Voltar

Como o Coaching Influencia no Emocional

Publicado em | 0 comentários

Sergey Nivens/ Shutterstock Coaching ajuda a desenvolver e a aumentar sua Inteligência Emocional

Você sabia que o Coaching ajuda a aumentar sua Inteligência Emocional? Pois é, este processo extraordinário auxilia o cliente não apenas na conquista de suas metas e objetivos profissionais e pessoais, mas também no aumento de sua capacidade de gestão das próprias emoções.

Sabemos que o ser humano é mix de sentimentos, sensações, comportamentos, pensamentos e emoções. E o processo de Coaching não despreza ou trata estas informações de maneira isolada, pois defende que quanto mais a pessoa se conhece, mais ele pode se curar e potencializar seus resultados.

A metodologia, com suas técnicas e ferramentas, age de maneira integral, proporcionando um profundo autoconhecimento. Isso permite ao coachee (cliente) decifrar e entender suas emoções, sejam elas positivas ou negativas, trabalhar para potencializar as benéficas, como também eliminar as que são foco de desequilíbrio.

Benefícios do Coaching na Inteligência Emocional

Trabalhar os componentes emocionais é extremamente importante, porque este conjunto de elementos, quando bem equalizados, traz poderosos benefícios aos indivíduos. As vantagens vão do âmbito profissional (desenvolvimento da carreira, bons relacionamentos interpessoais), ao pessoal (melhoria nas relações afetivas, aumento da autoestima).

Dentro do processo de Coaching, a pessoa é convidada a vivenciar um intenso autoconhecimento, o que lhe permite conhecer, verdadeiramente, a sua essência e, entender, como suas experiências, valores e crenças afetam suas emoções. Muitas vezes, assuntos não ressignificados acabam trazendo à tona sentimentos ruins, medos e limitações afetivas que nos impendem de conquistar nossos sonhos.

Por meio do Coaching Emocional, é possível identificar estes desequilíbrios emocionais, entender suas causas e consequências, e eleger ferramentas efetivas para eliminá-los. Entretanto, este processo exige dedicação e empenho, uma vez que, a repetição, por anos, de pensamentos e comportamento ruins, favorece o descontrole emocional.

Por isso, é preciso estar atento e, progressivamente, ir eliminando atitudes e sentimentos nocivos.

Além disso, com o auxílio do Coaching, a pessoa tem a oportunidade de desenvolver emoções novas e positivas tanto com relação a ela mesma, como também as pessoas à sua volta. Com isso, podemos observar ganhos expressivos nas relações de trabalho, familiares, afetivas e sociais e, maior autocontrole emocional, para lidar com frustrações, perdas, desafios e momentos de crise.

Como podemos perceber, o Coaching Emocional vai além, pois foca não apenas nos resultados, mas na pessoa que deseja alcançá-los. Este desenvolvimento do coachee é o objetivo central, para que deste modo, em qualquer esfera de sua vida, ele esteja preparado, emocionalmente, para alcançar os resultados extraordinários que merece ter em sua vida.

E você, quer desenvolver sua Inteligência Emocional? Faça a formação que vai ampliar suas capacidades e habilidades de forma sistêmica. Faça o Professional & Self Coaching – PSC!

 Gostou do texto? Curta e compartilhe com seus amigos!

Comments

comments

O que é coaching

Baixe o
e-book
gratuito

Conheça a metodologia que vai mudar sua vida. Acelere o seu sucesso!