fim-relacionamento

Como o Coaching Pode te Ajudar a Superar o Fim do Relacionamento

Por: José Roberto Marques | Blog | 21 de dezembro de 2017

Superar o fim do relacionamento é sempre um momento que exige de nós maior força mental e resiliência. Após anos e meses, aquela relação que tanto nos trouxe felicidade, começa a não fazer nenhum sentido e as diferenças começam a se tornar maiores que amor. O fim acontece e tudo parece desmoronar.

Entretanto, como não há nada em nossa vida que nos tire alguma coisa que não nos dê algo de positivo, o término pode representar também novas possibilidades de ser feliz ao lado de alguém que queira o mesmo que nós e que caminhe na mesma direção que almejamos. Ou ainda uma oportunidade desenvolvermos o nosso autoconhecimento e nos sentirmos felizes com a nossa própria companhia.

Isso é exatamente isso o que o Coaching de Relacionamento faz para ajudar uma pessoa que se encontra nesta situação, pois mesmo na tristeza de um fim de namoro ou casamento, pode haver algo de bom que ajude em nosso crescimento e nos faça ir além. Não acredita? Continue lendo e mude de ideia até o final do texto.

Coaching para superar o fim de relacionamento

Uma relação termina sempre porque uma das partes ou ambas não desejam mais seguir adiante juntas, porque o amor acabou e o sentimento e o desejo que um dia os uniu já não é mesmo. Isso pode ocorrer de forma pacífica, acordada, honesta ou ser motivo de brigas, mágoas, discussões e, nos casos mais sérios, até mesmo causar agressividade, pois nem todos aceitam o fim.

O Coaching ajuda a pessoa a superar o fim de seu relacionamento de forma menos dolorosa e triste e ver as inúmeras novas possibilidades que se apresentam mesmo num momento de dor. Aceitar a vontade do outro e ver quem você ama ir embora, logicamente, não é um momento fácil, entretanto, mais complicado ainda é permanecer juntos e infelizes para sempre.

Todos nós temos o direito de viver relacionamentos felizes, correspondidos e com respeito, carinho, admiração e afeto. Isso é amor recíproco e a base de qualquer relação de sucesso e exatamente o que o Coaching prega. No entanto, nem sempre conseguimos manter acesa a chama de nosso namoro e casamento e chega um momento em que você ou o outro decidem que é hora de seguir a vida, cada um do seu jeito, separados.

Assim, se você está passando por um momento delicado como este, vou compartilhar algumas das formas como o Coaching age, para ajudá-lo a superar mais este desafio em sua vida.

Desenvolve o seu autoconhecimento

Quando ficamos diante de situações como estas, que nos deixam tristes e sem saber que rumo seguir na vida, a melhor forma de superarmos e de seguirmos adiante é nos apoiarmos em nós mesmos, em nossas melhores potencialidades. Com isso quero dizer, que precisamos encontrar em nós mesmos os recursos necessários para levantarmos e darmos a volta por cima, uma vez que sair do fundo do poço depende mais de nós mesmos do que das pessoas ou circunstâncias ao nosso redor.

Este é o tipo de trabalho que o Coaching faz ao longo de seu processo, ou seja, ajuda você a se conhecer melhor, a lançar luz sobre seus pontos positivos, com o objetivo de lhe dar a oportunidade de vencer mais esta adversidade da vida, por meio de seus próprios recursos internos e externos.

Melhora a autoestima

Ao longo de todo o processo de Coaching de Relacionamento, o coachee é levado, por meio do desenvolvimento e potencialização de seu autoconhecimento, a conhecer suas qualidades, aquilo que ele tem de melhor, não só mental e psicologicamente, mas também fisicamente.

A partir deste processo, o indivíduo passa a se olhar no espelho com outros olhos, com um olhar mais amigo, mais companheiro, compreensivo, capaz de se ajudar em momentos como estes, aonde o desenvolvimento da autoestima é crucial para que se possa seguir em frente.

Reorganiza a vida

Quando estamos em um relacionamento, principalmente se este tem muitos anos, a tendência é construirmos nossa vida ao redor deste, visto que ele faz parte de nossa rotina, bem como de nossos planos para o futuro. Assim, um dos papéis do Coaching neste processo é ajudar o coachee a reorganizar a sua vida, estabelecendo novas metas, sonhos e objetivos, de maneira independente, ou seja, agora, sem contar com a presença daquela pessoa que teve importância por muito tempo e fez parte de sua trajetória.

Sendo assim, o profissional coach leva seu cliente a definir novos objetivos para sua vida e elaborar um planejamento assertivo, que o ajude a seguir em frente, possibilitando, assim, realizar sonhos que antes, talvez, não eram possíveis, pois não cabiam em uma vida a dois.

Foco no positivo

Uma das bases do processo de Coaching é ajudar o coachee a acreditar que, independentemente de qualquer situação, dos desafios e adversidades que encontrar na vida, nem tudo está perdido. É possível recomeçar e escrever uma nova história, seja sozinho ou ao lado de uma nova pessoa.

Assim, o Coaching lhe ajuda a encontrar os pontos positivos da situação, permitindo-lhe visualizar o novo futuro, com novas possibilidades e oportunidades.

Aceitar o fim é abrir-se para um novo o começo

Para isso, o processo de Coaching trabalha no autoconhecimento, no reconhecimento de suas qualidades, no aumento de sua autoestima, na redefinição de metas, sonhos e objetivos e na reorganização da vida da pessoa. O objetivo é que assim você possa retomar seus planos e focar não no que ficou, nos acontecimentos ruins, erros e mágoas passadas, mas no que ainda está por vir. Ter esta consciência é importante para que o coachee consiga ser otimista, positivo e jamais desacredite que pode e merece ser feliz.

Por isso mesmo, se você também quer superar o fim de seu namoro ou casamento e se dar a chance de ter felicidade no amor novamente, busque no Coaching o apoio para empoderar-se, evoluir e amar e ser amado como você pode e deseja ter. Pense nisso e permita-se ter um relacionamento positivo e enriquecedor. Deixe seu passado para trás e lembre-se sempre de se lembrar de nunca esquecer que você merece ser feliz!

Agora, antes de finalizar, compartilho com você uma técnica de Coaching, poderosíssima, que vai lhe ajudar a levantar o seu astral ou de qualquer pessoa que esteja precisando se sentir mais feliz. Assista ao vídeo e confira:

E se fizer sentido para você, compartilhe este conteúdo em suas redes sociais, para que mais pessoas tenham acesso a estas informações e saibam como verdadeiramente o Coaching funciona, no sentido de ajudar mais e mais seres a se recuperarem do fim de um relacionamento.