empreendedorismo feminino

Pressmaster/Shutterstock No Brasil, o empreendedorismo feminino já é representado por mais de 5 milhões de mulheres

Você sabia que o empreendedorismo feminino, no Brasil, é representado por mais de cinco milhões de mulheres? Este dado foi levantado por um estudo realizado pela Serasa Experian e que demonstra o crescimento da participação da mulher à frente de seus próprios negócios.

E se há alguns anos era difícil encontrar mulheres na liderança de pequenas, médias e grandes empresas e até um fato raro, hoje isso não existe mais. A presença feminina está em todas as áreas e setores do mercado, o que trouxe um grande incremento financeiro à nossa economia e movimentou positivamente as finanças do nosso país em todos os níveis.

Entretanto, apesar de tantos avanços, nem tudo são flores, pois em muitos aspectos o preconceito contra a mulher empreendedora ainda é grande e lidar com seus desafios e pressões pessoais também é um constante em sua vida. Para isso, podemos dizer, sem sombra de dúvidas, que o Coaching é um poderoso aliado do empoderamento feminino em todos os sentidos.

Coaching e Empreendedorismo Feminino

O processo de Coaching para empreendedores, com suas diversas técnicas e ferramentas, ajuda a mulher empreendedora em seu processo de autoconhecimento. A intenção é que assim ela possa definir com mais assertividade e confiança quais são seus objetivos e metas para sua vida pessoal e para o seu negócio.

Atua na identificação dos comportamentos e crenças limitantes que precisam ser trabalhados mais de perto, bem como na ressignificação de experiências que afetam a autoestima ou bloqueiam o seu crescimento da empresária. Para isso, aplica diversas metodologias que também apoiam no desenvolvimento de novas competências e habilidades emocionais, comportamentais e técnicas, de modo a eliminar suas lacunas neste sentido e potencializar seus resultados.

Outro ponto importante onde o Coaching ajuda as coachees (clientes) que são empreendedoras é no alinhamento de suas metas e objetivos profissionais e pessoais. O objetivo é que ao fazer isso a mulher possa assumir seus diversos papéis, cuidar do seu negócio e do seu lado afetivo, social, estético, emocional e familiar, sem negligenciar nenhuma das partes, encontrando assim equilíbrio.

PSC

Além de tudo isso, o processo também ajuda a desenvolver competências importantes a todo o empreendedor, como, por exemplo: comunicação e relacionamento interpessoal, visão estratégica de negócios, resiliência e inteligência emocional, gestão de tempo, dos processos, planejamento empresarial, liderança e negociação.

Deste modo, podemos dizer que tanto um processo como um curso de Coaching são duas poderosas alternativas para as mulheres desenvolverem ainda mais seu potencial e para potencializar efetivamente o empreendedorismo feminino, no Brasil.

O que está esperando então? Conheça as formações Professional & Self Coaching – PSC e Business And Executive Coaching – BEC e leve o melhor do Coaching para você e para o seu negócio!