Voltar

Como motivar uma equipe operacional?

Publicado em | 0 comentários
como motivar uma equipe: homem fazendo sinal de positivo

© Depositphotos.com / vadimphoto1@gmail.com É dever do líder saber como motivar seus colaboradores de modo que todos sintam prazer em desenvolver suas tarefas.

Uma das habilidades principais de empresas consolidadas no mercado é saber como motivar uma equipe adequadamente. Quando se fala em incentivar os profissionais, muitos pensam em grandes investimentos. Mas não é somente a questão financeira que move as pessoas. Elas também necessitam se sentirem valorizadas.

Nesse sentido, aprender como motivar uma equipe desmotivada tem muito mais a ver com aprender a lidar com seres humanos. Cada um possui suas próprias características e individualidades que devem ser compreendidas para identificar aquilo que o motiva.  Somente dessa forma, será possível oferecer um ambiente de trabalho com mais qualidade de vida e propício ao desenvolvimento pessoal e profissional de todos os que o compõem.

Portanto, motivar uma equipe é uma das principais tarefas dos líderes, que precisam acima de tudo estabelecer um bom relacionamento interpessoal. Cada um de seus liderados deve ser compreendido e não tratado apenas como se fosse mais um número ou mesmo um robô programado para desempenhar determinada tarefa.

Mas por que a motivação dos profissionais é tão importante para uma empresa? Quando estão verdadeiramente motivadas, as pessoas param de encarar o trabalho apenas como uma atividade remunerada e tendem a se dedicar mais, o que aumenta consideravelmente a produtividade. Os colaboradores ganham destaque e reconhecimento e a empresa obtém resultados extraordinários.   

Dicas de como motivar uma equipe

Não existe uma fórmula mágica para motivar todas as equipes. Como já disse, cada pessoa possui suas próprias características e individualidades. Por estarem mais próximos dos colaboradores, os líderes devem ser capazes de entender o que motiva cada membro de sua equipe para conseguir bons resultados no coletivo. Algumas atitudes podem ajudar nessa tarefa.

Seja flexível

Você deve ser flexível na medida em que precisa compreender efetivamente as mais variadas perspectivas. Isso permitirá a construção de uma relação mais humana entre você e seus liderados, saindo daquele contato superficial que geralmente é encontrado nos ambientes corporativos.  Enxergar individualmente cada membro de sua equipe é fundamental para manter todos motivados e trabalhando em prol do funcionamento coletivo.

Demonstre que sua equipe é importante para você e para a empresa

Quem não gosta de ver seu trabalho sendo reconhecido? Um bom líder é aquele que demonstra constantemente à sua equipe o quanto ela é importante para o seu próprio sucesso e o da empresa. Vibrar pelas conquistas e reconhecer as vitórias, por menores que elas sejam, é uma ótima maneira de colocar isso em prática.

Dê feedbacks positivos

Quando um colaborador comete algum erro, tende a ser repreendido imediatamente. Mas, as suas conquistas diárias não são reconhecidas com essa mesma intensidade. Isso acaba desmotivando o profissional e os seus colegas de trabalho, ao concluírem que a empresa não os valoriza adequadamente.

O papel do líder é essencial para mudar esse cenário. Você precisa destacar mais os pontos positivos em vez dos negativos. Mesmo na correria do dia a dia, é importante elogiar e parabenizar quando sua equipe tiver um bom desempenho. Dessa forma, você acaba estimulando todos a entregar resultados melhores porque sabem que serão devidamente reconhecidos.  

Isso não significa que você não poderá mais criticá-los devido a erros. No entanto, é fundamental que esse feedback seja feito de forma particular. Durante o diálogo, exponha somente as opiniões construtivas, que realmente façam a diferença no desenvolvimento profissional e pessoal do colaborador.  

Aproxime todos os membros da equipe

Uma equipe unida tem mais chances de desenvolver um trabalho melhor. As diferenças entre os integrantes podem ser diminuídas se eles forem estimulados a conhecer melhor um ao outro. Dessa forma, eles podem trocar experiências para criar um espírito colaborativo, em que um ajuda o outro sempre que necessário. Tente reuni-los sempre que possível por meio de pequenos eventos, como café da equipe, almoço juntos ou mesmo um happy hour.

Incentive a capacitação de sua equipe

Como bom líder, você deve contribuir para o desenvolvimento pessoal e profissional de cada membro de sua equipe. Ao identificar os pontos fracos e fortes dos seus liderados, incentive a participação em treinamentos ou outras capacitações, de acordo com as habilidades que eles precisam aperfeiçoar ou apostar.

Você também pode sugerir aos seus superiores ou ao RH a disponibilização de treinamentos ou mesmo descontos em instituições para ajudar os colaboradores a se capacitar. Eles ficarão motivados por estarem constantemente aprendendo coisas novas. Para a empesa, os benefícios também são ótimos, uma vez que alcançará bons resultados e ainda conseguirá reter talentos.    

Participe ativamente do dia a dia de sua equipe

Por diversos motivos, muitos líderes não acompanham o dia a dia de sua equipe e não conseguem entender as dificuldades ou problemas pelos quais seus subordinados têm passado para cumprirem os prazos e realizarem as atividades.  Com isso, não reivindicam mais benefícios para a área. Sem ter alguém que defenda os seus interesses e ofereça um melhor ambiente de trabalho, os colaboradores ficam desmotivados. Para evitar que isso aconteça, tente participar do expediente de trabalho.

Conquiste a confiança de sua equipe

Um bom líder conta com a confiança de sua equipe. Sem isso, os seus liderados no mínimo entregaram o básico e não ficarão motivados a fazer a diferença.  Seja comprometido com os seus prazos e somente prometa aquilo que pode cumprir.  

Estipule metas reais

Enquanto líder, você deve intermediar os objetivos da empresa com as competências e habilidades de seus colaboradores. O desafio é transformar isso em metas reais, que permitam alcançar os resultados propostos, mas sem sobrecarregar a sua equipe.

Incentive a participação de todos

Fique sempre disponível para ouvir as sugestões de todos os membros de sua equipe, mesmo que elas não sejam aplicadas imediatamente. Isso ajudará a construir um ambiente de trabalho mais leve, descontraído e participativo.

Como você deve ter percebido, o grande segredo de aprender como motivar uma equipe está em exercer bem a liderança. Bons líderes sabem conduzir os seus colaboradores, de modo que eles se sintam realizados profissional e pessoalmente no local em que escolheram trabalhar, ao mesmo tempo em que exploram e reconhecem o potencial de cada um.  

Motivar é transformar um ambiente de trabalho em um local propício ao sucesso e felicidade de todos os que fazem parte dele.

Gostou deste artigo? Quer contribuir com mais alguma informação? Deixe seu comentário e compartilhe nas redes sociais.

Comments

comments

O que é coaching

Baixe o
e-book
gratuito

Conheça a metodologia que vai mudar sua vida. Acelere o seu sucesso!