Como o Coaching Ajuda a Gerir Pessoas na Atualidade?

Por: José Roberto Marques | Blog | 01 de dezembro de 2016
Gerir Pessoas

ESB Professional/Shutterstock Veja como o Coaching pode ajudar as empresas e os líderes a gerir pessoas na atualidade

Um dos desafios de gerir pessoas na atualidade é escolher os métodos e ferramentas que realmente agreguem valor à gestão humana nas empresas. Este cuidado é essencial para que a liderança seja feita de modo assertivo, os líderes estejam preparados, a gestão dos processos e das pessoas seja assertiva e os colaboradores possam contar com referências positivas em seu ambiente de trabalho.

Neste sentido, o Coaching, com suas técnicas e abordagens é um processo que tem se destacado nas empresas de todo o Brasil, pois comprovadamente é um grande aliado da melhoria contínua da gestão estratégica de pessoas. Muitas organizações contratam a metodologia para desenvolver seus profissionais, eliminar gaps no trabalho dos seus gestores e potencializar o aprimoramento das competências e habilidades dos seus colaboradores de forma objetiva, planejada e dinâmica.

O Desafio de Gerir Pessoas na Atualidade

Gerir pessoas, hoje ou ontem, sempre foi um desafio para qualquer organização, afinal, como eu sempre digo e repito – empresas são o resultado de pessoas e, para conquistar grandes resultados, precisam investir nelas. Como tal, para crescer e conquistar grandes resultados, seus profissionais precisam estar muito bem preparados, contar com lideranças inspiradoras e eficientes. E o mais importante – todos devem caminhar na mesma direção para alcançar efetivamente as metas e objetivos necessários ao sucesso do negócio.

Por isso mesmo problemas no relacionamento interpessoal, dificuldades na comunicação, falta de sinergia entre a equipe, ineficiência do líder, baixa produtividade, falta de processos claros, de gestão do tempo e desorganização: são alguns dos gaps que precisam ser eliminados. Além disso, é importante construir um senso de grupo, uma atmosfera favorável ao crescimento de todos e também é preciso unir as diferentes gerações e fazê-las trabalhar em equipe.

Gerir Pessoas – Como o Coaching pode ajudar?

O Coaching é diferenciado porque trabalha com metas claras e planejadas, ou seja, ao contratar este serviço à empresa define o alvo a ser alcançado e o coach (profissional especializado no método) entra apoiando na definição da forma de trabalho e o tempo para execução das ações necessárias ao alcance efetivo destes objetivos.

Para gerir pessoas, o processo de Coaching com líderes, por exemplo, ajuda no desenvolvimento de suas competências e habilidades e na eliminação de problemas em relação à comunicação, gestão de pessoas e processos, alcance de metas e relações interpessoais. Além disso, o método atua não apenas com foco no aperfeiçoamento técnico, mas especialmente emocional e comportamental; aspectos que são decisivos para o sucesso do gestor junto à sua equipe.

No que tange os colaboradores, os processos de Coaching voltados para o capital humano da empresa também são muito poderosos, pois de forma rápida, impulsiona o desenvolvimento dos profissionais, elimina seus pontos de melhoria e potencializa suas qualidades e talentos. Na prática, isso se mostra por meio de funcionários mais capacitados, com uma mentalidade e visão diferenciada; habilidades e competências bem desenvolvidas; mais motivados, produtivos e engajados e mais bem preparados para os seus desafios diários.

Com isso, podemos concluir, sem erro, que para gerir pessoas na atualidade, o processo de Coaching é verdadeiramente o melhor método para as empresas que desejam dar um passo adiante, desenvolver seus talentos de forma integral e, por meio deles, impulsionar seus resultados de forma extraordinária.

Então, se você quer levar os benefícios do Coaching para sua empresa e potencializar seus resultados da gestão de pessoas, conheça as Soluções Corporativas do IBC para sua organização.