Em uma escala de 0 a 10, o quanto se considera uma pessoa tolerante? Em uma sociedade formada por indivíduos com características, comportamentos e ideias tão distintas, respeitar o direito do outro de ser quem ele é se torna essencial para o bem de todos. A intolerância é um problema que pode gerar uma série de conflitos e fazer com que as pessoas se afastem. Refletir a respeito desse assunto é fundamental, tanto para agir com tolerância em relação aos demais, quanto para saber lidar com aqueles que não a possuem.

A Intolerância é Resultado da Falta de Empatia

Empatia é quando você se coloca no lugar da outra pessoa para tentar imaginar como ela se sente. Utilizá-la como seu guia para tomar atitudes quando elas envolverem terceiros é fantástico, porque permite que pense duas vezes antes de ofender ou magoar alguém, já que não gostaria que fizessem o mesmo contigo. Sempre que se sentir irritado com alguém, tente se colocar no lugar dele, tenho a certeza de que a sua paciência irá se renovar.

Ao ser empático, poderá ter mais tolerância com o seu vizinho que está realizando uma obra em casa e fazendo barulho, por exemplo, porque pensará que amanhã pode ser que a sua casa precise de uma reforma. O mesmo vale para o colega de trabalho que está estressado, a criança que está chorando no supermercado, aquele familiar que tem uma visão política que você discorda, enfim, indivíduos que estão em uma situação diferente da sua.

Vale lembrar que ter empatia não significa aceitar calado quando algo estiver realmente te prejudicando, mas sim que irá enxergar o outro com mais paciência e respeito, e que pensará com calma antes de agir. Como sempre, o caminho do meio, que é o do equilíbrio, é sempre o mais sábio, olhe sempre para ele e irá encontrar as respostas que procura.

7 Dicas Para Lidar Com Pessoas Intolerantes de Maneira Positiva

Os indivíduos intolerantes costumam se mostrar irritados durante a maior parte do tempo. Lidar com eles é um tanto quanto desafiador, mas é possível se blindar para que as energias ruins que eles emanam não te atinjam. Veja, a seguir, dicas de como agir.

1 – Escolha Ser Feliz

O saudoso poeta brasileiro Ferreira Gullar disse certa vez uma frase bastante simples, mas que significa muito, que é: eu prefiro ser feliz a ter razão. O que ele quis dizer é que, muitas vezes, o melhor que temos a fazer é deixar as discussões para lá e nos apegarmos apenas às coisas boas. Dessa maneira, se alguém fala de um modo ríspido contigo ou uma pessoa esbarra em você na rua, simplesmente abstraia e continue seguindo o seu caminho. Faça um compromisso com a sua felicidade e não permita que ninguém te atrapalhe.

2 – Evite Discussões

PSC

Discutir com um intolerante é como unir o fogo e o álcool, pois o resultado certamente será desastroso. Não se permita entrar em uma discussão com alguém que dificilmente irá parar de falar para te ouvir. Além disso, não vale a pena se estressar, até porque a intolerância é uma atitude que diz muito mais sobre quem a apresenta do que sobre o alvo que a recebeu. Portanto, não se trata de algo pessoal, mas sim de um problema interno daquele indivíduo, que provavelmente agiria da mesma maneira com quem quer que passasse por ele.

3 – Trate a Todos Com Respeito

Quando as pessoas se sentem tristes, infelizes, perdidas e desconectadas de si mesmas e do mundo ao seu redor, começam a projetar sua própria escuridão naqueles com os quais convivem. Por isso, uma das melhores maneiras de lidar com a intolerância é sendo gentil, inclusive com aqueles que te julgam. Faça isso não porque eles tenham feito por merecer, mas sim porque você merece conviver em um ambiente agradável e seu gesto certamente irá tocá-los de alguma maneira.

4 – Aprenda Com as Pessoas Intolerantes

Todas as pessoas que passam pelas nossas vidas têm algo a nos ensinar, inclusive aquelas que agem de forma intolerante. Nesse sentido, é interessante que adquira o hábito de procurar o significado por trás de toda interação e experiência que vive. Então, verá o quanto pode aprender através de exemplos, seja se inspirando neles quando forem bons, ou refletindo a respeito do próprio comportamento para evitar os tipos de postura que considera ruins.

5 – Desenvolva Sua Autoconfiança

Quando se tem autoconfiança, as palavras de terceiros deixam de te afetar, pois sabe que o que realmente importa é o que você pensa a respeito de si. Se costuma se sentir inseguro, saiba que o melhor caminho para começar a se sentir mais confiante é se conhecendo. Identifique quais são as suas qualidades, os pontos que pode melhorar, e, principalmente, se ame e se trate com carinho. Essa é uma das atitudes mais fortes que pode ter para se blindar de toda intolerância e negatividade.

6 – Concentre Sua Energia Naqueles Que Te Amam

Ao invés de desperdiçar as suas energias remoendo o gesto intolerante de um colega de trabalho ou de alguém que encontrou na rua, escolha manter o foco nas pessoas que te amam, pois eles sim merecem a sua atenção. Portanto, sempre que começar a pensar em uma situação chata que aconteceu contigo, substitua esse pensamento por outro agradável, lembrando-se o quanto os seus entes queridos são especiais e importantes em sua vida.

7 – Imponha Limites

Por fim, a última dica para lidar com a intolerância é que imponha limites e não permita que alguém te humilhe ou te cause qualquer outro tipo de mal. Se for um gesto de alguém que está mal-humorado, realmente o melhor a fazer é deixar para lá. Contudo, se for uma ofensa grave, tome as devidas providências para evitar que tenha que passar por isso novamente, seja comunicando ao departamento de RH, no caso de acontecer dentro da empresa em que trabalha, ou as autoridades responsáveis, nos casos de atos preconceituosos.

Espero que essas dicas tenham te ajudado a superar o desafio de ter que lidar com indivíduos intolerantes e que possa fazer isso de maneira positiva. Aproveite e compartilhe este artigo em suas redes sociais para inspirar as pessoas a serem mais tolerantes e respeitosas umas com as outras. Lembre-se sempre que bons exemplos merecem ser passados adiante!

Copyright: 790043122 – https://www.shutterstock.com/pt/g/fizkes