lidar-com-stress-pessoas

Como Lidar Com Pessoas Estressadas e Se Manter Equilibrado

Por: José Roberto Marques | Blog | 13 de novembro de 2017

A OMS, Organização Mundial da Saúde, realizou uma pesquisa na qual constatou que cerca de 90% da população mundial sofre com o estresse. Esse número alarmante nos mostra o quanto é importante cuidar da saúde mental e buscar sempre o equilíbrio de nossas emoções. Além de cuidar do seu interior, outro ponto essencial a ser considerado é entender como lidar com pessoas estressadas, para que o estado de espírito delas não interfira no que você sente, e, também, para não potencializar o estresse que elas estão sentindo.

Ao viver em sociedade, estamos sujeitos a lidar com indivíduos de todos os tipos, incluindo aqueles que estão passando por situações de desconforto emocional e insegurança, que podem ser geradores do estresse. Não cabe a nós julgarmos as batalhas pelas quais os outros estão passando, o que podemos fazer é agir com empatia e não nos deixar levar pela tensão do ambiente, mantendo o equilíbrio.

Os Sintomas do Estresse

Todos nós, em algum momento, já precisamos lidar com o estresse, seja sentindo ou convivendo com alguém nessa situação. Basicamente, trata-se de um estado causado por sensações de insegurança, medo, pressão e preocupação. Quando estamos estressados um hormônio chamado cortisol é liberado, inibindo a função dos neurotransmissores, que são os responsáveis pela comunicação das células do cérebro. Por isso, um indivíduo sob estresse pode apresentar os seguintes sintomas:

  • Dificuldade de manter a concentração;
  • Problemas em se relacionar no trabalho e vida pessoal;
  •  Estado de tensão constante;
  • Pensamentos negativos e recorrentes;
  • Cansaço excessivo e irritabilidade;
  • Julgamento prejudicado e etc.

Além dos sintomas psicológicos, o estresse também pode se manifestar por meio dos seguintes problemas físicos:

  • Desregulação do intestino (diarreia ou constipação);
  • Queda capilar e problemas na pele;
  • Alterações de peso (engordar ou emagrecer rapidamente);
  • Dores de cabeça ou pelo corpo;
  • Falta de ar, palpitação, sudorese, arritmias, tonturas entre outros.

Manter a atenção sobre esses sinais é o primeiro passo para identificar que você ou alguém do seu convívio está passando por uma crise de estresse.

Dicas de Como Lidar Com Pessoas Estressadas de Forma Positiva

Lidar com pessoas estressadas pode ser desafiador, mas existem algumas atitudes que ajudam a contornar esse tipo de situação de forma positiva. Afinal, retribuir uma fala ríspida na mesma moeda só irá deixar o ambiente mais pesado e não ajudará nenhum dos lados. Veja que atitudes são essas e saiba manter o equilíbrio em meio ao nervosismo.

1 – Tenha Empatia

A empatia é o ato de se colocar no lugar do outro para buscar entender as razões que o levam a agir de determinada maneira. Então, antes de se chatear com a forma como uma pessoa te tratou, procure entender o que a leva a agir deste modo. Cada um tem seus medos e inseguranças e utiliza meios diferentes de projetar o que sente. Muitos, de modo inconsciente, utilizam a agressividade como defesa e, ao entender isso, você passará a enxergá-los sob um novo prisma.

Portanto, quando notar que um colega de trabalho, amigo, parceiro, parceira ou ainda uma pessoa que está lhe oferecendo algum tipo de atendimento se mostrar estressada, deixe os julgamentos iniciais de lado e procure entendê-los. Esse simples exercício de empatia vai te ajudar a lidar com os indivíduos ao seu redor de uma forma mais positiva, e, também, a não se deixar levar pelo sentimento negativo do outro.

2 – Não Leve Para o Lado Pessoal

Uma das primeiras reações que as pessoas costumam ter quando alguém fala com elas de forma agressiva é pensar que se trata de algo pessoal. A verdade é que, na maioria dos casos, não é. A ofensa dirigida ao outro é apenas uma amostra do que está no interior daquele indivíduo, é como se ele usasse essa reação para demonstrar o que está sentindo. Isso quer dizer que por conta do estresse, ela reagiria do mesmo jeito com qualquer um que se aproximasse.

Por isso mesmo quando uma pessoa se mostrar estressada perto de você, principalmente se for alguém com quem tem uma relação de carinho, não pense que se trata de um ataque pessoal. Isso é mais um pedido de ajuda do que qualquer outra coisa, um sinal de que há algo de errado no interior daquele ser e que, talvez, uma atitude sua de acolhimento e respeito possa ajudar.

3 – Mantenha a Calma

Perder a calma quando alguém age de forma ríspida é o mesmo do que colocar ainda mais lenha na fogueira. O estresse da pessoa aumentará, você perderá o equilíbrio e a sensatez estará cada vez mais longe da situação. Com isso, as chances de acontecerem coisas das quais as duas partes possam vir a se arrepender no futuro se tornam muito grandes.

Quando a inteligência emocional predomina e calma é mantida é possível enxergar melhor o que está acontecendo e, assim, ter atitudes conscientes e positivas. Lembre-se que quanto mais alto alguém gritar, maior a necessidade que ele tem de ser ouvido, então: pare, respire e ouça. Dependendo da situação, pode não ser possível, no exato momento, conversar para entender o que está acontecendo, entretanto, agir de forma tranquila pode ser uma resposta que irá ajudar a mudar um pouco daquela realidade.

4 – Conheça as Suas Emoções

Cada ser é único e tem suas próprias emoções, entretanto, quando nos conhecemos passamos a entender melhor os outros e as reações que eles têm perante diversas situações. Ao se conhecer, você irá desenvolver a chamada inteligência emocional, que é quando se assume o controle sobre os sentimentos, canalizando as emoções de forma positiva.

Uma pessoa que tem autocontrole emocional consegue identificar com mais facilidade pontos de estresse e lidar com pessoas estressadas com equilíbrio porque enxerga além do que as aparências mostram. Ela não vê apenas um colega de trabalho mal educado e sem paciência, mas sim alguém que pode estar passando por desafios e pressões que estão o deixando inseguro, ansioso e agressivo.

5 – Ofereça Ajuda

Dependendo do tipo de relacionamento que existir entre você e a pessoa que está se mostrando estressada, ofereça ajuda. Muitas vezes, se mostrar disponível para ouvir o que ela tem a dizer poderá ajudá-la a se sentir melhor. Ter alguém com quem se abrir sem ser julgado é o que grande parte daqueles que estão passando por situações de estresse precisam.

Nos casos em que não há proximidade e abertura para uma conversa, uma atitude positiva já será de grande valia. Ao agir com tranquilidade perante uma pessoa que parece estar perdendo o controle, você mostrará que consegue ouvir além das palavras e, de alguma forma, já estará lhe ajudando com sua compreensão.

Agora que você já sabe como identificar e lidar com pessoas estressadas, conseguirá agir de forma mais positiva e sem comprometer o seu equilíbrio emocional. Lembre-se de que cada indivíduo tem seus desafios e batalhas pessoais, e, ao agir com empatia, estará lhe ajudando a aliviar o peso desse fardo e a ter uma vida melhor.

Copyright: 334226789 – https://www.shutterstock.com/pt/g/esb%20professional