O foco é uma característica indispensável para qualquer pessoa, independentemente da atividade que ela desempenha. Para realizar algum projeto, para estudar, para trabalhar, para cuidar da casa ou mesmo para praticar atividades físicas, manter o foco é fundamental para realizarmos tudo com dedicação, empenho e qualidade. Ele nos auxilia não apenas a organizar as tarefas diárias, mas a não perder o controle sobre as nossas obrigações.

Ter foco significa dedicar-se a algo que é prioridade naquele momento, ignorando tudo o que não é. É como o foco de uma câmera, que concentra a nitidez em um determinado ponto, ignorando todo o resto. Agir com foco consiste em concentrar a sua atenção apenas para aquela atividade naquele momento.

Quer saber como podemos desenvolver e exercitar essa habilidade tão importante e tão rara hoje em dia? Então, confira as dicas que separamos a seguir. Siga em frente e tenha uma excelente leitura!

1. Cuide da saúde, descanse bem e acorde cedo

Deixar de acordar tarde e despertar ao toque do despertador pode ser um grande desafio para muitas pessoas, mas o dia tende a render muito mais quando começa mais cedo. Isso acontece porque, ao acordar logo ao amanhecer, você não perde o seu valioso tempo dormindo e consegue realizar todas as atividades do dia.

O ato de acordar tarde desperta a sensação de que já perdemos boa parte do dia, o que causa desânimo e perda de motivação para sermos produtivos. Se for o caso, procure dormir um pouquinho mais cedo também, de modo que você fique bem descansado e acorde com energia para o novo dia. Jamais deixe de cuidar do sono, do descanso, da saúde física e da saúde mental. Sem esses itens, ficará difícil concentrar-se e manter o foco.

2. Planeje o seu dia

Além de evitar acordar tarde, é importante acordar sabendo o que você deve fazer. Por isso, logo no início do dia, ou na véspera, se preferir, consulte a agenda com todos os seus compromissos e obrigações do dia.

PSC

Defina uma ordem para a realização das atividades, considerando o que é prioritário e o que pode ser deixado para mais tarde. Procure ter ao menos noções dos horários e do tempo necessário para a realização das tarefas, de modo que você não assuma mais atividades do que dá conta. Além disso, deixe as tarefas mais difíceis para os momentos em que você se sente mais disposto.

3. Organize os seus ambientes

A ideia do foco é aumentar a nossa capacidade produtiva, evitando cansar a mente mais do que o necessário e evitando também a perda de tempo. Nesse sentido, outra dica muito importante é manter os espaços em que você vai trabalhar limpos e organizados, pois ninguém merece perder tempo por não saber onde estão os objetos de que você precisa naquele momento.

Essa dica se estende ao ambiente digital. Por isso, nada de deixar os seus arquivos jogados na área de trabalho. Organize-os em pastas, de modo que você os encontre facilmente. No mais, mantenha tudo organizado e jogue fora aquilo que você não utiliza mais, a fim de evitar a bagunça e abrir espaço.

4. Elimine as distrações

Você já parou para pensar em quanto tempo gasta mexendo no celular quando inicia qualquer atividade? Não importa se você está no trabalho ou em casa, manter a concentração é fundamental para ter um dia mais produtivo. Portanto, evite distrações, como ligações pessoais, internet, televisão e redes sociais. Preocupe-se em realizar primeiro as suas tarefas mais importantes.

Se você estiver em um ambiente com mais pessoas e que esteja mais agitado, peça para que colaborem fazendo silêncio. Se preferir, coloque fones de ouvido com um instrumental tranquilo para manter a concentração. Isso evitará que você se distraia com sons não relacionados ao seu trabalho.

5. Faça uma coisa de cada vez

Há pessoas que afirmam que conseguem aderir ao chamado multitasking, ou seja, à capacidade de fazer muitas coisas ao mesmo tempo. Por mais que alguns defendam que é possível, evite esse comportamento. O cérebro tende a cansar-se facilmente por continuamente interromper uma atividade para dedicar-se a outra.

Assim, evite atender o celular enquanto cozinha, conversar com alguém enquanto responde aos e-mails, assistir à TV enquanto mexe nas redes sociais, entre outras coisas.

Tentar ser multitarefa, na maioria das vezes, prejudica a atenção e compromete a qualidade das atividades que nos propomos a fazer. Ao tentar fazer várias coisas de forma rápida, você não dá a devida atenção que cada atividade merece e acaba fazendo as coisas de qualquer jeito. Consequentemente, você terá que consertar os erros ou refazer essas tarefas, o que demandará mais tempo e comprovará que é melhor fazer uma coisa de cada vez.

6. Lembre-se dos motivos pelos quais você faz o que faz

Muitas vezes, perdemos o foco de uma atividade porque nos cansamos, nos desanimamos e achamos graça em qualquer outra coisa que não seja o que temos que fazer. Nessas horas, exercite a sua capacidade de motivar a si mesmo.

Para isso, relembre os propósitos das suas atividades, ou seja, o porquê de fazer cada uma delas. Se der preguiça de cozinhar, pense na sua saúde e da sua família. Se estiver cansado de trabalhar, pense em como é bom ter um emprego que o remunera e que sustenta a sua vida. Se estiver desmotivado para o estudo, pense em quantas portas o conhecimento poderá abrir para você depois de formado.

7. Defina “recompensas” para si

Por falar em motivação, outra maneira de encontrá-la diante de atividades que não são lá muito divertidas é a definição de pequenas recompensas no dia a dia. Por exemplo, permita-se comer um chocolate depois de concluir o relatório que o chefe pediu, ou então jante fora com o namorado depois de um dia de muito foco e produtividade no trabalho.

Esse hábito fará com que o seu cérebro registre que manter o foco e a concentração é uma habilidade que vale a pena desenvolver. Assim, com o passar do tempo, concentrar-se e focar nas tarefas não será mais tão difícil.

E você, querida pessoa, como mantém o seu foco nas atividades? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!