Voltar

Como o Coaching pode ajudar na tomada de decisões  

Publicado em | 0 comentários

Jirsak/Shutterstock O processo de Coaching ajuda a desenvolver a capacidade de tomar decisões, de forma mais rápida e assertiva

Em nossa vida, a todo o momento, estamos tomando decisões. Ir ou ficar, comer agora ou mais tarde, aceitar um convite ou deixar para depois, recusar ou aceitar um novo trabalho, outra demanda ou um novo cliente. Nestas e noutras situações temos que exercitar a nossa tomada de decisão e, buscar fazer sempre a melhor escolha possível.

Entretanto, enquanto algumas pessoas gostam de tomar a dianteira de suas vidas e, ter sempre na mão, o poder de decidir, outras refutam completamente e fogem de contextos requerem sua opinião direta. Isso ocorre em decorrência de inseguranças, baixa estima ou mesmo por medo de se comprometerem.

Porém, tanto em nossa vida pessoal como profissional, não dá para terceirizar certas decisões e deixar que outras pessoas decidam o que é melhor para nós. Por isso mesmo é que precisamos desenvolver esta capacidade e assumir o controle de nossos desejos e opiniões e mostrar a todos quem realmente somos e do que gostamos ou não.

Coaching na Tomada de Decisões Assertivas

O processo de Coaching também é um extraordinário aliado quando o objetivo é desenvolver a capacidade de tomar decisões. Por meio de suas técnicas e ferramentas, o método auxilia a pessoa a identificar os fatores que a bloqueiam e impendem de assumir suas deliberações.

Este mapeamento das causas do problema é muito importante, pois ajuda a entender melhor como suas influenciam negativas prejudicam os resultados do cliente. Com isso, o Coaching passa a trabalhar para eliminar, de maneira efetiva, rápida e planejada, todos os focos de distorções e inseguranças.

O processo é tão poderoso porque além de desvendar as origens do problema, também atua no desenvolvimento de novas habilidades e competências técnicas, emocionais como também comportamentais. O objetivo, com isso, é permitir que indivíduo conquiste: maior autoconfiança, autoestima, automotivação e, possa, finalmente, se reconhecer como alguém capaz de tomar as próprias decisões.

Este empoderamento faz com que o coachee, cliente que passa pelo processo de Coaching, sinta-se mais à vontade para emitir sua opinião e dar seus pareceres no trabalho, em casa, em suas relações e nos locais que frequenta; sem sentir-se oprimido por suas crenças limitantes ou pelo medo de ser julgado pelos demais.

Todas as decisões que tomamos têm suas consequências, até mesmo aquelas que deixamos de tomar. Por isso, é importante assumir o papel de protagonista de própria história e demonstrar, com respeito, o que realmente queremos para nós. Faça Coaching a aprimore seu poder de decidir!

Gostou do artigo? Curta, comente e compartilhe em suas redes sociais!

Comments

comments

O que é coaching

Baixe o
e-book
gratuito

Conheça a metodologia que vai mudar sua vida. Acelere o seu sucesso!