Sylv1rob1/Shutterstock O Coaching de Carreira ajuda a preparar o profissional para sair-se bem em processos seletivos , a melhor forma de  demonstrar o seu potencial e  aumenta as suas chances de contratação

A entrevista de emprego é um dos momentos decisivos para quem está em busca de recolocação no mercado. Talvez por isso, muitos profissionais ainda que dominem todas as competências para o cargo pretendido e também as referentes à sua profissão. Esses são alguns dos motivos que fazem com que estas pessoas não consigam sair-se tão bem durante um processo de recrutamento. Isso também lhes prejudica a demonstrar estas qualidades quando de frente com o entrevistador ou numa seleção coletiva.

Assim, além do domínio das competências referentes ao cargo, dispor de habilidades emocionais, psicológicas, comportamentais e intelectuais potencializa ainda mais para que o candidato seja contratado.

Entrevista de Emprego – Dicas de Coaching Para Melhorar seu Desempenho 

Para isso, o Coaching, pode ajudar o profissional para que ele lide de forma melhor com processos seletivos e alcance os resultados esperados após as entrevistas de emprego.

Neste sentido, o coach de carreira, vai apoiar o coachee na criação de um planejamento efetivo, dando ainda boas dicas de como lidar com a disputa por uma vaga, e indicar as melhores maneiras de se apresentar diante do recrutador.

Neste sentido, preparação é fundamental. Explique ao seu coachee que sempre, antes de ir para uma entrevista, pesquise informações referentes à empresa, e vá munido de referências. Esse embasamento é fundamental, pois demonstra interesse do candidato em saber sobre o local onde poderá vir a trabalhar.

Oriente-o a “Ouvir na Essência”, prestando atenção no que o recrutador diz, e não interrompê-lo quando ele estiver falando. Peça a ele que busque fazer as etapas do processo de acordo com o indicado e que só responda aquilo que lhe for perguntado. Isso ajuda a evitar que ele perca o foco e cometa alguma gafe.

PSC

Outro fator importantíssimo em uma entrevista de emprego é o vestuário, a maquiagem e o perfume. Tudo isso é observado pelo recrutador e caso esteja fora dos padrões da empresa, seu coachee pode perder a vaga de emprego.

Oriente que ele adéque ao dress code empresarial, ou seja, seu vestuário ao estilo da organização que está recrutando. Se for uma empresa mais formal, por exemplo, vá com uma roupa de acordo, evitando acessórios e maquiagem chamativas, bem como perfumes fortes.

Outros Pontos Importantes

Em um processo seletivo para uma vaga de emprego é tudo o que dizemos e também o que não dizemos é observado com bastante atenção pelo recrutador. Sendo assim, seu coachee precisa ficar atento e ser preparado para não emitir durante a entrevista sinais de nervosismo, mesmo quando não estiver falando nada.

Neste caso você, como coach, pode realizar técnicas de relaxamento para que ele fique mais calmo antes de qualquer processo de seleção. Outra dica importante, ainda falando sobre a comunicação, é manter uma postura ereta, confiante, não exaltar o tom de voz e evitar fazer gestos bruscos com as mãos ou ficar balançando pernas e pés, por exemplo. Fique atento e boa sorte!