Voltar

Como Não Ser um Mau Líder

Publicado em | 0 comentários
Mau líder

Roman Samborskyi/Shutterstock O mau líder grita, trata mal sua equipe e desmotiva seus liderados

É fato que ninguém, em sã consciência, deseja ser um mau líder, aquele que todos conhecem como a figura do chefe e não como uma referência positiva quando o assunto é liderança. Entretanto, ainda encontramos muitos profissionais com esta característica ruim, fator que se não modificado, pode comprometer o sucesso em sua carreira e prejudicar seus resultados.

O mau líder é aquele que centraliza as decisões, que não reconhece sua equipe, não orienta o trabalho, que sempre delarga as atividades e tem uma postura profissional antiética. Também é o gestor que é implacável com os erros, que não elogia seus liderados, não compartilha seus conhecimentos e experiências, que lhes trata de forma desrespeitosa, se comunica de modo agressivo e que apenas pressiona e cobra alta produtividade.

Em resumo é alguém temido por todos e que não abre espaço para que ninguém mais brilhe ou cresça além dele. Imaginar um ambiente de trabalho como este, por si só, já nos causa grande desconforto. Imagine então ter que todos os dias viver isso na prática e conviver com um líder ruim! Ninguém quer ser guiado por alguém assim, esta que é a grande verdade!

Leia mais e conheçaQuais as diferenças entre um Chefe e um Líder

Em decorrência disso, por melhores que sejam os profissionais da sua equipe, estes comportamentos nocivos do chefe acabam desestimulando, desengajando, desmotivando, afetando sua produtividade, diminuindo a qualidade do ambiente de trabalho e também afastando os talentos.  Isso é negativo para a empresa que perde mão de obra qualificada e para o colaborador que não se sente acolhido e reconhecido por seu próprio gestor.

 Dicas Poderosas Para ser Bom e Não um Mau Líder

Mau líder

O bom líder é aquele que é respeitado, admirado e reconhecido por sua equipe

 Invista em autodesenvolvimento – promova seu autodesenvolvimento, conheça seus pontos de melhoria como líder e trabalhe incansavelmente para eliminar os pensamentos e comportamentos negativos que prejudicam sua atuação como gestor e sua relação com os seus liderados. Quanto mais você evoluir, melhores serão os seus resultados.

Dê bons exemplos – a liderança pelo exemplo é a melhor forma de estimular e inspirar seus funcionários. Exige congruência, respeito, inteligência emocional, otimismo, equidade, uma postura profissional positiva, construir bons relacionamentos interpessoais e colaborar para os resultados da empresa e o sucesso e crescimento de seus colaboradores continuamente.

Valorize autofeedbacks e feedbacks – será que você é mesmo o melhor líder que pode ser? Será que tem fomentando a evolução de sua equipe por meio de suas ações? Todo gestor deve estar atento ao seu “eu profissional”, deve analisar seus pontos fortes e de melhoria, o nível de suas competências e qualidades, de suas habilidades comportamentais, emocionais e técnicas e entender como isso é positivo ou negativo para sua equipe. Para isso, deve fazer um autofeedback e também buscar feedbacks dos colegas e liderados.

Portanto, se você não quer ser conhecido por ser um mau líder, comece, desde já, a ficar atento às suas atitudes e também à forma como você interage com sua equipe. Para isso, tenho mais uma dica que, com certeza, vai expandir sua mente e seus resultados em todos os sentidos – torne-se um líder coach. Esta é a liderança dos novos tempos, que tem foco tanto no alcance de grandes resultados como no desenvolvimento contínuo das pessoas.

Para isso, conheça mais sobre a formação Leader Coach Training – LCT e obtenha todos os recursos para ser o melhor líder que você pode ser.

Comments

comments

O que é coaching

Baixe o
e-book
gratuito

Conheça a metodologia que vai mudar sua vida. Acelere o seu sucesso!