Voltar

Como Motivar um Funcionário Antigo?

Publicado em | 0 comentários

OPOLJA/Shutterstock Reconhecer, promover, capacitar: são algumas formas de motivar um funcionário antigo

Investir na qualidade de vida no trabalho dos nossos colaboradores é fundamental para qualquer empresário e empreendedor possa expandir seu negócio. Entretanto, muito se fala em integração e captação de novos talentos, mas pouco se dá atenção a como motivar um funcionário antigo e, em manter a satisfação daqueles que há tempos colaboram para os resultados e o sucesso da empresa.

Os profissionais com mais anos numa organização são aqueles que estão em seus quadros de funcionários, desde o começo. Alguns começam muito jovens, atuando como estagiários ou assistentes, e sua história profissional se confunde com a própria história da empresa.

Mas o que estes profissionais com tantos anos no mesmo trabalho desejam? O que faz com que fiquem mais ou menos motivados? Qual a melhor forma de potencializar os seus resultados e manter sua produtividade?

Estas são perguntas recorrentes no universo de seus gestores. Por isso, trouxe algumas ideias para manter a motivação de funcionários antigos e mantê-los proativos e satisfeitos com seu trabalho. Confira e aplique!

5 Dicas Poderosas Para Motivar o Funcionário Antigo

Reconheça – A motivação profissional está diretamente relacionada ao reconhecimento que o colaborador recebe por seus feitos e contribuições para a empresa. Por isso, é fundamental destacar os resultados dos funcionários, seja com um reconhecimento público, bônus financeiro, viagem ou um presente.

Ofereça Planos de Carreira – Ter uma projeção de crescimento oferecida pela empresa para que o profissional cresça e ali permaneça é mais um elemento que ajuda a motivar o funcionário antigo, que tendo um plano de carreira, amplia sua visão de futuro e pode trabalhar com mais segurança e entusiasmo.

Invista em Capacitação – Investir no treinamento e desenvolvimento dos profissionais estimula a que possam desenvolver novas capacidades e habilidades técnicas e comportamentais. Colabora ainda para atualizarem-se quanto às novas tecnologias, processos, métodos e ferramentas que podem potencializar seu trabalho.

Promova – Promover o funcionário antigo é muito importante, pois além de reconhecer seu crescimento, capacidades e contribuições para com a empresa, evidencia também para os colaboradores mais novos, que a empresa reconhece os funcionários leais e dedicados e que dá a eles oportunidades de crescer e expandir sua carreira internamente.

Integre as Gerações – Busque integrar os conhecimentos dos profissionais mais velhos com os dos mais novos, somar suas habilidades, forças e energias, ensinar-lhes a lidar e aprender com as diferenças e trabalhar em equipe. Estimule a valorização e o reconhecimento mútuo.

Além disso, para manter a motivação dos mais antigos, é importante tratar estes profissionais com respeito e não como peças que estão velhas e precisam ser trocadas. A substituição acontece de forma natural e gradativa, porém, é essencial que todos compreendam que são os pilares que sustentam a empresa, por isso, fortalecer as bases é primordial.

Integre as forças e tenha equipes polivalentes e extraordinárias. Para isso, minha dica final é, invista em treinamento e desenvolvimento de seus profissionais. Invista na formação Professional & Self Coaching – PSC, tenha acesso a uma poderosa caixa de ferramentas, técnicas métodos para conquistar alta performance em sua empresa.

Comments

comments

O que é coaching

Baixe o
e-book
gratuito

Conheça a metodologia que vai mudar sua vida. Acelere o seu sucesso!