Voltar

Como montar uma empresa?

Publicado em | 0 comentários
homem vendo documentos empresariais

Rawpixel / Shutterstock O primeiro passo para abrir uma empresa é saber se você realmente tem perfil empreendedor.

Abrir um negócio próprio é o sonho de muitos profissionais. Mas, na prática, como montar uma empresa? Essa é a dúvida da maioria dos profissionais que se dispõem a empreender. Por onde começar? O que fazer? Como transformar as ideias em realidade? A quem recorrer?

Por mais assustadores que esses questionamentos possam parecer, eles são essenciais para o sucesso do negócio. Isso porque, quanto mais preparado e informado estiver, mais coeasas serão as decisões do empreendedor.

Passo a Passo para Iniciar um Negócio

Avalie seu perfil

Antes de iniciar seu negócio, é importante verificar se você realmente tem perfil empreendedor e está pronto para dedicar-se integralmente a uma empresa. É essencial avaliar quais são suas reais motivações e ser verdadeiro nas respostas. Isso evita que você perca dinheiro e tenha frustrações.

Seja inovador

Todos os dias, centenas de empresas abrem e fecham no Brasil. Por isso, é importante oferecer produtos e serviços que realmente sejam diferenciados dos demais. Quanto mais elaborada e inovadora for sua ideia, maiores são as chances de sua empresa se destacar.

Elabore um plano de negócios

O plano de negócios fornece informações essenciais para que você conheça melhor o mercado em que pretende atuar, bem como clientes e concorrentes. Ao usar o método SWOT, é possível identificar, ainda, as forças, oportunidades, fraquezas e ameaças.

Faça uma análise financeira

Você tem todo o capital que precisa para bancar seu negócio? Terá que dispor de seus bens ou recorrer a sócios ou empréstimos? Avalie bem como você irá se manter e manter seu negócio funcionando até que ele cresça, e tenha certeza de que os custos não irão comprometer a renda de sua família.

Defina o público–alvo

Quem será seu cliente? A quem você deseja atender? Saber quem você está atendendo, bem como suas necessidades e exigências, é fundamental para oferecer os produtos e serviços adequados.

Conheça seus concorrentes

Saber quem você irá enfrentar é muito importante. Portanto, avalie seus concorrentes, seus pontos fortes e identifique suas principais lacunas. Assim, você pode identificar uma oportunidade de se destacar.

Formalização

Atualmente, existem diversas boas opções de formalização para micro e pequenas empresas (Micro Empreendedor Individual e Simples Nacional), que garantem direitos aos profissionais e uma série de incentivos para quem está começando.

Ler sobre o assunto também é fundamental. Neste sentido, a dica é a leitura do livro: Empreendedorismo e Coaching – Pessoas Inovadoras Empreendem.

Gostou das dicas? Comente e compartilhe em suas redes sociais!

Comments

comments

O que é coaching

Baixe o
e-book
gratuito

Conheça a metodologia que vai mudar sua vida. Acelere o seu sucesso!