mão escrevendo conceito de coaching

© Depositphotos.com / mybaitshop O Coaching trabalha importantes aspectos de um líder de alta qualidade.

Um projeto é composto por diversas atividades temporárias que são destinadas a alcançar um objetivo em determinado prazo, é mobilizado por um grupo de profissionais selecionados especificamente para atender às suas necessidades.

O gerenciamento de um projeto requer planejamento, organização e controle do níveis estratégicos, táticos e operacionais. O responsável por gerenciá-lo tem como missão conduzir os participantes diretos, promovendo integração fluida entre eles. Esse gestor deve saber, ainda, como desfrutar dos diferentes perfis, habilidades e competências de seus colaboradores.

Para manter o progresso do empreendimento, é preciso mais do que gerir processos assertivamente: é fundamental que o gerente também tenha capacidade de administrar o capital humano com maestria.

Coaching para gerenciamento de projetos

Conheça alguns aspectos importantes trabalhados pelo Coaching e seja um líder de alta performance na gestão de projetos.

Identificação da equipe

Uma vez que a maioria dos projetos objetiva o alcance rápido de resultados, não há espaço para a má administração do tempo. Nesse sentido, líderes que conhecem o perfil de sua equipe possuem um forte diferencial para gerar grandes resultados em curto espaço de tempo.

PSC

O Coaching Assessment, é uma das poderosas ferramentas do Coaching, que fornece análise de perfil comportamental e possibilita o mapeamento dos profissionais de maneira objetiva.

Estratégias assertivas

A clareza e compreensão sobre os recursos que cada profissional pode oferecer facilitam o desenvolvimento de estratégias efetivas para alcance dos melhores resultados. O Coaching oferece ferramentas práticas para melhor gestão desse capital humano, justamente com o objetivo de desfrutar do máximo potencial que cada indivíduo possui.

Comunicação eficaz

Com os planos estratégicos traçados, é hora de colocá-los em ação. Para transmitir as ideias, passar as informações necessárias, delegar tarefas e direcionar os colaboradores, é preciso que o líder tenha uma comunicação bastante assertiva. Essa é uma característica, também trabalhada pelo Coaching, que garante que as orientações sejam devidamente compreendidas.

Gestão de Influência

Além de possuir capacidade técnica, é fundamental que os colaboradores do projeto estejam comprometidos, motivados, engajados e focados.

Estes comportamentos, entretanto, não são fáceis de ser estimulados e mantidos. Por isso, o líder precisa ser “bom de gente”, despertando em seus liderados o senso de pertencimento, mostrando como cada um é peça importante para o processo.

Conte com os treinamentos em Coaching do IBC. Nossa metodologia oferece uma percepção completamente nova do comportamento humano e do desenvolvimento de equipes. Além disso, você poderá assessorar toda a equipe para lidar melhor com o estresse, a pressão do dia a dia e desenvolver novas habilidades e competências.

Gostou deste artigo? Comente e compartilhe o conhecimento com seus amigos.