Voltar

Como Montar um Treinamento Motivacional?

Publicado em | 0 comentários

A motivação é fator essencial para todas as empresas. Confira dicas para realizar treinamentos motivacionais e aumentar seus resultados! | AndreyPopov | DepositPhotos.com

Uma das principais formas de oxigenar a sua empresa é trabalhando diariamente na motivação dos funcionários. Mas como é que se faz isso? Através da sua própria postura, das coisas que você diz, da forma com a qual você diz, sempre tratando os profissionais com grande entusiasmo e confiança naquilo que eles estão fazendo.

Mas como o ser humano não é um robô, é necessário que periodicamente monte-se um treinamento motivacional para aumentar o entusiasmo dos colaboradores.

Por que manter os colaboradores motivados?

A motivação é um dos segredos de um trabalho bem feito, e que pode ser facilmente identificado se os métodos para isso estiverem apontados corretamente. E quando o segredo é revelado, fica fácil auxiliar a pessoa para que ela esteja sempre motivada e disposta a encarar os desafios e garantir resultados excelentes não apenas para a empresa, mas, principalmente, para ela mesma.

E isso, é claro, traz benefícios cotidianos para a organização. O que é melhor para a rotina de trabalho: uma equipe motivada ou desmotivada? Você já deve saber a resposta. E qual é a diferença real e prática que uma equipe motivada traz? Bem, para começar, ela cumpre com muito mais disposição as diretrizes que o líder dá.

Ou seja, uma equipe motivada é muito mais eficiente, eficaz e efetiva. Tudo o que ela faz possivelmente verterá resultados. E com um líder bem preparado, que sabe tirar o melhor de seus colaboradores, a empresa poderá ir bem longe.

O segredo para bater a concorrência pode estar na motivação, na capacidade que os colaboradores têm de quebrar barreiras, de fazer algo que outros nunca pensariam em fazer, porque simplesmente eles estão de bem com a vida e obstinados em serem os melhores.

Como montar um treinamento motivacional pode trazer melhores resultados para a sua empresa?

Simples de responder. Tudo se resume à rotina. Uma rotina bem montada que atinge os pontos principais para tornar o trabalho agradável e bem feito, com certeza tem alguns “ingredientes” que ativam a motivação dos profissionais. Ter um ambiente de trabalho sereno é um exemplo de como a rotina foi pensada para estimular o funcionário e aumentar sua autoestima.

Para tornar a rotina muito mais proveitosa, é recomendável que você traga alguns treinamentos que incluam a necessidade de mais motivação no dia a dia. E é nisso que os treinamentos motivacionais são tão contundentes, eles tornam a rotina de toda a equipe algo muito mais oxigenado, como se todos tivessem recebido uma injeção de adrenalina!

Como montar um treinamento motivacional?

Para aprender a montar um treinamento motivacional, o líder precisa ser alguém que compreende e conhece bem sua equipe. Você sabe quais são os pontos fortes e principalmente, os pontos de melhoria? Consegue reconhecer aquilo que mais está dificultando a rotina da equipe no que se refere à motivação? Você consegue compreender quais são as tarefas onde há mais falta de empenho dos seus funcionários? Por que há falta de empenho nessas tarefas?

Tente compreender tudo isso, pois será necessário para elaborar o objetivo do treinamento. Que tipo de motivação você quer estimular nos seus funcionários? “Existe mais de um tipo de motivação?” Sim! Até porque muitas pessoas se motivam por diferentes razões.

O problema da sua equipe é emocional? Será que alguns deles estão passando por um momento difícil, perda na família, separação, entre outras coisas? Ou será que o problema é com a falta de perspectiva no futuro? Será que eles não se veem num lugar melhor daqui a cinco anos? E se a falta de perspectiva for a própria empresa? Eles sentem que podem crescer com você? Eles sabem que você se importa com eles e está disposto a ajudá-los? Eles precisam de motivação nas vendas?

Depois de elaborar o objetivo, veja a duração do treinamento. Estude o tempo que deve ser o necessário para que você tente restaurar a motivação que havia desde o primeiro dia de trabalho. E, logo após isso, há a parte decisiva: que tipo de metodologia você usará para realizar um treinamento motivacional?

Estudo de caso

Toda teoria torna-se irrelevante quando não consegue transpor os muros das instituições de pesquisa e alcançar resultados eficientes ao ser aplicada na prática. Por isso, as pesquisadoras Franciele Hoffmann, Ms. Carla Maria Schmidt e Ms. Ivanete Daga Cielo conduziram um experimento na Inbrapel Indústria Brasileira de Papel Ltda, uma empresa do ramo de embalagens em papelão ondulado. Como resultado, elas conseguiram comprovar como montar um treinamento motivacional é essencial para o sucesso de qualquer organização.

Metodologia aplicada no experimento

Para mensurar o resultado, as pesquisadoras realizaram a aplicação de um questionário para verificar o nível motivacional dos colaboradores da empresa. Tendo base nesses dados, foi realizado um treinamento motivacional de acordo com as necessidades particulares da organização. Para avaliar a influência do experimento, elas reaplicaram o questionário junto aos colaboradores depois deles passarem pela atividade.

Resultados do treinamento motivacional

Com o término da segunda aplicação do questionário, tornou-se inegável a percepção tanto de colaboradores quanto da gerência como montar um treinamento motivacional foi fundamental para alterar a disposição dos funcionários. No início do experimento, somente 14% dos entrevistados se diziam motivados, enquanto ao final, 47% dos colaboradores tiveram essa resposta. Já a percepção dos trabalhadores em relação à preocupação dos superiores com o estado de motivação deles foi de 0 para 14%, representando um aumento considerável.
Viu como montar um treinamento motivacional é um grande diferencial para o sucesso da sua empresa? Compartilhe esse artigo nas redes sociais com os seus amigos.

Comments

comments

O que é coaching

Baixe o
e-book
gratuito

Conheça a metodologia que vai mudar sua vida. Acelere o seu sucesso!