nervosismo

G-stockstudio/Shutterstock O nervosismo nos prejudica pessoal e profissionalmente, limita nossos resultados e diminui nossa qualidade de vida

Ficar nervoso antes de uma entrevista de emprego, uma apresentação no trabalho, um encontro ou de receber uma resposta importante, por exemplo, é perfeitamente natural, aliás, é um reflexo orgânico do nosso corpo e mente.  Entretanto, quando o nervosismo é baseado em medos, angústias, ansiedades; isso passa a ser um problema que precisa ser visto e tratado do modo certo para não prejudicar a pessoa.

O nervosismo caminha junto com a ansiedade, que desencadeia sentimentos ruins, angustiantes, pensamentos negativos e que fazem com que a pessoa sinta-se, na maior parte do tempo, insegura ou mesmo ameaçada de alguma forma. Entre os sintomas físicos, destacamos: boca seca, taquicardia, sudorese, tremores, diarreia, vômito, choro e até mesmo tonturas.

Como o Nervosismo nos Prejudica

Quando a pessoa vivencia alguma situação que lhe deixa nervosa, ela tende a perder todo o seu senso lógico, a ficar muito estressada, tensa, angustiada e com um medo extremo de perder o controle. Isso acontece porque ela não tem uma inteligência emocional que lhe permita avaliar racionalmente as informações e agir de forma mais calma, racional e objetiva.

Deste modo, se, por exemplo, o indivíduo tem uma apresentação importante no trabalho, mesmo que esteja totalmente preparado, o profissional começa a imaginar que na hora “h” esquecerá tudo e que vai fracassar. Esta autossabotagem, provocada por seu nervosismo, quando não combatida, realmente faz com que a pessoa não se apresente bem e fique frustrada.

Coaching para Lidar com o Nervosismo

O Coaching, com suas técnicas e ferramentas, também pode ajudar a pessoa a dominar seu nervosismo e vencer este problema. Para isso, trabalha na identificação das causas desencadeadoras desta aflição e na compreensão de como isso impacta a vida do cliente.

Muitas vezes, em decorrência de experiências negativas, do passado, acabamos nos tornando pessoas mais inseguras, ansiosas e, por consequência, mais tensas e nervosas hoje. O processo trabalha na ressignificação destes momentos, na eliminação de âncoras negativas e das crenças limitantes que a pessoa tem em relação a si mesma.

PSC

Tudo isso é muito importante para que ela possa conhecer-se melhor, vivenciar seu autoconhecimento, desenvolver e aumentar sua autoconfiança e sentir-se mais segura pessoal e profissionalmente.

Além disso, o Coaching também ajuda a eliminar medos, pensamentos e comportamentos nocivos, que estimulam o seu nervosismo. Trabalha ainda no aprimoramento de competências e habilidades que ajudem no empoderamento da pessoa e, a que realmente livre-se de ansiedades negativas, sabotadores e com isso, conquiste mais qualidade de vida e inteligência emocional.