Você já teve a sensação de que estava vivendo num círculo vicioso? Bem, muitas vezes, temos comportamentos que nos expõem exatamente isso: a repetição de hábitos ou atitudes negativas que nos prejudicam, tanto profissional como pessoalmente. Assim, nas situações mais simples, como nas mais complexas, agimos de modo que acabamos nos complicando e prejudicando a nossa vida.

Neste artigo, vamos compreender o que é um círculo vicioso e o que podemos fazer para quebrá-los, com o auxílio do coaching. Ficou curioso? Então, continue a leitura a seguir e saiba mais!

O que é um círculo vicioso?

Um círculo vicioso é um círculo de ações que alimenta a si mesmo, ou seja, em que uma situação inicial gera consequências que conduzem novamente à situação inicial. O ciclo da água pode ser um exemplo de círculo vicioso, mas, em geral, essa expressão é mais comumente empregada nos ciclos que causam efeitos negativos e que precisam ser desfeitos.

Quer exemplos práticos? Se você se acostumou a acordar todos os dias atrasado para ir ao trabalho, consequentemente, também chega todo dia atrasado à empresa, atrasa as suas demandas, perde os prazos de entrega e precisa de muito mais tempo para realizar as suas tarefas do que se tivesse chegado à hora normal. Isso o leva a dormir mais tarde e, consequentemente, a atrasar-se novamente na manhã seguinte.

Isso também se aplica aos relacionamentos afetivos, cuja dependência emocional é marcante. Um exemplo é o do casal que briga constantemente, se separa, mas no outro dia volta, repete essas atitudes e faz do namoro ou casamento um vai e volta sem fim. Nos casos mais graves, essas discussões podem incluir, inclusive, agressões.

Algo semelhante ocorre com a vida de uma pessoa que busca emagrecer e que vive fazendo dieta, porém, saindo dela logo na primeira tentação. Assim, um dia come muitos doces e fast food, mas já dizendo que vai compensar com regime no outro dia ou com o dobro de exercícios. Entretanto, como come muitas calorias, nunca emagrece realmente o suficiente e acaba se frustrando, comendo mais e engordando mais ainda.

PSC

Podemos dizer que quando a pessoa se acostuma a viver desse modo, ela acaba criando um círculo vicioso extremamente prejudicial, pois as suas atitudes nocivas afetam todos os âmbitos da sua vida. O grande problema é que, muitas vezes, o indivíduo sequer tem a consciência do que está vivendo e de por que aquilo acontece. Esse é o maior perigo, pois, quando não conhecemos o nosso inimigo, fica bem mais difícil lidar com ele e vencê-lo.

Como o coaching pode nos ajudar diante do problema do círculo vicioso?

Todos os exemplos acima estão relacionados aos comportamentos das pessoas. Portanto, é preciso que haja uma orientação para mudanças comportamentais, de modo que o indivíduo consiga entender como as suas ações afetam os seus resultados.

Para isso, o coaching; com as suas ferramentas, técnicas e métodos; atua diretamente na identificação das crenças e atitudes sabotadoras de cada pessoa, pois isso é essencial para compreender a dimensão do problema e poder definir ações efetivas para eliminá-las por completo.

1. Identificar os maus hábitos

Para isso, esse poderoso processo permite que a pessoa aprimore o seu autoconhecimento em todos os sentidos, pois esse é um elemento-chave para que ela descubra porque age de tal maneira e para que entenda como os seus comportamentos viciosos estão prejudicando a sua vida pessoal e profissional.

Por meio de ferramentas específicas, entre elas as perguntas poderosas, que trazem reflexões importantes, o coachee (cliente de coaching) pode refletir sobre as suas ações, relações interpessoais, de trabalho e consigo mesmo. A ideia é que, a partir disso, ele possa compreender como as suas emoções, comportamentos e pensamentos alimentam o seu círculo vicioso e quais são os estragos que isso tem causado na sua vida.

Essa consciência é essencial, pois, se a pessoa não sabe com o que está lidando ou como as suas ações afetam o todo, ela acaba seguindo a sua vida repetindo exatamente as atitudes que mais lhe prejudicam e retroalimentando esse sistema, sem saber como sair dele.

2. Eliminar ou substituir comportamentos

O coaching trabalha no sentido de ajudar a pessoa a eliminar comportamentos sabotadores e substituí-los por comportamentos positivos, para que, assim, ela assuma a responsabilidade pela sua vida e esteja mais ciente de como tudo isso impacta os seus resultados.

A mudança é gradativa, passo a passo. Ninguém resolve um círculo vicioso querendo mudar todas as áreas da vida simultaneamente. No entanto, a mudança de um hábito é um incentivo para que outros hábitos nocivos também sejam modificados. Uma pessoa que começa a fazer atividade física, por exemplo, pensa duas vezes antes de comer alimentos hipercalóricos.

3. Reforçar a motivação e a disciplina

O processo de coaching, portanto, ajuda o indivíduo a compreender os problemas do seu estado atual e a definir um estado desejado, em que esse círculo vicioso é quebrado. As técnicas de coaching são derivadas de diversas áreas do conhecimento, como a administração e a psicologia, para ajudar o indivíduo a transformar a sua mente e desenvolver novos hábitos.

Contudo, além do planejamento estratégico técnico, que todo coach sabe elaborar, o papel desse profissional envolve também a motivação e o estímulo à disciplina do coachee. A mudança de hábitos é importante, mas, em alguns momentos, surge aquela vontade de desistir. É nesse momento que o coach ajuda o coachee a lembrar-se do objetivo que ele pretende alcançar e dos propósitos que estão por trás. Isso evita as desistências e ajuda a pessoa a encontrar o novo estilo de vida que tanto deseja.

Concluindo, se há círculos viciosos na sua vida, fique atento a isso, avalie os seus comportamentos atuais e veja onde você pode estar repetindo esses sistemas. Busque, imediatamente, fazer algo para mudar isso, pois é só quando você muda que os seus resultados mudam também. Nessa missão, conte sempre com o IBC!

E você, ser de luz, já identificou algum círculo vicioso na sua vida? Qual? O que você fez ou tem feito para solucionar essa questão? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!