Imagine a seguinte situação – Você está navegando em sites de emprego ou mesmo em grupos voltados para isso, em suas redes sociais, e vê uma vaga que muito lhe agrada. O que você faz, edita o título e endereço do destinatário e encaminha aquele email, que já mandou para diversas empresas, ou escreve um totalmente novo?

Pode ser mais prático usar o roteiro que já criou e simplesmente enviar seu portfólio como nas vezes anteriores. Entretanto, para cada vaga, alguns detalhes podem fazer toda diferença para que seja chamado ou não para participar de um processo seletivo e conseguir o emprego.

Mas então, como mandar um currículo por email para uma empresa? Existe uma forma mais assertiva de fazer isso? Com certeza, a resposta é sim. Porém, saiba que não é apenas o modo como se apresenta, mas especialmente o que está em seu currículo que fará toda a diferença.

Dicas Para Enviar Currículo Por Email

Como sabemos, num processo seletivo, um selecionador recebe dezenas, às vezes, centenas de emails e currículos de candidatos. Com isso, nem sempre o recrutador terá chances de ler email por email e saber suas intenções ao enviá-lo. Por isso, sugiro que foque sempre na qualidade de seu currículo.

Em outras palavras, procure organizar de forma correta as informações, seus dados pessoais e experiências e objetivos profissionais, e destacar aquelas que sejam mais condizentes com a vaga. Além de valorizar seu currículo, esta ação também otimiza o trabalho do RH, pois a objetividade é essencial nestes momentos.

Ainda assim, em todos os seus emails, nada de simplesmente encaminhar seu C.V sem dizer um “A” no espaço disponibilizado para o texto. Fique atento ao que escrever e atento à sua linguagem escrita para evitar erros desta natureza.

Potencialize suas habilidades e permaneça em constante
desenvolvimento!Clique aqui e descubra como isso
é possível! Acesse “Tudo sobre Coaching”!

O Que Escrever e Colocar no Email?

PSC

Ao escrever, sempre comece cumprimentando o recrutador (Olá, boa tarde! Como vai? Por exemplo), informe que o seguinte email tem como objetivo a candidatura à vaga X (assistente de Marketing, secretária, vendedor…). De maneira rápida, você pode dizer que gostaria de fazer parte da equipe e contribuir com seus conhecimentos. Finalize desejando um excelente dia e assine com seu nome completo e um cumprimento final (Atenciosamente, fulano).

Caso seja requerida a sua pretensão salarial também informe o valor desejado. Aqui é importante saber qual a média de salários que a empresa geralmente paga para o cargo pleiteado e procurar colocar um valor que seja compatível. Isso evita enviar um valor muito alto e que isso já te elimine de cara da seleção.

Crie um currículo profissional e carta de apresentação. Isso faz parecer muito importante. Um design atraente pode significar a diferença entre um currículo que recebe uma segunda olhada e um currículo que é ignorado. Isto é especialmente verdadeiro se você souber que um ser humano estará revisando seu currículo.

Obtenha um modelo de currículo profissional. A maneira mais rápida de obter um currículo de aparência profissional – que certamente causará uma boa primeira impressão é usar um modelo de currículo profissional e uma carta de apresentação correspondente. Com um modelo de currículo, o trabalho de design já está pronto. Tudo o que você precisa fazer é inserir suas informações e está pronto para ser usado. Você pode encontrar uma boa seleção de modelos de currículo em bons sites na internet. 

Crie uma boa redação de currículo. Algumas das informações específicas que você precisa incluir são títulos de trabalho anteriores, empregos anteriores e anos de trabalho, bem como registros de qualquer curso ou pós-graduação que você tenha concluído. Depois de reunir as informações necessárias, você estará pronto para colocá-las no modelo de currículo.

Currículo longo ou curto? É uma controvérsia. A maioria dos especialistas em currículo concorda que um currículo deve ser curto. A menos que você tenha muitos anos de experiência de trabalho, uma página é o suficiente. Embora você possa ficar tentado a listar os detalhes completos de cada posição que já teve, lembre-se de que a maioria dos profissionais de RH decide muito rapidamente se deseja avançar com o aplicativo no processo de contratação

Personalize seu currículo. Um erro comum de currículo é enviar exatamente o mesmo currículo a cada solicitação de emprego. Não cometa esse erro. Em vez disso, personalize o seu currículo para cada empresa / cargo a que se candidata. Para ajustar cada currículo a um cargo determinado, comece lendo atentamente a descrição do trabalho. 

Depois, observe sua própria experiência e descubra as partes de sua experiência que correspondem à descrição do trabalho. A experiência é o que você precisa destacar no seu currículo. Por exemplo, você está se candidatando para um cargo de marketing digital. Seu trabalho anterior foi como atendimento publicitário em uma empresa de marketing digital. 

Nesse trabalho, você atendeu telefonemas e enviou faturas. Mas você também foi responsável por atualizar os sites dos clientes atuais. Além disso, a empresa pagou um curso para você de marketing digital. As partes da sua experiência em que você se concentraria em seu trabalho atual seriam atualizar sites de clientes e concluir as aulas de marketing digital. 

Também ajuda se você for específico. Então, se você puder, forneça números e detalhes de sua experiência. Por outro lado, se você estivesse solicitando outros cargos de marketing digital, você se concentraria mais no aspecto digital de sua posição atual. 

Certifique-se de personalizar sua carta de apresentação também. Siga com a personalização na sua carta de apresentação. Pense na sua carta como outra chance de explicar por que sua experiência é relevante para o trabalho. Mais uma vez, use a descrição do trabalho como um guia.

Verifique novamente seu currículo com cuidado. Erros em seu currículo fazem você parecer pouco profissional. Portanto, verifique cuidadosamente seu currículo para evitar principalmente erros de ortografia. Qualquer erro de ortografia é ruim, mas tenha cuidado especial com a ortografia dos nomes das empresas. Usar o nome errado para uma empresa pode dificultar a verificação de suas informações.

Erros gramaticais. A gramática ruim faz com que seu currículo e sua carta de apresentação pareçam desleixados. Se a gramática não é sua praia, peça alguém para revisar para você. Informação imprecisa. Certifique-se de que seus anos de emprego e graduação estejam atualizados.

Se sua ferramenta de criação tiver uma ferramenta interna de verificação ortográfica, use-a. Mas não pare por aí. Embora as ferramentas de correção ortográfica detectem alguns erros, muitas delas não conseguem obter o uso incorreto de palavras. Então, não se esqueça de ler atentamente o seu currículo e carta de apresentação. Os erros de digitação podem realmente inviabilizar um currículo. 

Envie seu currículo para um contato da empresa. Para dar seu currículo a um ser humano, comece procurando um contato que trabalhe na empresa onde você está se candidatando. Um bom lugar para procurar contatos está no seu perfil do LinkedIn. Se você encontrar um contato dentro da empresa, poderá usar o próprio sistema de mensagens do LinkedIn para perguntar se ele estaria disposto a entregar seu currículo ao gerente de contratação.

Se você não conhece um contato dentro da empresa, ainda é possível encontrar o nome do gerente de contratação no LinkedIn. Uma vez que você tenha um nome, convide-o para ser uma conexão primeiro – isso permite que ele veja seu perfil e se familiarize com suas qualificações. Enquanto isso, candidate-se ao cargo através dos meios convencionais e, em seguida, envie ao gerente de contratação uma breve nota mencionando seu interesse em trabalhar para a empresa. Explique rapidamente que você solicitou a vaga e por que se sente qualificado.

Com alguma sorte, o gerente de contratação responderá e iniciará uma conversa com você. Se o seu perfil do LinkedIn parece bom, eles podem procurar seu currículo no pool de candidatos ou pedir para você enviá-lo diretamente para eles. De qualquer forma, você atingiu sua meta de colocar seu currículo na frente de uma pessoa real.

A felicidade é imprescindível para o bom desempenho
profissional!Clique aqui, faça nosso “TESTE”
e descubra como anda sua felicidade!

Use um endereço de e-mail profissional

O endereço de e-mail que você usa para pedidos de emprego e para enviar seu currículo pode causar uma má impressão. Se você é como muitos de nós, você pode ter criado um e-mail anos atrás, quando estava na escola. Infelizmente, alguns desses nomes de usuários podem dar ao empregador em potencial a impressão errada.

Os melhores endereços de e-mail usam um serviço de e-mail conhecido (como o Gmail) e uma variação do seu nome e sobrenome. Como alternativa, se você tiver um site profissional pessoal, é aceitável usar esse e-mail. Novamente, use seu primeiro e último nome como nome de usuário.

Agora que você criou um currículo profissional, está pronto para enviá-lo para uma empresa. Se você está respondendo a um anúncio de emprego, siga as instruções cuidadosamente. Se você estiver enviando o currículo para um indivíduo, provavelmente estará usando e-mail.

Tenha cuidado com o horário em que você decide enviar seu e-mail de currículo. Um e-mail enviado em uma sexta-feira ou no final do dia, antes de encerrar o expediente, tem menos probabilidade de ser lido.

Depois de enviar seu currículo por e-mail, é importante fazer o acompanhamento. Se você não tiver notícias do seu contato depois de um dia ou dois, envie um e-mail de acompanhamento. É possível que eles nunca tenham recebido seu currículo por e-mail ou podem ter perguntas para você. Se tudo correr bem, parabéns! Você pode se encontrar negociando um salário para seu novo cargo. 

No momento da entrevista pessoal, você pode negociar melhor o valor e apresentar as qualidades e diferenciais para merecer ganhar mais. Aproveite estas dicas simples e poderosas e potencialize suas chances de conquistar um emprego novo em 2019. Fique atento e boa sorte!

Gostou do texto? Curta, comente e compartilhe em suas redes sociais!

Copyright: Docstockmedia/Shutterstock