impaciencia

Como Lidar Com a Impaciência em Nossa Rotina Diária?

Por: José Roberto Marques | Blog | 16 de undefined de 2018

Se existe uma virtude essencial no dia a dia de todos é a paciência, pois através dela é possível agir com serenidade mesmo em momentos de estresse. A impaciência é ruim porque compromete o julgamento de uma pessoa ao tomar decisões e faz com que ela, muitas vezes, tome atitudes de maneira impulsiva e sem considerar as consequências. Esse tipo de comportamento afeta não apenas o bem-estar de um indivíduo como também o seu desempenho profissional e seus relacionamentos pessoais.

Se você é do tipo que perde a paciência com facilidade, te convido a continuar acompanhando este artigo para entender melhor as razões pelas quais isso acontece. Se conhecer e refletir a respeito de suas características emocionais é fundamental para trabalhar os seus pontos de melhoria e, assim, potencializar ainda mais suas qualidades. Ser impaciente não é destino, pois a paciência é uma habilidade que, como qualquer outra, pode ser desenvolvida.

Principais Sinais da Impaciência

Em uma escala de 0 a 10, o quanto se considera uma pessoa paciente? Para te ajudar nessa reflexão, veja quais são os principais sinais da impaciência e pense se costuma se sentir assim com frequência.

  • Respiração ofegante;
  • Tensão muscular;
  • Acessos de raiva e explosões de humor;
  • Estar sempre com pressa;
  • Pés inquietos;
  • Sensação de ansiedade constante;
  • Irritabilidade;
  • Tomar decisões rapidamente, sem pensar.

Saiba que, vez ou outra, ficar impaciente com certos tipos de situações é natural, contudo, quando é algo que acontece com frequência, é importante entender as razões para isso a fim de trabalhar essa questão em seu interior. Ser uma pessoa mais paciente não é algo que beneficia apenas aqueles com os quais convive, mas também permite que viva de forma mais tranquila e feliz.

Dicas Poderosas Para Controlar a Impaciência

Se deseja dar o primeiro passo para se tornar uma pessoa mais paciente, comece colocando as dicas a seguir em prática. Entretanto, é importante que saiba que não é do dia para a noite que conseguirá vencer a impaciência. A sua primeira lição de pacatez é aprender a controlar os impulsos, pois são eles que te fazem agir sem pensar e ser controlado pela instabilidade emocional.

1 – Encontre as Causas Para a Sua Falta de Paciência

Cada indivíduo tem os motivos que fazem com que ele se sinta impaciente. Então, o primeiro passo é encontrar quais são os pontos sensíveis que fazem com que se sinta assim. Enquanto alguns perdem a paciência em situações específicas, como no trânsito, por exemplo, outros podem se estressar ao ouvir certas frases ou ao ter que lidar com determinadas pessoas.

Para chegar a essa conclusão, considere os seguintes pontos:

  • Qual foi a última vez que se sentiu impaciente? Considere a ocasião e, também, a sua causa;
  • Solicite feedbacks para amigos, familiares e colegas de trabalho. Peça para que eles digam o que acham que seja a causa da sua impaciência;
  • Estar com algum tipo de dor, fome ou cansaço são motivos que podem fazer com que uma pessoa se sinta impaciente. Então, é importante que também considere as suas condições físicas nas situações analisadas;
  • Comece a se observar daqui para frente, tomando consciência em relação à sua impaciência. Se possível, faça anotações para que consiga ter uma visão mais ampla a respeito das causas da sua inquietude e, assim, aprenda a evitá-las ou lidar com elas de outra maneira.

2 – Faça Exercícios de Respiração

Respirar é mais do que apenas encher os pulmões de ar e envolve a oxigenação do cérebro. Por esse motivo, os exercícios de respiração são extraordinários para controlar o estresse e a ansiedade. Sempre que se sentir impaciente, experimente respirar fundo enquanto conta até dez ou mais, se achar necessário. Essa prática simples irá ajudar a reduzir seus batimentos cardíacos e permitir que se distancie emocionalmente da situação que fez com que perdesse a paciência.

3 – Relaxe o Corpo

Quando se está impaciente os músculos tendem a ficar tensionados, muitas vezes até causando dores, principalmente no pescoço e nas costas. Por isso, alongar o corpo pode ser uma ótima maneira de relaxar. Alie os exercícios de respiração citados no item anterior com o alongamento. Se estiver no trabalho ou em qualquer outro ambiente público, vá ao banheiro e abra os braços, faça movimentos com o pescoço e a coluna. Quanto mais se mexer, melhor.

4 – Escolha Ser Paciente

Por mais que pareça que as emoções são mais fortes do que sua vontade, elas apenas te controlam porque você permite. Nesse sentido, é muito importante que se conheça, para que consiga assumir o controle e decidir como irá reagir em cada situação, sem perder a cabeça. Ao adquirir consciência em relação à sua responsabilidade sobre os seus atos, poderá escolher ser paciente e colher os benefícios dessa sábia decisão.

5 – Diminua o Ritmo

Sempre que perceber que está agindo com pressa mesmo quando não é necessário, pare e diminua o ritmo. Essa atitude irá permitir que desfrute de cada momento na essência, sem estar sempre pensando no futuro. Portanto, aprecie as paisagens, saboreie os alimentos, caminhe com tranquilidade, leia um livro quanto espera. Ao agir com paciência conseguirá desenvolver cada vez mais essa habilidade de viver o tempo presente e torná-la parte do seu comportamento.

6 – Tenha Empatia

A impaciência faz com que muitos deixem de ser empáticos com as outras pessoas e pensem apenas nas suas próprias vontades. Tentar se colocar no lugar do outro é uma ótima maneira de ter mais paciência no dia a dia. Dessa forma, quando um atendente demorar a entender o seu pedido, por exemplo, ao invés de ser grosseiro, escolha pensar que talvez ele seja novo no trabalho ou esteja tendo um dia complicado. Assim, evitará o estresse por coisas pequenas e estará sendo gentil e respeitoso com alguém.

7 – Controle o Perfeccionismo

O perfeccionismo é uma característica que pode levar uma pessoa ao sucesso, mas, quando em exagero, pode comprometer seriamente o bem-estar e a produtividade. Se você é do tipo que gosta de tudo perfeito, utilize isso como motivação para dar o seu melhor, mas evite perder a paciência se as coisas saírem diferente do esperado. Entenda que nem sempre é possível gerenciar tudo, portanto, desapegue-se do controle e se permita aceitar o que não pode mudar.

A paciência traz consigo serenidade e sabedoria, virtudes essenciais para sermos felizes e conseguirmos atingir nossos objetivos. Por isso, escolha ser uma pessoa mais paciente todos os dias, trabalhe as suas emoções, entenda o que te faz sair do eixo e não deixe que isso desestabilize você e leva a ações impensadas e negativas. Desenvolva o autocontrole e tenha uma vida melhor. Fica a dica!

 

Copyright: 1074604922- https://www.shutterstock.com/pt/g/minervastudio