Todo trabalhador já passou um dia pela inexperiência, que fica evidente lá no começo da carreira. No caso dos vendedores, esse momento é particularmente intimidador, tendo em vista que aquele jovem trabalhador já está cara a cara com potenciais clientes, lidando com o “sim” e com o “não” a todo instante.

Por isso, quem lidera uma equipe de vendas que ainda não tem muita experiência precisa despertar a motivação dos colaboradores, de modo que eles saibam lidar com as derrotas sem perder a confiança em si mesmos. Para saber mais sobre esse processo, continue a leitura e mergulhe de vez nas raízes da motivação!

Compreendendo as origens da motivação

Antes de qualquer coisa, é necessário entender que a motivação impulsiona a ação. Ela é a força necessária para que alguém saia de um ponto A e vá para um B, a tomada de consciência que nos leva a atingir um objetivo a partir da motivação intrínseca, ou seja, a sua força gerada de dentro para fora.

Dessa forma, é importante que os líderes das equipes saibam como despertar essa motivação junto aos seus liderados. É preciso uma injeção de animo e autoconfiança para fazer um bom trabalho. Por isso, veja a seguir algumas dicas para despertar essa força geradora de mudança em vendedores inexperientes.

1. Lidere pelo exemplo

Vendas e motivação estão inevitavelmente interligadas. Inicialmente, essa motivação deve partir do gestor. Os profissionais inexperientes têm a necessidade de ter uma referência para nortear o seu caminho, a sua forma de trabalhar e até mesmo o modo de se comportar, pois ainda estão em fase de descoberta.

Em vez de cobrar motivação, foco, comprometimento e resultado, seja você o tipo de profissional que deseja que eles sejam. Inspire-os na prática, agindo com clareza de comunicação, criatividade, inteligência emocional, responsabilidade, empatia, simpatia, assiduidade e pontualidade. Faça desses itens os pilares da sua liderança, estendendo-os a toda a equipe.

2. Faça perguntas poderosas

PSC

Após ter entendido que “motivação” é motivo para realizar uma ação, é necessário saber o que move os seus liderados. A verdadeira liderança é sinônimo de envolvimento e interesse pelo outro. Para isso, faça perguntas poderosas a cada colaborador: quais são os seus anseios? Quais são as suas metas para daqui a um, três ou cinco anos? Quanto você almeja ganhar por mês?

A partir dessas reflexões, o líder tem o papel de desenvolver os funcionários para atingir os objetivos por eles determinados. Consequentemente, a equipe estará motivada, engajada e produtiva, resultando na evolução da carreira dos seus novos profissionais, no aumento da entrega de resultados para a empresa e no seu destaque como verdadeiro líder. Ofereça esse plano de carreira.

3. Ensine e corrija com paciência

Todo líder precisa ter um pouco de professor dentro de si, especialmente no que diz respeito às equipes com menos experiência. Assim, aproveite a oportunidade para compartilhar os seus conhecimentos e técnicas de vendas, sendo uma espécie de mentor a quem está iniciando a vida profissional.

Faz parte da função de um líder também corrigir os erros identificados nas abordagens. Ao fazer isso, administre as suas emoções, explique o que deu errado e ensine a forma mais apropriada para agir. Contudo, jamais se desespere ou demonstre agressividade ao fazer essas correções. Isso sim deixará o jovem vendedor ainda mais intimidado e inseguro.

4. Reconheça os bons desempenhos

Além de corrigir os erros, um feedback completo concedido por um líder também deve contemplar o reconhecimento pelos acertos, pelos progressos e pelos bons resultados obtidos. Muitas vezes, um simples elogio pode transformar positivamente o estado de espírito de um profissional iniciante, levando-o a confiar mais no próprio trabalho.

Além disso, entenda que o endomarketing tem crescido muito nas empresas, sobretudo nas áreas de vendas. Ele consiste em um conjunto de técnicas que elevam a motivação dos funcionários, por meio de metas estimulantes e prêmios para os que as alcançarem, que podem ser produtos, bonificações em dinheiro e até mesmo viagens!

5. Ofereça uma formação contínua

Se os seus funcionários ainda são inexperientes, é importante que você forneça a eles cursos teóricos e treinamentos em que a teoria aprendida possa ser colocada em prática. Isso serve também para que os colaboradores mais experientes façam revisões das técnicas que aprenderam no início da carreira, mas que podem ter sido esquecidas.

Por isso, é interessante que as organizações ofereçam programas de capacitação continuada aos seus colaboradores. Esse amparo é importante para que os trabalhadores se sintam mais confiantes e preparados para o dia a dia de trabalho, afinal de contas, o conhecimento ameniza o medo.

6. Seja um líder acessível, mas sem microgerenciar

Ser um líder acessível significa colocar-se à disposição dos liderados, de modo que eles possam desabafar, pedir ajuda e fazer perguntas de trabalho a você, sempre que a necessidade surgir. Isso demanda um pouco de paciência, mas instruí-los no dia a dia é fundamental para que os colaboradores tornem-se cada vez mais competentes.

Todavia, é importante não confundir ser acessível com microgerenciar. Um líder que microgerencia a equipe é aquele que quer controlar tudo o que todos fazem, sem dar liberdade de ação aos liderados, o que não é bom. É fundamental que, sempre que possível, o colaborador caminhe com as próprias pernas, administre as emoções e aprenda a corrigir os próprios erros, desenvolvendo a autonomia e a proatividade.

7. Desperte o autoconhecimento

A falta de autoconhecimento e clareza sobre as próprias habilidades e capacidades faz com que profissionais inexperientes tenham dificuldade de definir os seus objetivos. Essa situação reflete na desmotivação do profissional, pela incerteza de saber aonde quer chegar e em que espaço de tempo.

Utilize as ferramentas do coaching para desenvolver o autoconhecimento, o autodesenvolvimento pessoal e profissional, a definição de metas tangíveis de acordo com o talento individual, a manutenção e o aprimoramento das competências e pontos de melhoria. Identifique os seus novos profissionais de forma pontual, aprimore-os e desenvolva-os continuamente para atingir resultados cada vez maiores e consistentes.

Todos nós temos um potencial infinito, basta obter as ferramentas certas para acessá-lo! Este artigo contribuiu com sua gestão? Então, deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!