Como lidar com novos desafios?

Por: José Roberto Marques | Blog | 11 de julho de 2015
homem pulando penhasco

PHOTOCREO Michal Bednarek / Shutterstock Profissionais que encaram desafios estão sempre dispostos s mostrar seu potencial e colaborar com novas ideias.

Tanto no âmbito pessoal como no profissional, é muito importante ir à luta e estar sempre disposto a enfrentar novos desafios. Este tipo de abertura para as novidades nos faz sair da zona de conforto, abrir novas perspectivas, conquistar mais experiência e adquirir autoconfiança.

Ao enfrentar o medo do novo, abrimos um universo repleto de possibilidades e oportunidades. Por mais desafiador que isso possa parecer, cada meta e objetivo conquistados mostram, justamente, como é essencial ousar e permitir-se ir além.

Zona de conforto x Sede pelo novo

Muitos profissionais reclamam que seu trabalho não oferece desafios ou que os gestores não valorizam o serviço realizado. Entretanto, todas as vezes que são convidados a participar de um trabalho novo e diferente, reagem de forma negativa.

Profissionais com esta atitude estão estacionados em sua zona de conforto e, ao invés de encarar o desafio como uma oportunidade de aprimoramento e projeção, consideram que a atividade é um castigo. Estes colaboradores, em geral, são aqueles que passam anos fazendo a mesma coisa, sempre reclamando e culpando a empresa por sua estagnação.

Quem tem “sede” por coisas novas, por outro lado, está sempre disposto a mostrar seu potencial e colaborar com novas ideias e soluções. Para estes colaboradores, o desafio é um combustível essencial para seu crescimento e para a motivação profissional.

Vantagens de desafiar-se e ser desafiado

  1. Sair da zona de conforto;
  2. Não estagnar-se profissionalmente;
  3. Acumular novas experiências e conhecimentos;
  4. Aprender a superar obstáculos e seguir em frente;
  5. Ganhar projeção profissional e aumentar a resiliência;
  6. Desafiar os próprios limites e ir além;
  7. Criar oportunidades de sucesso;
  8. Evidenciar suas competências e habilidades;
  9. Desenvolver maior versatilidade profissional;
  10. Tornar mais ágil a resolução de problemas;
  11. Acessar novas possibilidades na vida e carreira;
  12. Abertura para aprender e compartilhar conhecimento;
  13. Valorização profissional e aumento da autoestima;
  14. Maior reconhecimento de suas capacidades individuais;
  15. Oportunidade de trabalhar em equipe e ter novas experiências;
  16. Mostrar seu lado criativo, capacidade de ação e colaboração;
  17. Desenvolvimento de visão sistêmica.

Quer ampliar suas oportunidades de sucesso e aprender a lidar com novos desafios profissionais e pessoais? Faça a Formação Professional & Self Coaching – PSC, e ouse ir além na sua vida como um todo.