trainees

Racorn/Shutterstock O Coach de Carreira ajuda o trainee definir melhor seus objetivos profissionais, projetar a carreira e sair-se bem nos processos seletivos

Trainees: aqueles que não são mais estagiários, mas que também vivem um novo estágio de preparação importante e decisivo em suas vidas profissionais. Não é para menos, agora já com um diploma em mãos, o profissional é testado a mostrar seu potencial e seus talentos para a empresa onde deseja trabalhar, e que merece ter a oportunidade de estar lá e de crescer na carreira.

Todos os anos muitos jovens buscam por uma vaga de trainee e se candidatam para processos seletivos, que são a porta de entrada para grandes empresas nacionais e multinacionais. Entretanto, como as vagas são poucas e os concorrentes são muitos, nem todos conseguem conduzir sua carreira por este caminho, o que pode trazer muitas frustrações e ansiedades.

Benefícios do Coaching de Carreira Para Trainees

A preparação do candidato faz toda diferença e, isso, não tem só a ver com o currículo e as experiências que o trainee possa ter acumulado ao longo da faculdade e vida. Tudo isso também se relaciona diretamente com as suas competências emocionais e comportamentais que têm desenvolvidas.

Isso quer dizer que além dos talentos técnicos e inteligência estratégica para assumir sua função, as empresas estão buscando pessoas diferenciadas, que tenham um bom trato interpessoal, empatia, coerência, competências de liderança, comunicação, criatividade, resiliência e automotivação, por exemplo.

Em outras palavras, além de vestir a camisa do negócio, os trainees devem trazer algo a mais, que agregue realmente valor à empresa, aos seus processos, pessoas e resultados. O Coaching de Carreira trabalha de modo a ajudar o profissional a organizar suas metas e objetivos, a fazer um bom planejamento de carreira, a trabalhar na identificação e eliminação de seus gaps e, especialmente, na potencialização de suas habilidades.

E tanto para quem já é trainee como para quem ainda deseja ingressar numa empresa por este caminho, esta metodologia oferece mecanismos efetivos para que o jovem possa se desenvolver, ter maior consistência em suas ações, demonstrar seus talentos na hora “H” e otimizar os resultados em sua carreira. Também ajuda o profissional a lidar melhor com a frustração quando não é aprovado nas seleções e a que se mantenha resiliente e focado em seus objetivos sem perder a motivação inicial.

PSC

Todos estes componentes são muito importantes para que o trainee possa sair-se bem em seu trabalho, tomar decisões assertivas, contribuir positivamente, destacar-se como profissional, conquistar seus objetivos e crescer na empresa.

Por tudo isso, podemos dizer que o Coaching verdadeiramente é um método efetivo para alavancar e potencializar os resultados.  Se você quer vivenciar todos os seus benefícios e impulsionar suas chances de sucesso, minha dica é, faça a formação Professional & Self Coaching – PSC e tenha todo o apoio para ir além.