Tanto no âmbito pessoal como no profissional, é muito importante ir à luta e estar sempre disposto a enfrentar novos desafios. Este tipo de abertura para as novidades nos faz sair da zona de conforto, abrir novas perspectivas, conquistar mais experiência e adquirir autoconfiança.

Ao enfrentar o medo do novo, abrimos um universo repleto de possibilidades e oportunidades. Por mais desafiador que isso possa parecer, cada meta e objetivo conquistados mostram, justamente, como é essencial ousar e permitir-se ir além.

Zona de conforto x Sede pelo novo

Muitos profissionais reclamam que seu trabalho não oferece desafios ou que os gestores não valorizam o serviço realizado. Entretanto, todas as vezes que são convidados a participar de um trabalho novo e diferente, reagem de forma negativa.

Profissionais com esta atitude estão estacionados em sua zona de conforto e, ao invés de encarar o desafio como uma oportunidade de aprimoramento e projeção, consideram que a atividade é um castigo. Estes colaboradores, em geral, são aqueles que passam anos fazendo a mesma coisa, sempre reclamando e culpando a empresa por sua estagnação.

Quem tem “sede” por coisas novas, por outro lado, está sempre disposto a mostrar seu potencial e colaborar com novas ideias e soluções. Para estes colaboradores, o desafio é um combustível essencial para seu crescimento e para a motivação profissional.

Conquiste resultados extraordinários através do Coaching!
Clique aqui e conheça mais sobre essa poderosa metodologia!

Vantagens de desafiar-se e ser desafiado

  1. Sair da zona de conforto;
  2. Não estagnar-se profissionalmente;
  3. Acumular novas experiências e conhecimentos;
  4. Aprender a superar obstáculos e seguir em frente;
  5. Ganhar projeção profissional e aumentar a resiliência;
  6. Desafiar os próprios limites e ir além;
  7. Criar oportunidades de sucesso;
  8. Evidenciar suas competências e habilidades;
  9. Desenvolver maior versatilidade profissional;
  10. Tornar mais ágil a resolução de problemas;
  11. Acessar novas possibilidades na vida e carreira;
  12. Abertura para aprender e compartilhar conhecimento;
  13. Valorização profissional e aumento da autoestima;
  14. Maior reconhecimento de suas capacidades individuais;
  15. Oportunidade de trabalhar em equipe e ter novas experiências;
  16. Mostrar seu lado criativo, capacidade de ação e colaboração;
  17. Desenvolvimento de visão sistêmica.
PSC

 

6 Dicas de Como Lidar Com os Desafios no Local de Trabalho

É bem verdade que todos nós enfrentamos diversos desafios no ambiente de trabalho todos os dias, e enquanto alguns de nós buscam uma desculpa para evitar tais desafios, algumas pessoas aproveitam a oportunidade para dar um passo mais perto do sucesso de sua carreira.

Todos nós desejamos ter sucesso em nossas vidas, mas infelizmente apenas alguns conseguem atingir esse objetivo. Isso porque a maioria de nós não sabe como transformar desafios cotidianos em oportunidades.

Como você pode perceber, nossa carreira depende muito das escolhas que fazemos, e evitar os desafios não é uma escolha muito inteligente neste caso.

Pensando nisso, vou deixar aqui algumas dicas úteis que não só ajudarão você a lidar com os desafios do local de trabalho com mais facilidade, mas também ajudarão você a abrir o caminho para o sucesso.

  1. Mantenha a calma

Não há problema em deixar suas frustrações de vez em quando, mas você não gostaria que isso acontecesse dentro do escritório. Quando você está trabalhando com um grupo de pessoas, você precisa manter um relacionamento cordial com todos. Quer você perceba ou não, as pessoas gostam de ajudar aqueles que são alegres e gentis. Se você está irritado o tempo todo, nenhum de seus colegas poderá ajudar você a se encontrar em uma situação delicada. Se você lida com o trabalho estressante regularmente, pode não ser fácil manter a calma o tempo todo. No entanto, você pode tentar meditação que não só mantém a calma, mas também melhora o foco.

  1. Procure se aconselhar com os mais experientes

Você pode enfrentar desafios que nunca enfrentou antes. Como você pode resolver algo que não encontrou antes? Você tem que improvisar ou procurar aconselhamento com uma pessoa que tenha enfrentado algum tipo de problema parecido com o seu. Manter um relacionamento cordial com todos é imprescindível, especialmente com aqueles que são conhecedores e experientes. Eles podem não apenas dar conselhos úteis sobre o seu problema, mas também oferecer algumas dicas cruciais para impulsionar a carreira ao longo do caminho. É pertinente recorrer aos conselhos de pessoas mais experientes quando você não consegue encontrar uma saída sozinho. 

  1. Trabalhe estratégias

Desafios são partes e parcelas da nossa vida, e para superar esses desafios, exigimos algumas estratégias. Você não pode confiar apenas nos seus instintos e improvisar o tempo todo, sempre que surgir um problema. Ao criar uma estratégia para um problema específico, você precisa observar e analisar a situação. Muitas estratégias parecem boas em papéis, mas não são praticamente efetivas. Então você precisa ser realista o tempo todo. Tome um tempo significativo para planejar o plano. Não importa o que a situação exigir, não se apresse com isso. 

  1. Não tenha medo de correr riscos

Ninguém fez nada de bom jogando seguro, nem você. Sim, pode soar intimidante, mas para superar todos os desafios e obter sucesso em sua carreira, você deve correr riscos com mais frequência do que o esperado. Você precisa se preparar para enfrentar seus medos em algum momento. Você não deve perder uma oportunidade apenas porque está com muito medo de arriscar segurança no emprego. Enfrente cada um desses desafios e tome as medidas adequadas para superá-los. Lembre-se, não assumir riscos é o maior risco de todos os tempos.

  1. Acredite em si mesmo

Não importa em qual setor você esteja empregado, você pode conseguir mais do que pode imaginar se sentir confiante em relação ao seu trabalho o tempo todo. Se você não tem fé em si mesmo, como pode esperar que os outros acreditem em você? Há momentos em que alguns desafios levam a melhor sobre nós e nos deixam deprimidos por muito tempo. Lembre-se por que você começou a fazer esse trabalho em primeiro lugar. Isso pode ajudar a aumentar sua autoconfiança. Além disso, quando você começa a acreditar em seu potencial, isso reflete em seu desempenho, e não importa qual desafio seja lançado em você, você o segura com confiança o tempo todo.

  1. Dê uma pausa

Dê um tempo para você mesmo. Trabalhar implacavelmente sem qualquer interrupção, não só faz com que você perca os pequenos prazeres da vida, mas também prejudique sua saúde mental. Nós não somos máquina! Para funcionar adequadamente e superar os desafios regulares, precisamos que nosso cérebro permaneça em sua condição máxima. E isso não é possível se nos esforçarmos todos os dias. Leve seus colegas para um bate papo num fim de tarde de vez em quando. Enquanto isso pode ajudar a relaxar também e refrescar sua mente, você também pode criar um vínculo melhor com seus colegas. Além disso, quando você tem uma discussão sobre um determinado desafio entre os colegas, eles podem encontrar uma solução melhor e ajudá-lo a superar esse problema como uma equipe.

Não é errado se você não compartilha o mesmo ponto de vista com todos os outros. Você pode superar seu desafio no local de trabalho de uma maneira única e ainda assim obter sucesso. Na verdade, as pessoas costumam ser apreciadas por tentar algo novo. Como você deve ter notado, as pessoas de sucesso não são muito diferentes de nós. Eles apenas sabem como lidar com um desafio e usá-lo para sua vantagem.

Agora que você está familiarizado com os truques para lidar com os desafios do local de trabalho, você também pode empregá-los em seu trabalho diário e transformar os desafios em sucesso.Quer ampliar suas oportunidades de sucesso e aprender a lidar com novos desafios profissionais e pessoais? Faça a Formação Professional & Self Coaching – PSC, e ouse ir além na sua vida como um todo.

Copyright: PHOTOCREO Michal Bednarek / Shutterstock