Adaptação Profissional

Robert Kneschke/Shutterstock O Coaching ajuda o profissional a se adaptar mais rápido em seu novo emprego e a mostrar todo o seu potencial

Mudança de emprego, eis que chega a hora de encarar novos desafios, mostrar seus talentos e competências, entretanto, neste caminho tem mais uma etapa importante que a de adaptação profissional. Isso é realmente decisivo, pois quanto mais cedo o novo colaborador conseguir se adaptar, maiores também são suas chances de conquistar espaço e se destacar.

O certo é que depois de anos numa mesma empresa se distanciar rapidamente de sua forma cultura organizacional, colegas e de tudo que você viveu e construiu neste ambiente, para muitos profissionais, é um grande desafio. No emprego novo, isso se reflete na dificuldade do funcionário em se integrar ao ambiente, interagir com seus colegas, mostrar seu potencial e também nas comparações que além de nostalgia, podem denotar até mesmo certo arrependimento com a mudança.

Entretanto, é preciso olhar para frente e honrar a sua decisão de fazer a troca de empresa, pois com certeza, não fez isso por acaso. E se você visava determinadas metas e objetivos ao trocar de emprego, é neles que deve focar para conseguir fazer sua adaptação profissional e ser bem-sucedido. Para isso, o Coaching é um poderoso aliado e pode ajudar em todo o processo adaptativo ao novo ambiente de trabalho.

Coaching Para Adaptação Profissional

Para começarmos um novo ciclo profissional, precisamos encerrar outro. Isso é um processo natural, a dinâmica da vida e para tal, precisamos aprender a desapegar do que foi e nos concentrar no que será. O Coaching de Carreira, com suas ferramentas e métodos, ajuda os profissionais a passaram por esta transição, pela troca de empresas de forma planejada, objetiva e bem mais rápida.

Para isso, processo trabalha apoiando a que o cliente possa introjetar em sua mente os motivos, argumentos e informações para que realmente compreenda porque deve investir na mudança de emprego. A intenção é que assim, o coachee possa eliminar os bloqueios, concentrar-se em suas novas metas e objetivos profissionais e focar nos aspectos positivos que esta transição vai trazer à sua carreira e vida pessoal.

Tudo isso é muito importante no processo de adaptação profissional, uma vez que depois de anos trabalhando numa mesma empresa, é até natural ter certa dificuldade para de adaptar ao novo ambiente. Entretanto, perder tempo com apegos exagerados não é uma opção para quem acabou de chegar e precisa mostrar a que veio.

PSC

Por isso, o Coaching de Carreira além de ajudar no processo de adaptação também vai trabalhar no desenvolvimento de novas competências, no aprimoramento de habilidades técnicas e comportamentais, na eliminação de gaps e na maximização de desempenho do profissional em todos os sentidos.

Potencializado e empoderado assim, com certeza, ele nem terá tempo para saudades, pois estará realmente construindo uma nova história de sucesso em seu novo emprego.

E se você também está nesta mesma fase, invista no Coaching e potencialize seu desenvolvimento e aumente suas chances de sucesso ao tornar-se um coach interno. Para isso, faça a formação Professional & Self Coaching – PSC e use ir além.