lidar-com-pessoas-falsas

Como Lidar com Pessoas Falsas?

Por: José Roberto Marques | Blog | 31 de outubro de 2017

Elas podem estar no trabalho, no seu grupo de amigos no Whatsapp, em suas redes sociais ou até mesmo entre seus familiares. Popularmente chamadas de “falsianes”, as pessoas falsas infelizmente estão em todos os lugares. Por isso mesmo, é preciso tomar bastante cuidado com elas, pois o que falam, na maioria das vezes, não corresponde ao seu pensamento real sobre nós e às ações que têm quando não estamos presentes.

Saber como lidar com pessoas falsas é realmente um desafio, pois como diz um velho ditado: “o que elas falam não se escreve”.  Em nossa frente são amigas, fazem elogios, nos motivam, ovacionam nossa personalidade e as nossas conquistas, mas basta um segundo ausente, para começarem a descer a lenha, apontar nossos defeitos e para questionarem nossas virtudes e resultados pessoais e profissionais. Não por acaso, ter uma amizade com uma pessoa falsa é um verdadeiro campo minado, ou seja, nunca sabemos ao certo onde estamos pisando e se o “amigo” está ou não falando a verdade.

Mas Como Lidar com Pessoas Falsas?

Bem, esta é uma resposta não tão simples. Digo isso porque nem sempre percebemos, de cara, quando alguém está sendo falso conosco. Por isso mesmo, nós acabamos sendo induzidos erroneamente a acreditar nas boas intenções da pessoa.  E sabe por quê? Porque a manipulação é um dos pontos fortes do indivíduo falso. Ele manipula situações e sentimentos a todo o momento, faz com que acreditemos que realmente gosta de nós e nos apoia, quando no fundo, torce para que nos demos mal ou ambiciona tudo que somos ou temos.

Fora aqueles que já tiveram experiências negativas e já se desiludiram muito com suas relações por conta da falsidade, a maioria das pessoas não começa a se relacionar com outra já com o pé atrás. Naturalmente, acreditamos que nós e nossos colegas de trabalho, amigos, parceiros e familiares não são pessoas ruins e, portanto, não tem porque agir de forma falsa conosco. A grande questão é que por traz de todo ser humano existem sentimentos dominantes, que mesmo sem querer, às vezes, falam mais alto que a pessoa. São eles também que influenciam diretamente em seus bons e maus comportamentos.

Neste sentido, podemos dizer que a inveja é um deles. Quando o indivíduo sente cobiça pela vida dos outros, ainda que isso se dê veladamente, ele tende a agir de forma falsa, exprimindo sentimentos que na realidade são o oposto daquilo que deseja e sente na essência. “Aí amiga, que roupa bonita, como você está linda”, “Cara, que carrão é esse?”, “Hum, você tem muita sorte de ter achado este marido”, “Parabéns pela promoção, você fez por merecer”, “Que corpão”, “Você tem muita sorte!”; são falas comuns às pessoas falsas e que, sem perceber, podem fazer parte do seu dia a dia em seu trabalho e nas relações pessoais e familiares.

Logicamente, nem todo mundo que diz isso pode considerado uma personalidade “falsiane”, pois existe muita gente verdadeira e que realmente deseja o nosso melhor. Porém, ao observar o tom de voz, o movimento dos olhos, a postura corporal e os comportamentos posteriores da pessoa, é possível perceber sim, se ela é ou não falsa com você. Um bom teste é perguntar o que elas pensam de fulano ou sicrano e observar como se referem ao outro. Se agirem de forma depreciativa, é sinal de que podem fazer o mesmo com você em sua ausência.

3 Dicas Práticas de Como Lidar com Pessoas Falsas

Identifique as Falsianes

Para aprender como lidar com pessoas falsas é importante identificar quem elas são, quais são os comportamentos que apontam nesta direção e as situações onde suas atitudes negativas ficam mais evidentes. Para isso, reflita sobre as suas relações pessoais e profissionais e se os seus colegas ou amigos próximos estão tendo ou não uma conduta falsa. Não precisa ser necessariamente com você, pois mesmo o fato de fazerem isso com os outros, já deixa claro como pensam e agem na realidade. Avalie também se vale a pena manter uma conexão direta com eles e se não é o momento de você se posicionar e tirá-las de sua vida.

Fique Sempre Alerta!

Nem sempre nós podemos simplesmente eliminar as pessoas falsas do nosso convívio. O trabalho, por exemplo, é um destes lugares onde precisamos aprender a ter inteligência emocional e como lidar com os colegas de comportamento duvidoso. Para isso, é importante não se deixar seduzir por sua conversa fácil ou por seus elogios pretenciosos. Mantenha uma relação profissional, mas evite maiores intimidades, pois quem age com falsidade pode usar justamente suas fraquezas e vulnerabilidades para prejudicá-lo.

Seja um Bom Exemplo!

Nossos bons exemplos são a melhor forma de combater a falsidade. Portanto, sempre que alguém agir de maneira falsa com você ou com alguém que conhece, busque mostrar que aquilo não é correto por meio de comportamentos positivos. Na prática, isso quer dizer não dar margem a conversas de cunho depreciativo sobre outras pessoas, a empresas, os colegas, amigos ou parentes.  Inspire a pessoa a ser mais verdadeira e mostre que agir com falsidade é muito negativo e que vida pode melhorar em todos os sentidos se ela mudar de atitude, pois ninguém gosta de pessoas falsas.

Por fim, agora que você conhece mais três formas de lidar com pessoas falsas é hora e avaliar à qualidade de suas relações interpessoais e também suas próprias ações. Se você já nota há tempos que aquele amigo não é tão honesto ou verdadeiro com você, ou, ao longo do texto conseguiu perceber alguns destes comportamentos falsos em si mesmo, repense tudo e busque entender porque isso está acontecendo. Será insatisfação com a própria vida? Medo de falar o que pensa e ser reprimido por isso? Será inveja ou falta de autoconhecimento? Reflita!

Por fim, busque suas respostas e trabalhe para eliminar a falsidade da sua vida, pois não há relacionamento positivo e verdadeiro que possa ser construído em cima de sentimentos depreciativos. Lembre-se disso e busque sempre o caminho da verdade.

Copyright: 124509382 – https://www.shutterstock.com/pt/g/elnur