo sobre suas atividades oito vezes por dia, demonstrou que as pessoas experimentam mais momentos de Flow (fluir) no trabalho, do que no lazer. O critério adotado foi de experiências de desafio que exigissem suas capacidades. As pessoas que tiveram essas experiências sentiam-se frequentemente mais fortes, ativas, criativas e motivadas.

No trabalho, 54% das respostas indicavam situações de fluir juntamente com momentos memoráveis. No lazer, apenas 18%, indicando uma categoria de apatia, níveis de desafio e utilização de capacidades abaixo da média – nesta categoria, as pessoas afirmaram se sentirem passivas, fracas, desanimadas e insatisfeitas.

O Flow é uma ferramenta que auxilia o trabalho do coach de carreira, pois torna o coachee uma pessoa mais concentrada em suas atividades e consequentemente mais produtiva, potencializando assim a sua carreira. Por meio do Flow, ou experiência máxima, o coach consegue fazer com que seu coachee se envolva completamente na atividade que está realizando, empenhando-se em dar o melhor de si, sem se distrair, finalizando rapidamente a tarefa.

O Poder do Flow no Trabalho

Neste momento, a pessoa absorve de tal maneira o que está fazendo, que sente como se ela e a atividade fossem um só. Esta experiência melhora significativamente os resultados dos profissionais dentro das organizações, pois à medida que os indivíduos se aprimoram em suas funções, por meio do Flow, passam a não precisar mais de supervisão ou qualquer tipo de monitoramento, o que otimiza também o trabalho do líder.

O Flow proporciona ao indivíduo que passa por esta experiência momentos de prazer, o que torna o seu trabalho uma diversão e não uma obrigação ou algo enfadonho. Ao invés de tédio a pessoa sente-se recompensada, mesmo após realizar uma atividade por horas a fio. Mesmo que depois ela sinta cansaço físico ou mental, ela também se sentirá bastante feliz, com o que realiza diariamente.

Independente da profissão, o Flow pode ser atingido em qualquer tipo de atividade ou função. Para alcançá-lo é preciso que o indivíduo exercite seus estados de concentração e foco todos os dias, até chegar o momento em que ele passará a realizar suas tarefas de forma fluída, sem ver o tempo passar, sem se dar conta do que acontece a sua volta.

PSC

Aqueles que, em seus trabalhos, conseguem obter estados de Flow, passam a enxergá-lo de outra forma, tornando-o gratificante e uma fonte importante de felicidade e realização. Atualmente, existem organizações interessadas em proporcionar estes momentos a seus colaboradores, pois veem os resultados extraordinários que esta experiência traz. Inspire-se!