É fato que ninguém, em sã consciência, deseja ser um mau líder — aquele que todos conhecem como a figura do chefe, e não como uma referência positiva quando o assunto é liderança. Entretanto, ainda encontramos muitos profissionais com essa característica negativa, fator que, se não modificado, pode comprometer o sucesso na sua carreira e prejudicar os seus resultados e de toda a equipe

Mas como ser um bom líder? O que diferencia um líder de sucesso de um líder incompetente? Se você quer descobrir as respostas e tornar-se um gestor mais eficaz, continue a leitura a seguir!

Os traços de um mau líder

O mau líder é aquele que centraliza as decisões, que não reconhece a sua equipe, que não orienta o trabalho, que sempre delega as atividades e que tem uma postura profissional antiética. Também é o gestor que é implacável com os erros, que não elogia os seus liderados, que não compartilha os seus conhecimentos e experiências, que trata aos seus liderados de forma desrespeitosa, que se comunica de modo agressivo e que apenas pressiona e cobra alta produtividade.

Em resumo, é alguém temido por todos e que não abre espaço para que ninguém mais brilhe ou cresça além dele. Imaginar um ambiente de trabalho como esse, por si só, já nos causa grande desconforto. Imagine, então, ter que todos os dias viver isso na prática e conviver com um líder ruim! Ninguém quer ser guiado por alguém assim: essa é a grande verdade!

Em decorrência disso, por melhores que sejam os profissionais da sua equipe, esses comportamentos nocivos do chefe acabam desestimulando, desengajando e desmotivando os colaboradores. Isso afeta a sua produtividade, diminuindo a qualidade do ambiente de trabalho e também afastando os talentos.  Isso é negativo para a empresa, que perde mão de obra qualificada, e para o colaborador, que não se sente acolhido e reconhecido pelo seu próprio gestor.

Como não ser esse chefe aterrorizante?

O bom líder é aquele que é respeitado, admirado e reconhecido pela sua equipe. Confira, na sequência, 6 dicas para ser um bom líder e fugir do cenário apresentado acima.

1. Invista em autodesenvolvimento

PSC

Promova o seu próprio autodesenvolvimento: conheça os seus pontos de melhoria como líder e trabalhe incansavelmente para eliminar os pensamentos e comportamentos negativos que prejudicam a sua atuação como gestor e a sua relação com os seus liderados. Quanto mais você evoluir, melhores serão os seus resultados. Nesse sentido, faça cursos e treinamentos, não apenas sobre a sua área técnica de atuação, mas sobre a própria liderança em si. Peça feedbacks aos seus liderados!

2. Dê bons exemplos

A liderança pelo exemplo é a melhor forma de estimular e inspirar os seus funcionários. Ela exige congruência, respeito, inteligência emocional, otimismo, equidade, uma postura profissional positiva. Só assim é possível construir bons relacionamentos interpessoais e colaborar para os resultados da empresa, bem como para o sucesso e o crescimento contínuo dos seus colaboradores. Portanto, demonstre diariamente as características que você deseja ver nos seus liderados!

3. Valorize autofeedbacks e feedbacks

Será que você é mesmo o melhor líder que pode ser? Será que tem fomentado a evolução da sua equipe por meio das suas ações? Todo gestor deve estar atento ao seu “eu profissional”, devendo analisar os seus pontos fortes e de melhoria, o nível das suas competências e qualidades, as suas habilidades comportamentais e técnicas e entender como isso é positivo ou negativo para a sua equipe. Para isso, deve fazer um autofeedback e também buscar feedbacks dos colegas e liderados.

4. Motive a sua equipe

Além de pedir feedbacks, o líder também deve concedê-los aos seus liderados, avaliando o seu desempenho e apresentando os pontos positivos e os pontos que podem melhorar. Reconhecer os acertos é um meio de alimentar a motivação do liderado. Da mesma forma, quando o líder corrige os erros com respeito, sem ofender ninguém, ele também contribui com o desenvolvimento técnico e comportamental daquele profissional. É assim que a motivação de uma equipe deve ser construída e mantida!

5. Seja claro e organizado

A clareza na comunicação está entre as principais características de um bom líder. Ele deve se comunicar, falando ou escrevendo, sempre com clareza e objetividade. Ele precisa se certificar de que todos tenham entendido a sua mensagem, o que ocorre em todos os momentos: ao comunicar metas, delegar funções, explicar tarefas, corrigir erros, dar feedbacks, reconhecer méritos, e por aí vai. Além disso, ele precisa ser muito organizado, afinal de contas, precisa acompanhar o trabalho de um grupo inteiro.

6. Promova uma gestão humanizada e democrática

Uma gestão humanizada é aquela em que os líderes enxergam os seus liderados como seres humanos, e não como máquinas. Por mais que cobrem produtividade, são compreensivos e empáticos com os seus problemas, medos e inseguranças, procurando auxiliá-los. Já a gestão democrática é aquela em que o líder inclui os colaboradores nos processos de tomada de decisão, com liberdade para dar os seus pontos de vista, por mais que a palavra final seja do líder.

Conclusão

Concluindo, se você não quer ser conhecido como um mau líder, comece, desde já, a ficar atento às suas atitudes e também à forma como você interage com a sua equipe. Diante disso, temos mais uma dica que, com certeza, vai expandir a sua mente e os seus resultados em todos os sentidos: torne-se um líder coach!

Essa é a liderança dos novos tempos, que tem foco tanto no alcance de grandes resultados como no desenvolvimento contínuo das pessoas. Para isso, conheça mais sobre a formação Leader Coach Training — LCT e obtenha todos os recursos para ser o melhor líder que você pode ser!

E você, ser de luz, como avalia as lideranças do seu local de trabalho? Ou, caso seja um líder, como avalia a sua própria liderança? Em quais aspectos você pode melhorar? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!