No dia a dia ter que lidar com pessoas pessimistas pode ser um grande desafio para qualquer um. Digo isso porque estão sempre focadas no negativo, ou seja, pensando que tudo vai dar errado, que todas as pessoas diferentes delas são ruins e que o mundo está realmente contra sua felicidade. Portanto, para os indivíduos com este perfil, o copo está sempre meio vazio, o tempo sempre fechado, pois o seu pensamento é sempre povoado de ideias negativas sobre tudo.

Obviamente isso não acontece por acaso. Muito deste comportamento pode ser proveniente de experiências negativas, não ressignificadas ainda, e que mudam a pessoa de tal forma que ela passa a ver tudo e a todos de forma ruim. A mentalidade de pais com ideias negativas também é outro fator que pode ajudar influenciar no jeito de ser do pessimista.  Além disso, doenças como a depressão e a síndrome do pânico fazem com a pessoa tenham pensamentos negativos o tempo todo e são um alerta importante para procurar ajuda.

Tudo isso, quando não trabalhado, acaba influenciando nas relações pessoais e profissionais da pessoa e, em seu sucesso nestas áreas também. Se não bastasse isso, pessoas pessimistas costumam espalhar pensamentos negativos não só a respeito de si mesmas, mas dos outros também. Assim, eles tentam desencorajá-los a seguir em frente com seus sonhos, falando para os outros que é muito difícil, que não são capazes, que não vão conseguir…

Consciente ou inconscientemente isto é o que elas pensam em relação si mesmas também.  O problema é que além de se sabotarem elas também sabotam os outros quando destacam apenas dificuldades e crenças enfraquecedoras como estas. Por isso, mesmo é preciso tomar bastante cuidado par não se deixar contaminar com este pessimismo.

Veja como Como Ajudar as Pessoas Pessimistas

Uma das formas de ajudar uma pessoa pessimista é, em primeiro lugar, evitando todo e qualquer tipo de julgamento, pois cada um tem uma razão para ser como é. Portanto, muitas coisas não cabem a nós julgar, mas sim fazer nossa parte para ajudá-la a evoluir, sair deste estado atual de negatividade para um melhor e mais positivo.  Tenho certeza que é o mesmo que gostariam que fizesse por você.

Neste sentido, sempre que ouvir de um pessimista uma coisa negativa busque mostrar o lado positivo da situação e trazer uma perspectiva diferente sobre o mesmo assunto. Muitas vezes o indivíduo está há tanto tempo focado no negativo e desiludido em relação à sua existência ou às pessoas, que age como se tivesse realmente uma venda nos olhos, que lhe impossibilitasse de ver e sentir qualquer coisa boa ao seu redor.

Traga para as pessoas pessimistas uma visão de mundo diferenciada, mostre bons exemplos e pensamentos positivos de que sim, as coisas podem dar certo. Mostre também que ela tem o direito de ser feliz, ter sucesso, amor e reconhecimento e que não é porque algo não deu certo, em alguma área de sua vida, que tudo mais dará errado.

PSC

Evidencie ainda que as suas crenças não precisam repetir as crenças negativas dos seus pais e que, se ela quiser, pode sim construir uma mentalidade nova e muito mais positiva e construtiva.

Os pessimistas encontrarão qualquer motivo para reclamar, e eles vão querer que você faça o mesmo. A miséria adora companhia e os pessimistas muitas vezes tentam arrastá-lo para baixo, para que não fiquem sozinhos em sua negatividade. Se o seu amigo se queixar de algo trivial, evite reagir e deixe passar. Concordar com ele só fará seu amigo pensar que ele está certo e encorajá-lo a continuar o comportamento.

Fale sobre coisas que seu amigo gosta ou que se sinta bem. Evite conversas pesadas para não cair na negatividade. Evite envolver-se em argumentos ou tomar partido em assuntos sérios. Mantenha uma atitude positiva ao lidar com eles. Permaneça desapegado de sua negatividade e não leve para o lado pessoal. Lembre-se de que as pessoas pessimistas têm seus próprios problemas que não têm nada a ver com você.

Entender a raiz do problema pode facilitar a abordagem da atitude pessimista de uma pessoa. Tente se colocar no lugar dessa pessoa para entender de onde ela vem e por que ela é tão negativa. Isso é ser empático! Se o pessimismo é justificado, diga-lhe que entende como se sente e que é normal sentir-se assim em certas situações. Dê à pessoa reforço positivo através de elogios e incentive-a a ver o lado positivo das situações.

Pode parecer inacreditável para você, mas seu amigo pessimista pode estar completamente inconsciente de sua atitude excessivamente negativa. Dê exemplos de ocasiões em que ele foi excessivamente pessimista e explique por que isso o incomoda. Aproxime-se da pessoa de maneira positiva, em vez de usar um tom acusatório, o que pode fazer com que ele seja ainda mais negativo e defensivo.

Se alguém que você conhece é constantemente negativo e você tentou falar com ele, mas ele ainda se recusa a mudar, tente limitar suas interações com ele. Passar tempo com os pessimistas pode ser desgastante e pode não valer a pena. O relacionamento só continuará frustrando e incomodando você. Constantemente estar perto de negatividade pode afetar sua atitude e fazer você se sentir menos feliz.

Por fim, é importante deixar claro que o progressivo comportamento pessimista também é um alerta, especialmente para aquelas pessoas que não tinham esta mentalidade negativa e que, de uma hora para a outra, começam a agir deste modo. A negatividade constante é um sintoma da depressão, do esgotamento mental, da Síndrome de Burnout e também de outras doenças emocionais e distúrbios psicológicos.  Como tal deve ser tratada da forma certa.

Fique atento e se perceber sinais de que algo não vai bem, procure conversar com a pessoa pessimista a respeito e ajudá-la a encontrar um diagnóstico e tratamento correto. Se esta pessoa for você, saiba que para tudo existe uma solução e uma saída, permita-se encontrar a sua e seja mais feliz e positiva!

Copyright: 271701236 – https://www.shutterstock.com/pt/g/ESB+Professional