Voltar

Como melhorar a comunicação no ambiente de trabalho

Publicado em | 0 comentários
equipe conversando e rindo

© Depositphotos.com / Wavebreakmedia A habilidade de comunicação é essencial para construir bons relacionamentos interpessoais e para que o colaborador expresse suas ideias e sugestões.

Como as empresas são feitas de pessoas para pessoas, a comunicação no ambiente de trabalho é essencial. Colaboradores que possuem essa habilidade bem desenvolvida mantêm ótimos relacionamentos interpessoais, contribuindo para a construção de um clima organizacional mais harmonioso. Eles ainda expressarem melhor as suas ideias e sugestões e, por vezes, são ótimos argumentadores e negociadores. Não à toa são muito valorizados no mercado de trabalho.

Independentemente do seu cargo ou profissão, aprender a se comunicar adequadamente é fundamental para alcançar sucesso em sua carreira. Se quiser ocupar um cargo de liderança, então, desenvolver essa habilidade vira praticamente uma obrigação. O gestor deve saber como dar um feedback aos seus colaboradores evitando erros de interpretação que provoquem desmotivação, desentendimentos e outros problemas semelhantes.

De maneira geral, melhorar a comunicação no ambiente de trabalho contribui para propor soluções, vender ideias, explicar estratégias, fazer acordos, entre outros, de maneira clara e objetiva. Quem se dedica a isso, aprende a dialogar com as mais diferentes pessoas, seja qual for a sua posição na empresa, e a se sair bem nas mais variadas situações profissionais. Para se expressar corretamente, além de falar ou escrever bem, também é necessário saber ouvir, de modo a compreender efetivamente a opinião do outro.

O que fazer para melhorar a comunicação no ambiente de trabalho?

Melhorar a comunicação é saber se expressar de maneira efetiva, compreendendo e fazendo-se compreender. Quando você desenvolve essa habilidade, constrói um bom relacionamento interpessoal e atinge resultados extraordinários no trabalho em equipe. Confira algumas dicas para obter esses benefícios.

Seja simpático

Estabelecer uma boa comunicação no ambiente de trabalho ajuda o profissional a construir uma boa imagem de si mesmo. A forma como você se relaciona é a sua melhor carta de apresentação para as pessoas ao seu redor. Por isso, mantenha uma postura solícita, converse, ouça, lembre-se dos nomes das pessoas e mostre simpatia por todos que o cercam.

Treine muito

Enquanto algumas pessoas têm uma boa desenvoltura para se comunicar, outras são introvertidas e apresentam muita dificuldade em estabelecer relacionamentos. Mas mesmo essas pessoas podem melhorar a comunicação no ambiente de trabalho. Basta trabalhar a autoconfiança para transmitir mais segurança ao se expressar, com a convicção de que não há nada a temer se os seus argumentos são verdadeiros e sólidos. Aproveite todas as situações que puder para praticar e desenvolver essa competência, como diálogos com pessoas de outras equipes e até participações em happy hours. Treinando regularmente, quando você precisar se posicionar em reuniões ou outras ocasiões semelhantes, tenderá a se sair muito melhor.   

Seja objetivo

Em plena era da informação, as pessoas querem resolver tudo mais rapidamente e isso vale para todos os setores da vida. Para estabelecer uma comunicação eficaz no ambiente de trabalho, você deve ser objetivo e sempre ir direto ao ponto. Isso vale para qualquer meio de comunicação, seja pessoalmente, seja por e-mail ou telefone.

Opte por uma linguagem formal

No ambiente de trabalho, a linguagem formal é a que predomina. Para que seus argumentos sejam levados a sério, evitar distrações de seu interlocutor devido a palavras usadas erroneamente ou outras situações constrangedoras, fique sempre atento a possíveis deslizes de gramática. Isso vale também para comunicação escrita. O ideal é manter-se em um meio termo, evitando gírias e muita intimidade, principalmente em contextos importantes, como uma reunião de negócios. A leitura é uma das formas mais eficientes de fazer isso e ainda ajuda a desenvolver sua argumentação, independentemente do contexto comunicacional em que estiver inserido.

Como os gestores podem melhorar a comunicação no ambiente de trabalho

Como mencionei anteriormente, para exercer um cargo de liderança é essencial saber se comunicar adequadamente. A habilidade não somente favorece um bom relacionamento com toda a equipe como otimiza o trabalho do gestor. Confira abaixo algumas dicas para colocá-la em prática.  

Falta de Feedback

Faz parte das atividades do líder oferecer feedbacks assertivos e constantes à equipe. Esse retorno permite corrigir falhas e melhorar processos, além reconhecer e valorizar o trabalho bem executado por cada um deles.

Excesso de Retrabalhos

Quando os liderados têm de refazer repetidas vezes uma mesma tarefa, é sinal de que as instruções não estão claras e o treinamento para executar o trabalho foi ineficiente. Esteja atento a isso, identificando e corrigindo imediatamente estas falhas na comunicação.

Dificuldades nas Relações Interpessoais

Se os liderados não conseguem trabalhar juntos e estão frequentemente entrando em conflito, o líder deve se atentar ao modo como delega e acompanha as demandas, adotando medidas imediatas para contornar a situação. Converse com toda a equipe, e ouça atentamente cada um, tentando mediar os atritos e minimizar as insatisfações.

Fofocas e Boatos

Quando especulações tomam o lugar de informações oficiais, surgem boatos e fofocas, além de insegurança e insatisfação entre os colaboradores. Sempre seja objetivo na hora de informar sobre mudanças, novos procedimentos, contratações e desligamento de profissionais da equipe. Não deixe seus profissionais à deriva.

Informações Incompletas

O sucesso da liderança depende diretamente do engajamento de sua equipe e, sem confiança, não há como ter a colaboração dos profissionais. Por isso, nunca repasse informações incompletas, tenha sempre certeza dos dados, seja claro, mostre na prática como as coisas devem ser e certifique-se de que todos entenderam o que foi comunicado.

Melhore sua comunicação com o coaching

O coaching é um excelente aliado para os profissionais que querem desenvolver diversas habilidades e impulsionar o sucesso em suas carreiras. Por ser um método focado em desenvolvimento humano, que trabalha os aspectos comportamentais e viabilizam ações mais assertivas, também é uma excelente opção para melhorar a comunicação no ambiente de trabalho. O coaching focado em linguagem ericksoniana é o mais indicado para esse caso, porque ajuda a pessoa a identificar o que está atrapalhando a sua comunicação e, consequentemente, a melhorar seu relacionamento com colegas de trabalho, gestores e clientes.

Gostou do artigo? Deixe seu comentário abaixo!

 

Comments

comments

O que é coaching

Baixe o
e-book
gratuito

Conheça a metodologia que vai mudar sua vida. Acelere o seu sucesso!