Você sabia que o Coaching pode impulsionar as suas vendas? Isso mesmo, o processo de Coaching pode ser empregado para potencializar o desempenho da sua equipe de vendedores.

A metodologia pode ser aplicada nas vendas, de maneira a conduzir o lead no decorrer do funil de vendas para ajudá-lo a encontrar suas próprias respostas. Trata-se de uma forma de trabalho em que o vendedor estimula o lead a construir a sua solução no decorrer da jornada de compra. 

Para quem deseja saber mais sobre como o Coaching pode impulsionar seus resultados em vendas, sugerimos a leitura deste artigo. Explicaremos com mais detalhes como o método é aplicado e como pode auxiliar no desenvolvimento dos colaboradores da sua empresa. Acompanhe!

Coaching para impulsionar vendas

O processo de Coaching tem como objetivo desenvolver pessoas para melhorar os seus resultados no âmbito pessoal e profissional. A base da metodologia é a promoção do autoconhecimento, de maneira que o indivíduo encontre as suas próprias respostas.

Em se tratando do setor de vendas, o Coaching pode ser aplicado com o objetivo de desenvolver as competências dos vendedores. Contudo, fica o adendo de que as mesmas técnicas podem ser utilizadas para a condução dos leads no processo comercial.

O Coach foca em desvendar os pontos fortes e a serem desenvolvidos daqueles que se encontram sob sua gestão. A partir desse conhecimento a respeito do coachee (o cliente), o profissional sugere medidas práticas para destacar as suas qualidades e minimizar os seus pontos fracos.

PSC

O desenvolvimento do coachee é muito mais rápido quando são utilizadas as técnicas de Coaching porque se trata de um processo bem planejado. Além disso, a motivação é elevada e os resultados muito melhores na prática.

Os consumidores desejam cada vez mais personalização no seu atendimento e um processo comercial focado neles. Ao considerar as dores do cliente como o centro da estratégia de vendas, torna-se bem mais simples compreender o impacto positivo do processo de Coaching.

Pontos estimulados pelo processo de Coaching em Vendas

Confira abaixo quais são os pontos estimulados pelo processo de Coaching aplicado ao setor de vendas. 

Motivação

O vendedor que passa pelo processo de Coaching tende a se tornar mais confiante obtendo assim melhores resultados. 

Treinamento

As técnicas de Coaching podem ser aplicadas na abordagem para potencializar os resultados dos vendedores. 

Imersão 

O processo de Coaching contribui para uma imersão profunda no produto e empresa. O profissional de vendas se torna então mais confiante e com conhecimento daquilo que irá apresentar.

Desenvolvimento de equipes

O Coaching ajuda a aprimorar o trabalho em grupo no setor de vendas. 

Correção de erros

Ao longo do processo de Coaching, o vendedor, será instruído sobre como corrigir seus erros individuais. Assim cada um dos colaboradores terá a possibilidade de entregar o seu melhor. 

Métodos

A partir do delineamento dos objetivos, o coach, pode determinar qual é a técnica mais efetiva e como conduzir o treinamento. Em alguns casos a conversa 1:1 é a melhor opção (como nos casos de aplicação de feedbacks) e medidas de correção. Contudo, em outros casos é mais interessante trabalhar em grupo através de cursos e dinâmicas de equipe. 

Coaching em Vendas: como aplicar na sua empresa

Confira abaixo dicas de como aplicar o Coaching na rotina do seu departamento comercial. Com essas dicas será mais fácil planejar a implementação da metodologia em vendas para impulsionar os seus resultados.

1. Contato frequente

Para que o processo de Coaching em vendas seja eficiente, é fundamental que seja cultivada a proximidade entre o Coach e os coachees. A base para o desenvolvimento do processo é a confiança que precisa ser conquistada diariamente a partir de interação e apoio. 

É interessante que o líder agende momentos individuais ou coletivos para o acompanhamento da sua equipe. Trata-se de um momento em que devem ser compartilhados ambições, visões e traços de personalidade. A ideia é servir de inspiração. A equipe e a liderança precisam se conhecer bem para que atinjam resultados ainda melhores. 

Uma forma válida de gerar momentos de contato é fazer reuniões de feedback 1:1. Também é interessante realizar uma escuta conjunta de ligações e gravações de abordagem de vendas do colaborador em treinamento. A revisão do pipeline é mais uma forma de verificar o desenvolvimento dos profissionais. 

2. Invista no desenvolvimento do espírito de equipe

O processo de Coaching em Vendas tem como um dos seus objetivos potencializar o espírito de equipe. O colaborador precisa ter a compreensão de que seu desempenho impacta os resultados do setor como um todo.

Embora tenham objetivos em comum, cada colaborador tem a sua própria função. O entendimento de que as metas são alcançadas em conjunto é essencial. A equipe precisa ter a compreensão das metas, dos resultados e das expectativas. É uma forma de que todos compreendam a sua parcela de responsabilidade para o bom andamento do coletivo. 

3. Comunicação eficiente e transparente

Os objetivos precisam ser expostos com clareza e todos devem compreender os posicionamentos do departamento comercial. A comunicação eficiente é uma parte significativa para um bom trabalho coletivo. Se não há o entendimento do que foi solicitado, fica difícil entregar os resultados esperados. 

Uma forma de melhorar a comunicação é fazer apresentações com base em dados e com recursos visuais, como tabelas e gráficos, quando possível. Tenha sempre membros do time devem compreender que têm espaço para dialogar e tirar as suas dúvidas junto à liderança.

4. Tenha controle das métricas de cada setor

Gestão tem forte relação com organização, planejamento e controle de atividades. Não adianta fazer um bom planejamento se não há um acompanhamento eficiente. A produtividade dos colaboradores deve ser acompanhada de perto. Por isso, ferramentas que ajudem na metrificação dos resultados são imprescindíveis.

Os resultados devem ser apresentados através de tabelas e gráficos de fácil compreensão. Esse acompanhamento e exposição ajudam os colaboradores a compreenderem como está o andamento do setor. Uma boa comunicação e posicionamento de liderança é imprescindível nesse processo. 

Agora você sabe como o Coaching pode impulsionar as suas vendas e como aplicar os métodos na sua empresa. Aproveite para comentar abaixo e compartilhar o conteúdo através das suas redes sociais!