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Como Melhorar sua Comunicação Interpessoal

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comunicação interpessoal

Monkey Business Images/Shutterstock Empatia é elemento fundamental para termos uma comunicação interpessoal mais positiva e eficaz no trabalho

Desenvolver a comunicação interpessoal é muito importante para nosso crescimento profissional e para nos destacarmos em nosso trabalho e carreira. Esta competência é tão relevante porque, como bem sabemos, precisamos nos relacionar com nossos colegas, líderes, clientes e fornecedores e saber se comunicar bem, faz a diferença nas mais diferentes situações.

Profissionais habilidosos em sua comunicação são aqueles que constroem boas relações interpessoais na empresa, que conseguem se comunicar de maneira mais clara e ser bem mais assertivos na apresentação de suas ideias. Também são aqueles que têm mais facilidade em fazer um bom atendimento aos clientes, mediar às situações de conflito e liderar as pessoas.

Todas estas competências só são possíveis porque um comunicador nato também é aquele que tem uma empatia alta pelas pessoas. Na prática, esta habilidade interpessoal se reflete não apenas na forma de se expressar verbalmente, mas na forma como “lê” as outras pessoas e interpreta seus sentimentos, comportamentos e ações. Esta sensibilidade é um grande diferencial.

Dicas para Melhorar sua Comunicação Interpessoal

Aprenda a ouvir – mais do que falar é importante saber se posicionar no momento e do jeito certo e para isso é preciso ouvir o que o outro tem a dizer, compreender as diferentes visões e, então, colocar sua opinião.

Crie empatia – mesmo que você seja uma pessoa tímida e tenha dificuldades de falar em público, seja uma pessoa aberta ao outro. Lance um sorriso, esteja aberto a ajudar, colaborar com suas ideias e busque se relacionar de forma positiva com seus colegas e líderes e criar empatia.

Aprenda a se comunicar – assim como você, cada pessoa tem um modo de se expressar. Observe ao seu redor e veja como seus colegas, líderes ou liderados se comunicam e regule sua forma de se comunicar de modo que consiga expor suas ideias de forma clara e ser entendido perfeitamente.

Tenha clareza – a comunicação efetiva está diretamente relacionada ao modo como cada um de nós se manifesta. Nos emails, nas conversas e apresentações seja o mais claro e conciso possível, evitando gírias, expressões chulas e erros de português.

Respeite o outro – comunicação é relacionamento, por isso, mesmo que num determinado momentos suas opiniões e ideias sejam divergentes das pessoas com quem trabalha jamais perca o respeito ou o bom senso. Tenha calma, ouça o que o outro tem a dizer, reflita se aquilo faz algum sentido e só então tome uma posição. Isso ajuda a evitar discussões sem sentido e criar atritos.

Como podemos perceber, desenvolver uma boa comunicação interpessoal é o melhor caminho para construirmos relacionamentos interpessoais positivos e duradouros, acumularmos bons resultados como profissionais e líderes e termos uma carreira de sucesso.

Obviamente que tudo isso deve ser aliado a comportamentos assertivos, comprometimento, automotivação, engajamento, alta produtividade e ações eficazes, que contribuam diretamente para o crescimento da empresa.

Se você busca por tudo isso e muito mais e quer desenvolver suas habilidades de comunicação de forma rápida, objetiva e assertiva, minha dica é – faça Coaching. Quer saber mais sobre esta metodologia? Conheça a formação Professional & Self Coaching – PSC e obtenha todas as ferramentas e técnicas para desenvolver uma comunicação de forma extraordinária.

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