Homem partindo cigarro ao meio e mostrando como largar um vício antigo é possível

Romam Rybaleov/Shutterstock Permissão é essencial para começar a libertar-se de um vício antigo!

Muitas pessoas, ao longo de sua vida, acumulam comportamentos que se tornam viciantes e, por isso, não sabem ao certo como largar um vício que apenas limita e prejudica sua história. Cigarro, comida, sexo, jogos, remédios, exercícios, álcool e drogas: são alguns exemplos de vícios que parte da população cultiva como forma de aliviar os sofrimentos e angústias guardadas no mais profundo do seu ser.

Vício é uma palavra que tem origem no latim, mais especificamente do termo “vitium”, que representa: defeito ou falha. Deixando de lado esta tradução, não serei eu a julgar a pessoa que tem um vício, pois a maior qualidade de um coach é suspender todo tipo de julgamento. Entretanto, acredito que para abandonar qualquer tipo de dependência é importante que a pessoa se permita passar por seu processo de libertação física, mental e também espiritual.

Nós nos apegamos a coisas externas quando internamente sentimos que nos falta algo e como forma de preencher o vazio que nos flagela. Comemos para aliviar as tristezas, bebemos para afogar as mágoas, mas depois que os efeitos passam, volta tudo de novo. Porém, também vem à culpa, porque de forma consciente sucumbimos, nos desgastarmos e autossabotamos nossa vida.

Como Largar um Vício Antigo

Como então, largar um vício antigo? É possível deixar para traz dependências de qualquer natureza e seguir em frente? Bem, como disse acima, tudo começa e termina pela permissão que a pessoa se dá para vencer suas limitações e ir além. E isso se aplica não apenas a vícios, mas também a crenças, comportamentos e a tudo mais que prejudica nossa existência.

O importante nesta caminhada é o primeiro passo. Muito não conseguem parar de comer, beber, fumar e etc. porque não se permitem recomeçar, pedir ajuda e ter o apoio de quem possa ajudar-lhe a conduzir este processo de libertação. Esta é a diferença entre as pessoas que conseguem e não conseguem ter este sucesso: a permissão verdadeira para mudar sua vida e desenvolver novas atitudes mais positivas.

E Como o Coaching Atua?

O Coaching entra neste processo para apoiar o indivíduo a organizar sua vida, suas metas e objetivos e reorientar seus planos para aquela nova fase de sua existência. Isso sempre associado com seu tratamento seja ele: psicoterápico, psiquiátrico ou medicamentoso, pois é a junção de forças que ajudará a fomentar resultados positivos neste novo momento de sua jornada.

PSC

Além disso, o processo de Coaching oferece a poderosa oportunidade de a pessoa vivenciar seu autoconhecimento para que assim ela possa conhecer-se, honrar e respeitar sua história, reconhecer seus dons, talentos e habilidades e valorizar suas competências.

Isso proporciona o empoderamento de que a pessoa dependente precisa para finalmente entender que ela não necessita de nada externo para ser alguém especial. E, especialmente, é essencial para que ela se conecte com seu melhor, aprenda a lidar com suas sombras, possa ressignificar seu passado e, finalmente, para que entenda que para sentir-se melhor basta dar o primeiro passo, começar a amar a si mesma e cuidar bem de si mesma e permitir-se ser livre.