Como o Coaching pode Ajudar a Lidar Com Críticas

Rawpixel.com Como o Coaching pode Ajudar a Lidar Com Críticas

Segundo o médico e escritor indiano Deepak Chopra – Quando você culpa e crítica os outros, você está evitando alguma verdade sobre si mesmo. Também acredito nisso, porém o fato é que em qualquer âmbito da vida, todos nós estamos expostos a julgamentos de toda natureza e, para não sucumbir, é importante aprendermos lidar de forma assertiva com estas avaliações.

No trabalho recebemos críticas positivas, de melhoria e algumas críticas destrutivas, pois tem todos os líderes e colegas sabem como se comunicar e dar um feedback corretamente. Quando é maior a ocorrência deste último caso, a maioria dos profissionais acaba ficando menos receptiva a qualquer novo tipo de comentário, o que também é prejudicial, uma vez que sem estas observações e retornos também não há crescimento.

O mesmo é aplicável à nossa vida pessoal, pois muitas vezes temos bastante dificuldade em aceitar e receber uma crítica de um parente, amigo, namorado, namorada ou cônjuge. Tudo isso tem uma relação direta com a forma com que a comunicação é feita e, com o nível de maturidade e respeito das pessoas envolvidas na conversa.

Se ambos estão alinhados, confiam nas avaliações um do outro e dão espaço para feedbacks mútuos, ok. Quando ocorre o contrário e o indivíduo não está pronto para ouvir, consequentemente, isso causa conflitos e problemas de relacionamento importantes.

 Coaching Para Lidar Melhor com as Críticas

Com seus métodos, técnicas e ferramentas, o processo de Coaching é um poderoso aliado para aprendermos a lidar melhor com as críticas e desenvolvermos a capacidade de sempre extrairmos algo de positivo em cada uma delas. Isso ocorre como o apoio de um coach, profissional habilitado e certificado a aplicar o método, o que também nos ajuda em nossa autocrítica.

O primeiro ponto para isso é compreender quais são as dificuldades que o coachee (cliente) enfrenta quando o assunto é feedback. Entender isso é importante para identificar se situações anteriores como, por exemplo, a ocorrência de bullying na infância e adolescência e excessos de cobranças dos pais e dos amigos acabaram bloqueando a pessoa.

PSC

Com estas informações, o Coaching vai trabalhar no processo de ressignificação destes eventos negativos vividos pelo indivíduo, para que assim ele possa desvencilhar o comentário da imagem negativa que criou e, para que até mesmo em situações não tão favoráveis, aprenda fazer uma leitura mais completa de cada situação e tirar algo de construtivo para sua vida.

Além disso, o processo vai trabalhar no desenvolvimento de maior inteligência emocional, de modo que a pessoa ou profissional desenvolva a capacidade de lidar com qualquer tipo de crítica sem reagir de modo intempestivo, ficar com raiva, magoada e enfraquecida.

Por isso, invista em Coaching e aprenda a reverter às críticas em prol do seu crescimento e sucesso pessoal e profissional e na melhoria continua dos seus relacionamentos e comunicação interpessoal. Para isso, faça a formação Professional & Self Coaching – PSC e ouse ir além.